Amortecedores recondicionados! Entenda!
A função do amortecedor é manter o contato constante entre o solo e os pneus, gerando estabilidade e conforto nos mais diversos tipos de estradas, das mais retas às mais esburacadas. As peças de suspensão também passam a ser preservadas e com a durabilidade aumentada, como as buchas e coxins. Os números são impressionantes e mostram a constante atividade dos amortecedores: a cada km rodados, eles abrem e fecham 2625 vezes, independente do tipo de solo. A cada 40 mil km são realizadas 105 milhões de estabilizações pelo amortecedor, e estes números requerem uma atenção ao equipamento.
Leia também
- Óleo certo para cada motor! Como saber o do seu carro? Tabela!
- Amortecedor vazando óleo? O que fazer?
Muitas empresas fornecem o serviço de amortecedores remanufaturados ou recondicionados, isso significa a substituição de um amortecedor gasto por um outro usado, mas com menos tempo de uso e gasto. A reutilização do equipamento, no entanto, não é recomendada, pois pode ocasionar:
- Vibrações e ruídos na suspensão
- Perda da estabilidade em pistas ruins e em curvas
- Balanço exagerado, após arrancadas e freadas
- Desgaste precoce dos pneus
- Desgaste de outros equipamentos de suspensão
Todos estes fatores contribuem para a falta de segurança e ocorrência de acidentes, além disso a promessa de durabilidade de um amortecedor recondicionado não vai além dos 6 meses! A indicação é sempre comprar novos amortecedores, que estejam de acordo com as especificações do veículo. Reutilizar um amortecedor é jogar dinheiro fora e adiar um problema, pois logo ele deverá ser novamente substituído. O que muitas pessoas que oferecem este serviço fazem é pintar e limpar o equipamento usado, e ainda retirar todo o óleo e substituí-lo por óleo de motor, mais viscoso que o óleo de um amortecedor novo. Isso fornece a aparência de maior pressão e resistência, mas que em pouco tempo se mostrará o contrário. Com o aumento da temperatura o óleo perde a viscosidade rapidamente, e a pressão e ação do amortecedor diminuem. Indicaremos locais em que você de fato fará a troca de amortecedores usados por amortecedores novos, pois como acabamos de argumentar, os amortecedores recondicionados não compensam!
O preço de amortecedores novos sai em média a R$550,00, mas obviamente o preço varia muito de acordo com o modelo e categoria de veículo!
- Blumenau: Ramos Car Service
- Belo Horizonte: Dedé, o Rei da suspensão
- Rio de Janeiro: Dinamicar Pneus
- São Paulo: Tecnicar Reparos automotivos
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Carros rebaixados: fotos e dicas!
Luz do óleo do carro: o que fazer quando acende e como evitar problemas
Tipos de óleo de motor e como escolher: 15W40, 20W50 ?
Quantos litros de óleo vai no motor?
Um comentário para: “Amortecedores recondicionados! Entenda!”
Rogerio
Gostaria de saber quantos mls vai de fluido em um amortecedor