Caminhão antigo a venda, vale a pena?
Quando se trata de comprar um caminhão usado novo ou antigo, há muito para o que estar preparado. Provavelmente, você precisará passar várias horas pesquisando o que está disponível, comparando preços e recursos e determinando qual caminhão atenderá às suas necessidades específicas. Para refinar ainda mais sua pesquisa, você também precisará levar em consideração os custos inevitáveis que vêm com a compra de um veículo usado para que possa fazer um orçamento adequado e receber o valor máximo.
Embora esta tarefa possa parecer árdua, nós montamos uma lista de verificação de compra de caminhões usados, juntamente com algumas dicas importantes para a compra de semi-caminhões usados e caminhões a diesel usados para ajudar a orientar você durante o processo.
Leia também
Caminhão antigo ou usado: o que verificar?
Conforme você avança no processo de compra de seu próximo caminhão usado, siga a lista de verificação abaixo como um guia do comprador de caminhão usado:
Faça uma lista de seus requisitos de transporte
Conheça seu orçamento ou faixa de preço com que se sinta confortável
Limite sua pesquisa a algumas opções possíveis
Investigue e avalie o histórico e a condição atual do caminhão
Determine opções de financiamento e seguro adequadas
Seguindo esta simples lista de verificação de compra de caminhões usados, você pode se preparar melhor para encontrar o caminho certo e fazer um investimento mais inteligente.
Dicas para encontrar um caminhão antigo à venda
Embora esta lista de verificação seja um bom guia para seguir o processo de compra de caminhões usados, há muitos outros fatores a serem considerados. Desde a história do caminhão até seu motor atual e status mecânico até que tipos de reparos e atualizações futuras serão necessários, há muito a levar em consideração, sem mencionar as considerações financeiras e de seguro adicionais para caminhões usados.
Para evitar ficar confuso ou tomar a decisão errada ao comprar um caminhão usado, existem algumas etapas úteis a serem tomadas. Aqui estão algumas das dicas mais importantes a seguir quando você começar sua busca por seu próximo caminhão usado.
Histórico do caminhão velho
Antes de mergulhar nos detalhes essenciais da qualidade e condição atuais do caminhão velho, é importante ter uma visão geral do histórico do caminhão. Solicite registros de manutenção e troca de óleo, histórico de acidentes e se houve alguma atualização recente. Descobri-los no início pode economizar tempo e dinheiro mais tarde. Use estas etapas para obter o histórico.
1. Saiba por que o caminhão está sendo vendido
A primeira coisa que você deve considerar antes de investir muito em um caminhão usado específico é o motivo pelo qual o proprietário decidiu vender o caminhão. É aqui que você pode determinar se há algum problema mecânico existente ou potencial pelo qual você será responsável. Se o proprietário está vendendo simplesmente porque está fazendo um upgrade, isso pode não necessariamente levantar sinais vermelhos. No entanto, se há algo errado com o caminhão, é melhor estar ciente desde o início para não herdar uma carga de problemas.
2. Reveja o histórico de manutenção do caminhão
Se você determinou que não há problemas gritantes com o motivo pelo qual o caminhão entrou no mercado em primeiro lugar, então você vai querer fazer sua devida diligência. Verifique os registros de manutenção do caminhão. O caminhão recebeu ajustes regulares ou alguma peça foi substituída? Ter uma ideia melhor da história geral do caminhão pode ajudar a se preparar para o que está por vir, caso você o compre.
Se você está comprando um caminhão antigo de uma empresa, ela pode ter registros das manutenções, bastando solicitar.
3. Examine os registros de troca de óleo do caminhão
Além do histórico de manutenção, você também vai querer olhar especificamente para os registros de troca de óleo. Se as trocas de óleo não foram realizadas de forma consistente ao longo da vida útil do caminhão, isso pode indicar o potencial de problemas no motor no futuro.
Se não houver registros de manutenção e troca de óleo ou registros esporádicos, tome cuidado. Isso pode indicar uma manutenção deficiente e que existe um possível problema oculto. Caso contrário, pergunte ao concessionário se há algo faltando ou se eles têm informações adicionais sobre o passado do caminhão.
4. Histórico de acidentes do caminhão
Parte da pintura de uma imagem clara em relação à história geral e status do caminhão é conhecer o histórico de acidentes:
Em que tipos de acidentes e colisões o caminhão esteve envolvido?
Quão extensos foram os danos?
Quais peças foram substituídas como resultado do dano?
Estar ciente do histórico de acidentes com antecedência pode prepará-lo para problemas potenciais no futuro.
5. Determine o que precisa de substituição ou reparo no caminhão
Como parte do histórico de manutenção, você deve ter um melhor entendimento do que já foi substituído. A partir daí, você poderá avaliar quais peças do caminhão devem ser substituídas e atualizadas em breve. Preste atenção especial à transmissão e ao motor.
