Audi A1 Quattro – Impressionante!
Todo mundo já sabe que o Brasil é um país emergente, principalmente as indústrias. Tanto que, de uns anos para cá, pode-se perceber que aumentou o número de oferta de carros importados. Mesmo com o aumento do IPI e novas políticas relacionadas aos carros importados, algumas marcas insistem em investir aqui no país.
A Audi é uma delas. No segundo semestre, desembarca por aqui o Audi A1 Quattro. Esse veículo é uma versão mais abastada do A1 (mais de 600 componentes foram modificados em relação à versão normal), de edição limitada e super exclusivo (há apenas 333 unidades no mundo).
Leia também
O modelo é equipado com motor 2.0 TSFI que possui 35 kgfm de torque máximo e 256 cv de potência máxima. Atinge de o a 100 km/h em 5,7 segundos e alcança velocidade de até 245 km/h.
Como é um veículo esportivo, há opção apenas de câmbio manual de 6 marchas. O consumo não é dos piores (11,75 km/l) e possui tração nas quatro rodas. Por falar em rodas, o A1 Quattro vem com rodas liga leve aro 18″ com design diferenciado.
Além desses, há outros diferenciais como logo de identificação da versão, teto na cor preta brilhante, lanternas de LED, sistema duplo de escape, aerofólio traseiro, bancos esportivos de couro com costuras na cor vermelha, pedais de aço inox escovado, volante esportivo, spoilers, saias laterais, difusor de ar traseiro, suspensão rebaixada e painel com detalhes em alumínio.
O sistema quattro (que leva o nome da versão) funciona da seguinte maneira. Na maioria das vezes atua na parte dianteira, só quando esta perde a tração é que passa a atuar na parte traseira. Além desse sistema, há também um de bloqueio eletrônico do diferencial (quando uma das rodas escorrega ele é automáticamente acionado).
O modelo possui as seguintes medidas: 3,98 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,41 m de altura e porta-malas com capacidade para até 210 litros. No Brasil o Audi A1 Quattro será ainda mais exclusivo já que foram disponibilizadas apenas duas unidades. Está disponível apenas na cor branca, duas portas e o preço gira em torno dos 165 mil reais.
Uma opção de carro hatch, um pouco mais acessível, é o Chevrolet Cruze Sport6. Potência, dirigibilidade, moderno e com uma boa variedade de itens de série.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Novo Golf 2013
Conheça o Citröen número 9
Tração 4×4, 4×2, reduzida! Como funciona cada uma?
BMW Série 1: modelos e ficha técnica