Banco de couro – você pode colocar em seu carro!
Para pessoas proprietárias de veículos, sempre fica a dúvida se vale a pena ou não colocar bancos de couro. Seja um veículo que já vem com esse item, seja opcional ou seja em uma capotaria, há diversos fatores que devem ser levados em conta antes de adquiri-los.
Muitas pessoas acham que, dependendo do modelo do carro (tipo popular), os bancos de couro podem desvalorizar o veículo. Isso nunca vai ocorrer, couro sempre valoriza assim como outros opcionais. O problema será na hora da venda, muitas pessoas não estarão dispostas a desembolsar um valor a mais por esse item.
Leia também
Em relação aos bancos de tecido, os bancos de couro têm a vantagem de serem fáceis de limpar. Também acumulam muito menos poeira e não absorvem odores (como de cigarro por exemplo).
Apesar de acumular calor (os de tecido também acumulam, porém não ficam tão quentes), eles esfriam mais rápido do que os outros tipos. Seria bom que o veículo possuísse ar condicionada para tornar essa transição mais rápida.
Outra vantangem do banco de couro é que, nos veículos que possuem bancos revestidos com esse material, não há risco de ocorrer descargas elétricas (os famosos choques). Isso se deve ao fato de que o couro evita o acúmulo de energia eletrostática, ao contrário do tecido sintético.
Os pontos ruins são que eles possuem um custo elevado (mas que vale a pena) e exige manutenção constante. É necessário levar o veículo em algum lugar especializado em bancos de couro para que seja feita uma hidratação pelo menos uma vez no ano. Se o veículo fica muito exposto ao sol, essa hidratação deve ser realizada com maior frequência. Isso irá conservar os bancos por muito mais tempo.
Além de trocar o revestimento dos bancos, o ideal é que também se troque o revestimento das portas (parece bobeira, mas há pessoas que não realizaram esse procedimento e o veículo, na minha opinião, fica meio estranho).
Quem optar por revestir os bancos com couro, na hora da limpeza, não deve usar produtos como vaselina e silicone. Nada melhor do que um pano limpo e, se necessário, sabão neutro. Também há produtos de limpeza específicos para estofados de couro no mercado.
Há também opção da troca dos bancos por outros. Há lojas especializadas que vendem bancos revestidos em couro de diversos formatos e com diferentes ajustes. Porém, o custo é mais elevado ainda e o veículo talvez tenha que sofrer adaptações para comportar os novos bancos.
Os preços de banco de couros são os mais variados. Nas concessionárias, como opcional o valor pode chegar até 2.500 reais. Já nas capotarias varia de 750 até mais de 3 mil. Tudo depende do tipo de couro, acabamento, etc. Nada melhor do que pesquisar antes.
Veja também matéria sobre insulfilm blindado e vantagens e desvantagens dos carros rebaixados.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Peugeot 5008 – Fotos e versões
Como restaurar banco de couro desgastado ou rachado?
Produtos para manter plásticos e couros do interior do carro