Se alguma peça estiver desgastada, pode ser hora de substituí-la. Isso pode significar um grande investimento para você, assim que adquirir o caminhão. Por outro lado, pode valer a pena comprar o caminhão usado se as peças principais foram substituídas recentemente. Isso é fornecido desde que todo o resto seja verificado também.
Certifique-se de verificar também as questões de segurança. Por exemplo, verifique se os freios e as luzes do caminhão estão funcionando. Caso contrário, eles também precisarão ser substituídos para cumprir os padrões de segurança.
6. Verifique o modelo do motor de caminhão
Outro fator importante na compra de caminhões comerciais usados é o modelo do motor em questão. Certos modelos de motor têm um histórico conhecido de problemas crônicos. Alguns motores também podem se desgastar após um determinado período de tempo ou quilometragem atingida. Faça sua pesquisa online sobre os melhores modelos de motor antes de se comprometer com seu próximo caminhão usado.
7. Documentação do caminhão antigo
Verifique toda a documentação do caminhão antigo antes de confirmar a compra. Veja se há multas, impostos atrasados, e taxas ou multas que precisam se pagas antes de comprar. Um caminhão que tem muitas taxas e multas pode significar um veículo que foi conduzido sem muita responsabilidade.
Inspeção de caminhão antigo no Brasil
Depois de fazer a devida diligência inicial, você pode prosseguir para examinar os detalhes da qualidade geral do caminhão. Em caminhões antigos no Brasil, reunimos os pontos mais delicados para inspecionar quando se trata de comprar um caminhão usado de qualidade.
1. Verifique o óleo do caminhão antigo
Como parte da sua inspeção de qualidade, verifique a situação do óleo existente. Isso inclui examinar os níveis atuais de óleo, bem como a condição do óleo. O status do óleo do motor e da transmissão pode ser um indicador adicional da saúde e condição geral do caminhão. Se você suspeitar de algo, peça para ver os registros de troca de óleo conforme mencionado acima.
2. Procure por pontos de ferrugem
Continue inspecionando a qualidade do veículo, procurando por ferrugem nas superfícies externas, bem como dentro da estrutura do veículo. Verifique os batentes das portas e outras peças quanto a sinais de ferrugem estrutural. Isso pode indicar que o veículo não foi bem conservado e pode não ter muita vida.
Ao examinar a superfície em busca de ferrugem, procure manchas salientes na pintura. Se você encontrar essas manchas, especialmente no teto, elas podem indicar ferrugem por baixo.
3. Procure por danos no corpo do caminhão
Isso pode parecer óbvio, mas não negligencie qualquer possível dano corporal. Para evitar a perda de quaisquer deficiências, certifique-se de inspecionar o caminhão apenas ao ar livre e à luz do dia.
4. Considere a quilometragem do caminhão
A quilometragem do caminhão também pode ser um bom indicador da qualidade geral do veículo quando considerada com outros fatores. Saber o modelo do motor pode ajudar a indicar em qual ponto de quilometragem uma reconstrução do motor pode ser necessária.
Ao analisar a quilometragem, você deve considerar seu próprio uso para o caminhão. Se você planeja dirigir com frequência em longas distâncias, pode fazer mais sentido procurar um caminhão com menor quilometragem.
No entanto, um veículo com alta quilometragem não o remove necessariamente da corrida. Se o caminhão foi sistematicamente bem cuidado, ainda pode ter muita vida útil.
5. Inspecione a vida útil dos pneus do caminhão
Ao comprar um caminhão usado, é fácil ignorar certas peças porque você pode se concentrar em problemas mecânicos e histórico de manutenção. Mas não se esqueça de olhar os pneus durante sua própria inspeção. Como parte de sua pesquisa completa, lembre-se de examinar a banda de rodagem deixada nos pneus. Descobrir:
Quantos quilômetros foram colocados nos pneus atuais
Quando devem ser substituídos.
Sem levar isso em consideração antes do tempo, pode significar mais um investimento futuro que você precisará fazer ao comprar um caminhão usado.
Parte mecânica do caminhão antigo
Depois de inspecionar a qualidade do caminhão, incluindo suas condições externas e internas, você vai querer conhecê-lo do ponto de vista mecânico e operacional. Você precisa ter certeza de qual será o uso principal do caminhão e encontrar a combinação certa. Use estas etapas para ajudá-lo na avaliação.
1. Eixo do caminhão
Considere o tipo de layouts e configurações de eixo disponíveis. Dependendo da carga que você está carregando, existem diferentes tipos de eixos que são mais adequados para cada cenário:
Você está transportando mercadorias por longas distâncias em terrenos difíceis?
Ou você está fazendo viagens mais curtas e mais frequentes?
Qual o peso dos produtos que quer transportar?
Quais tipos de produtos quer transportar?
É um veículo pra uso comercial, coleção, ou uso pessoal?
