Cambio automático ou manual? Vantagens de cada um!

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

O sistema de transmissão de um carro é composto por volante, embreagem, eixo de transmissão e do diferencial (quando necessário) e caixa de câmbio. Este último, permite que o motor forneça força motriz apropriada às rodas de acordo com cada necessidade.

Como é uma das peças mais importantes do carro (além do motor) e devido às diferentes opções disponíveis no mercado, muitas pessoas ficam na dúvida de qual tipo de câmbio escolher na hora da compra. Todos possuem vantagens e desvantagens.

Abaixo, seguem mais informações sobre cada um:

Câmbio manual: transmite mais esportividade, é melhor nas ultrapassagens e há grande oferta de peças de reposição. Apesar de possui manutenção mais em conta, quando mal usado, exige mais manutenção do que outros tipos de transmissão. Também exige mais do condutor (é mais cansativo) e o uso incorreto das marchas pode ocasionar aumento de consumo, queima da embreagem e prejuízo ao motor. Ideal para pessoas que moram em lugares onde não há muito congestionamento e que têm prazer em dirigir.

Leia também

Câmbio automatizado: é uma opção mais em conta que a transmissão automática, fica no meio do caminho entre o câmbio manual e o automático. É voltado para carros compactos e médios, onde não há aumento de consumo e nem perda de potência. São câmbios manuais porém, a embreagem é acionada por comando eletrônico dispensando o pedal de embreagem. O condutor tem total autonomia na escolha da marcha que será utilizada. Uma das principais reclamações dos proprietários de veículos com esse tipo de câmbio são os famosos trancos. Ele também não rende muito nas subidas, principalmente quando está cheio. Vale lembrar que ele é automatizado e não automático. Em veículos de luxo, com transmissão automatizada, há ainda a opção de sistema de dupla embreagem. É o preferido de muitas pessoas por transmitir conforto e espotividade ao mesmo tempo.

Transmissão

Os diferentes tipos de câmbio

Câmbio automático: possui maior durabilidade, é mais confortável e seguro. Por outro lado, a manutenção é mais cara e o gasto de combustível é maior dos que a transmissão manual e automatizada. Na ladeira, o carro pode ser retido acionando apenas o acelerador (ele não desce, o que melhora a vida de muitos condutores). Exige troca periódica do filtro e do óleo do câmbio, além de mão de obra especializada.

CVT: ao invés de engranagens são usadas polias que tornam a troca de marcha imperceptível e o torque do motor é melhor aproveitado. Proporciona conforto e desempenho. É a transmissão com o custo mais alto. Também é necessário a troca regular do filtro e óleo do câmbio.

Assim, a escolha do tipo de câmbio ideal dependerá da preferência de cada condutor e da grana disponível para a manutenção. Se você pensa em trocar o câmbio do seu carro (seja de manual para automático ou vice-versa) saiba que não vale à pena. O custo sairia muito alto e poderiam ocorrer problemas futuros. O melhor é você trocar de carro.

Veja também o que fazer quando o carro zero apresentar problemas e como escolher uma oficina para levar o seu carro.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

4 comentários para: “Cambio automático ou manual? Vantagens de cada um!”

  • Manuel Antonio Assane

    Boa tarde
    Espero uma especial ajuda.
    Tenho um Nissan Presage, de cambio automatico, ele acelera bem mas as vezes não muda de marcha(não desenvolve ) estou triste com a situacão.Quanto levo muita bagagem não vai acima de 20km/h.
    Mesmo com lotacão de 5 pessoas as vezes não muda de marchas.Enquanto a lotacão e de 8 lugares. Qual e o problema? O que e necessario fazer?
    Espero uma ajuda
    Saudacoes
    Assane

    Responder
  • Tiago

    Gostei do post, mas sinceramente nunca um câmbio automático, é mais durável que um manual, primeiro que ele tem muito mais componentes, e outra o mau uso dele desgasta ele bem mais rápido que um manual.
    ( Não estou levando em conta a troca do kit de embreagem no manual que isso já é previsto).

    Responder
  • Eronildes Machado

    Estou em dúvida se pego um carro automático ou manual. Qual o mais recomendado em todos os aspectos?

    Responder

Deixe um comentário