Acessórios para moto, quais os indispensáveis?
Se você prefere andar sobre duas rodas a entrar em um carro, então você deve verificar estes acessórios obrigatórios para motocicletas. Tais acessórios indispensáveis para motos, tornando sua viagem mais segura, confortável, e dando menos chances para algo dar errado. Existem muitas ferramentas de motos, apetrechos e ferramentas de conforto para motociclistas por aí, o que pode ser bastante confuso.
Não se preocupe, pois nós juntamos tudo aqui para você, então você não precisa continuar se perguntando quais os melhores acessórios para motocicletas.
Leia também
Capacete aerodinâmico com Bluetooth é um dos principais acessórios de moto
Qual a melhor maneira de começar esta lista do que com a proteção primária de cada passageiro? Além de ajudar a manter sua massa cinzenta onde deveria e ser obrigatório o uso, também afasta insetos e outras criaturas. Os capacetes de hoje são sem dúvida mais inteligentes, permitindo até que você conecte dispositivos Bluetooth! Além disso, a aparência e o caimento certos farão você parecer mais fodão do que se não usasse um.
Você deve investir em um capacete com design aerodinâmico. Isso permite que você ande com a agulha do lado direito, mas com o mínimo de ruído possível.
Uma última coisa: opte por um capacete leve, mas robusto e aprovado pelo Inmetro. Esteja preparado, pois você pode ter que gastar um pouco mais para o melhor equipamento de proteção para motocicletas. Mas vai valer a pena, especialmente se você planeja andar para ganhar velocidade.
Jaqueta de couro com proteção como parte dos equipamentos de moto
Apenas algumas coisas são mais importantes do que uma jaqueta grossa e sólida de motociclista. Mas é mais do que uma peça legal de equipamento de condução de motocicleta. Também protege sua pele preciosa, suportando o impacto de derrapagens e arrasto em caso de acidente.
Procure características de proteção nos cotovelos e ombros, que costumam sofrer lesões. Além disso, considere o clima na sua área – se chover muito, você vai querer recursos de impermeabilização. Fluxo de ar, aquecedores térmicos e materiais à prova d’água são mais dos itens a serem considerados.
Luvas estão também entre as coisas importantes para moto
O instinto do corpo é estender as mãos durante escorregões, tropeções e quedas. Na verdade, se você pensar bem, são as mãos que você usa para proteger seu corpo de, bem, de quase tudo, certo?
Para colocar as coisas em perspectiva, considere o seguinte: são milhões de brasileiros que visitam os pronto-socorros devido a ferimentos nas mãos todos os anos. A grande maioria deles tiveram esses ferimentos porque não estavam usando luvas.
Então, imagine quanto dano as mãos podem receber quando alguém é catapultado de sua bicicleta. As mãos tentarão diminuir o impacto no corpo, o que pode causar o rompimento dos pulsos. A fricção colocada contra as palmas pelo asfalto é um pensamento assustador o suficiente.
Um pouco visual demais? Bem, essa é a verdade, e todos os pilotos iniciantes devem estar cientes disso.
É por isso que você também deseja deslizar as mãos nos controles deslizantes da palma sempre que sair para um passeio de moto. Com eles, além de seu capacete e jaqueta, você (quase) está protegendo a parte superior do corpo.
Luvas de plástico de baixa fricção, mas de qualidade, são boas o suficiente para proteger as palmas das mãos. Para algo mais duradouro (e mais bonito), invista em luvas de couro.
As melhores luvas por aí têm amortecimento e armadura adequados para todas as mãos. Com eles, você terá melhor proteção para os nós dos dedos e pulsos também.
Tampões de ouvido para motocicletas
Completando a lista da parte superior do corpo deve ter equipamento de bicicleta é um par de tampões de ouvido de alta qualidade. Ao contrário da crença popular, eles não tornam difícil manter o foco e estar conectado à estrada.
A única coisa de que isolam os motociclistas é o barulho do vento estridente. Isso protege o sensível funcionamento interno do ouvido. Isso realmente faz você se sentir mais relaxado e menos cansado após uma longa viagem.
Calças de pilotagem de motos
Você vai rasgar seus jeans normais deslizando no pavimento mais rápido do que pode dizer de 0 a 100. Mesmo que você pense que eles são os mais grossos e duráveis que você tem, eles não foram feitos para uma condução segura. O que você quer é uma blindagem de estrada e, felizmente, agora existem jeans com forro de Kevlar.
Seus preços são um pouco caros, então sua outra opção são os têxteis Cordura. Os melhores do mercado oferecem boa resistência à abrasão sem serem muito volumosos.
Botas resistentes para pilotar motos
Além das mãos, os pés e as pernas estão em maior risco de sofrer danos em um acidente. Portanto, mantenha-as dentro de botas de montaria resistentes e protetoras! Não se preocupe em perder o estilo, já que o melhor calçado de pilotagem que existe ainda parece incrível.
Recursos como pontas dos dedos reforçados, solas e acolchoamento protegem os ossinhos dos pés. Eles têm amortecimento suficiente para torná-los confortáveis e respiráveis. Embora as botas de trabalho típicas tenham biqueiras protetoras, elas não possuem recursos de proteção para os pés.
Escolha um bom kit de ferramentas para motos
Obtenha um kit de ferramentas de beira de estrada completo com chaves inglesas, chaves de raio de motocicleta, soquetes Allen, chaves de fenda e alicates. Compre também algumas braçadeiras, uma ferramenta multiuso e toalhas de microfibra para limpeza.
Dica profissional: se você pretende fazer longas viagens rodoviárias, deve armazenar mais combustível. Se você tem orçamento, opte por um tanque de combustível extra. Isso o ajudará a chegar do ponto A ao B com o mínimo de paradas e recargas possíveis.
Esta lista de acessórios obrigatórios para motocicletas está longe de ser extensa. Mas eles são o melhor equipamento de motocicleta de que você precisa, sem mencionar o mais importante. Portanto, antes de começar a gastar dinheiro em sinos e apitos, comece com esses primeiros.
Quer mais dicas de condução / segurança em duas rodas e conselhos de viagem? Em seguida, certifique-se de acessar nossa seção de Dicas e Treinamento! Temos mais pepitas de sabedoria para compartilhar com você lá.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
As melhores motos para iniciantes
Equipamentos de segurança para andar de bicicleta!
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?
Ferramentas para oficina de moto: veja quais!