Se você não tiver certeza, consulte um especialista para fazer a compra certa para suas necessidades.
2. Capacidade de reboque e potência do motor do caminhão
Outra consideração importante para suas necessidades específicas é a quantidade de potência do motor e a capacidade de reboque do caminhão. Se você estiver rebocando equipamentos de construção, como escavadeiras, não precisará da mesma potência que seria necessária para rebocar reboques comerciais de longa distância. Certifique-se de perguntar especificamente sobre a capacidade do caminhão e se ele atenderá aos seus próprios requisitos de reboque.
3. Tipo de transmissão do caminhão
Os caminhões comerciais estão disponíveis com transmissão automática e manual, o que pode ser outra decisão a ser tomada. Pode ser uma preferência pessoal. Leve em consideração o tipo de transmissão e com o que você se sentirá mais confortável antes de comprar um caminhão usado.
4. Converse com um especialista em caminhões
Se você não se sentir confortável avaliando a mecânica e a qualidade do caminhão por conta própria, é uma boa ideia trazer um mecânico de caminhão certificado. Como especialista, o mecânico do caminhão será capaz de apontar coisas que você pode ter esquecido. Um mecânico também poderá fazer recomendações sobre as especificações do caminhão para atender às suas necessidades.
Planeje os reparos e consertos da mecânica do caminhão
Depois de encontrar algumas opções viáveis de caminhões usados para atender às suas necessidades, você vai querer começar a pensar sobre o investimento a longo prazo, incluindo custos contínuos, atualizações e seguro. É aqui também que você precisa explorar as opções de financiamento e planejar com antecedência. Use estas etapas para planejar seus próximos movimentos.
1. Peças de reposição para caminhão antigo
Antes de fazer seu investimento, é fundamental encontrar pelo menos dois fornecedores de peças que possam fornecer peças de reposição para o modelo específico de caminhão. Se o caminhão for uma edição limitada ou um modelo menos conhecido, pode ser difícil encontrar as peças adequadas, mesmo que pareçam pequenas ou sem importância. Se você não conseguir as peças de que precisa, seu caminhão se tornará inútil.
2. Prepare o orçamento para reparos e atualizações
Depois de determinar quais peças precisam ser substituídas e encontrar os fornecedores de peças certos, você vai querer calcular seu custo potencial total. Pegue esse custo adicional e leve-o em consideração em seu investimento geral para que você possa determinar o quadro completo de seu orçamento. Isso ajudará a não ser pego de surpresa ou despreparado para as despesas adicionais.
3. Opções de financiamento para caminhões antigos
Conforme você se aproxima de estreitar seu próximo caminhão usado, é importante pesquisar as opções de financiamento disponíveis. Certos credores operam com critérios diferentes quando se trata de fornecer planos de financiamento. Certos tipos de caminhões usados podem não ser elegíveis para financiamento com certos credores. Às vezes, a aprovação do financiamento está sujeita à inspeção oficial, ou da data de fabricação do veículo. Se o caminhão não atender a certos requisitos, o financiamento pode não ser uma opção.
4. Seguro para caminhão antigo
Assim como você procura o caminhão certo, provavelmente também terá que passar algum tempo procurando o seguro certo. As taxas podem variar dependendo da seguradora, portanto, explorar todas as opções disponíveis é a melhor coisa a fazer.
Você não deve apenas considerar o custo, mas também deve considerar a melhor cobertura possível disponível que irá apoiá-lo caso você sofra uma perda para o seu negócio.
5. Sabia quando dizer não a um caminhão usado antigo
A dica mais importante de todas é estar ciente quando algo parece bom demais para ser verdade ou faz você se sentir inseguro. Se a quilometragem parece ser muito baixa para a idade do caminhão, ou se o vendedor hesitou em fornecer registros de manutenção ou permitir que um mecânico inspecionasse, estes podem ser fortes indicadores de um caminhão com problema. Saber quando desistir de um negócio pode economizar muito tempo, dinheiro e estresse no futuro. Lembre-se de que há muitos outros caminhões disponíveis para você escolher.
Escolha um vendedor confiável de caminhões antigos
Comprar um caminhão usado antigo pode ser uma grande tarefa. Com tantas coisas a serem consideradas, como histórico do veículo, qualidade e status operacional, substituição de peças e atualizações, bem como como financiar e segurar o caminhão, torna-se vital selecionar o veículo certo de um vendedor confiável.
Pesquise online, converse com o vendedor, e veja o histórico com clientes. Quanto mais informações você tiver, melhor.
Acima de tudo, nunca deposite qualquer valor sem ver o caminhão ao vivo e fazer todas as verificações acima.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Capacidade de carga de caminhões! Tabela de tamanhos e pesos!
Caminhão 1113, 1513, 1313… etc. O que significam os números?
Por que alguns caminhões tem uma corrente arrastando no chão?
Entenda eixo duplo, simples, com rodagem dupla e outros de caminhões!