Airbag para motos
Você já ouviu falar de airbag para motoqueiros? Sim, eles existem! Além dos que são acoplados aos veículos, como nos carros, estes são aos próprio motoqueiros. O airbag para motos é na verdade um colete ou um casaco para motoqueiros, e existe inclusive um projeto de lei de 2009 do Dr. Nechar do Partido Verde, que obriga o seu uso. O número de acidentes envolvendo motos cresce a cada ano, sendo os motoqueiros a maior vítima do trânsito, tanto por sua imprudência muito observável nas grandes cidades, quanto pelo próprio clima hostil que caracteriza o próprio trânsito no Brasil. Os coletes com airbag chegaram ao Brasil há algum tempo, em 2001, e em 2002 foram testados pela Polícia Militar em São Paulo. Os coletes são feitos de nylon, resistentes ao atrito e às pancadas, pesa 1,2 Kg em média, e infla por um cilindro a gás quando o motociclista cai da moto. O sistema de airbag é acionado quando o fio que conectava o colete no chassi do veículo se rompe.
Leia também
O gás enche toda a parte traseira do colete e o peito, com uma pressão de 3 Kg. Deste modo o pescoço, a coluna e a lombar são totalmente protegidas. A absorção do impacto é 38 vezes superior do que se estivesse sem o colete. Quando aberto o gás perde a pressão e em alguns minutos o colete se esvazia. Junto ao capacete, o uso do colete reduz em até 70% o risco de morte! “Ele protege coluna cervical, tórax, barriga, costas e o cóccix” dizem especialistas.
Vejamos o que diz a lei:
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º: Fica obrigatório o uso de coletes infláveis de proteção
(colete “airbag”) para os condutores de motocicletas e veículos similares nas
vias públicas urbanas.
Art. 2º: As Prefeituras, através de seus órgão de fiscalização,
procederão as autuações aos que não observarem o preceituado no artigo
anterior.
Art. 3º: As empresas que exploram a atividade de transporte com
motocicletas ficam responsáveis pela aquisição e fornecimento dos coletes
infláveis de proteção.
Art. 4º: As despesas com a execução da presente Lei correrão por
conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 5º: Esta Lei entrará em vigor 120 dias a contar da data de sua
publicação.
Este projeto de lei ainda não entrou em vigor, e apesar de visar a segurança no trânsito, impõe uma barreira muito difícil de transpor pela maioria dos motoqueiros do Brasil. Os preços desses coletes variam entre R$1500,00 e R$ 2000,00.
E então? Vai comprar um airbag de moto pra você?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
As melhores motos para iniciantes
Airbag funciona sem o cinto? Entenda melhor!
Tipos de motos – Fotos e explicação!
Quantos airbags podem existir em um carro?
6 comentários para: “Airbag para motos”
Kleber Silva...
Olá meu nome é kleber e eu gostaria de saber o que acompanha na compra, e se parcela no cartão e em quamntas vezes? Obrigado.
Joelson M Costa
Qual é o valor desse air bag! obrigado
Valdomiro
Favor gostaria de saber quanto é a jaqueta com airbag e se encontra a calça com airbag também.
Maria Aparecida da Silva
Estou tirando a carteira A e antes de enfrentar as ruas eu gostaria de adquirir a jaqueta com airbag! Como faço e qual o valor? Desde já obrigada e aguardo resposta!
Cicero Alves de Oliveira
Quero saber quanto e
Alvarado
Motoqueiro não, MOTOCICLISTA!