100 mil km é muito para um carro usado?
Nem todo mundo tem condições de adquirir um carro novo. Há também pessoas que acham que não vale a pena (economicamente) adquirir um carro zero.
A verdade é que, independente do motivo, antes de comprar um carro usado deve-se ter alguns cuidados. Um dos fatores de maior preocupação para os compradores é a quilometragem.
Mas, devemos lembrar, que isso não tem tanta influência já que no Brasil há o costume de voltar a quilometragem na hora de vender um carro. E nem sempre, a alta quilometragem é sinônimo de mal uso ou gasto.
É possível encontrar um carro com 100 mil km em condições melhores do que um carro com 50 mil. Tudo depende de como ele foi utilizado.
Leia também
Algumas pessoas têm carros que são usados praticamente só para viagens enquanto outras utilizam somente no dia a dia, como meio de transporte para o trabalho. Assim, o de viagem terá quilometragem superior ao que só roda nas vias urbanas.
Porém, o carro de cidade (com quilometragem mais baixa) passa por uso severo enquanto o outro não. Consequentemente, poderá apresentar mais problemas do que o voltado para viagens.
A conservação do carro deve ser o fator de maior importância a ser analisado. Há pessoas que não dão a mínima atenção ao veículo, nem se quer trocam o óleo quando precisa. Por isso, há possibilidade de encontrar carros mais “velhos” (10 anos) bem mais conservados do que carros seminovos (de 4, 5 anos).
Antes de adquirir um veículo o ideal é que você leve um mecânico de sua confiança para que ele possa analisar as condições do carro em vista. Também deve-se considerar se a quilometragem condiz com a idade do veículo.
Por fim, pode parecer que 100 mil km é muito para um carro mas, se ele foi bem cuidado durante toda a sua vida a tendência é de que não apresentem problemas mais graves. Problemas comuns todo o carro, até mesmo um zero km, vai apresentar uma hora ou outra.
Aproveite e confira o que deve ser revisado porpreucação após adquirir um veículo usado.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Qual o melhor carro para Uber?
Comprar carro usado – dicas importantes pra você!
Como vender um carro?
10 itens a verificar antes de comprar um carro zero!
10 comentários para: “100 mil km é muito para um carro usado?”
André Luiz Zanella
Boa noite. Estou em duvida sobre a compra de um carro. Indeciso na verdade entre um honda crv 2012 automático com 85 mil km rodados ou uma s10 ltz gasolina 2014.
Qual sua opinião?
Equipe Carro de Garagem
André, compare o kit básico de peças, e faça um test drive com eles para fazer sua escolha.
Fabiano
Eu posso usar um carro até quantos kilometros andados?
Equipe Carro de Garagem
Fabiano, depende muito das condições do veículo e como são feitas as manutenções e etc.
Willians
Qual é o mínimo e o máximo recomendo de quilômetros para comprar um carro seminovo
Equipe Carro de Garagem
Willians, depende muito da sua expectativa e da situação do veículo de modo geral. Muitas vezes um carro com quilometragem mais avançada pode estar melhor conservado de maneira geral do que um com quilometragem menor.
Rodrigo Sas
Estou querendo comprar um carro quais são os principais detales que presciso observar para fazer uma boa escolha!
Equipe Carro de Garagem
Rodrigo, nosso artigohttps://www.carrodegaragem.com/como-escolher-carro-melhor-mecanica/ pode ajuda-lo!
Alexandre
Boa noite, adquiri um gol 99 1.0 16 v básico
Aparentemente bom, a princípio nada fora do normal, soh à eu não sei que óleo está no carro, qual óleo recomendado? O que preciso fazer ou trocar pra andar mais tranquilo?
Equipe Carro de Garagem
Alexandre, o ideal é seguir as orientações do fabricante e utilizar o óleo indicado por eles.