Cano de descarga, como escolher a tinta?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

O seu cano de escape está sujo e gasto? Uma nova camada de tinta spray para alta temperatura fará com que pareça novo. Porém, não é só isso que você precisa fazer para pintar o escapamento de um veículo. É preciso seguir alguns passos para garantir que a tinta fique boa e o visual seja realmente o desejado.

Como pintar cano de escapamento: preparo

Sempre trabalhe em uma área bem ventilada, como uma garagem aberta, e use um pano para proteger do excesso de pulverização. Limpe o tubo de escape com um removedor de sujeira e óleo pulverizando uma camada generosa sobre toda a área, deixando repousar por um minuto e, em seguida, limpe-a com um pano sem fiapos. Quando o tubo estiver limpo, use fita de pintor e papel para mascarar para cobrir qualquer parte do carro que você não queira pintar.

Leia também

Aplique o primer antes da tinta para escapamento

Para escorvar o tubo de escape, primeiro agite sua lata de primer de alta temperatura por um minuto depois que a bola de mistura começar a chocalhar. Segure a lata entre 20 cm e 30 cm de distância do escapamento e borrife em um movimento constante. Aplique 2 a 3 camadas leves, permitindo alguns minutos entre cada uma. Deixe o primer secar por uma hora.

Como pintar escapamento: a tinta

Usando a mesma técnica usada para aplicar o primer, aplique 2-3 camadas leves de spray de alta temperatura no tubo de escape. Em seguida, deixe a tinta secar por 1 a 2 horas antes de passar para o processo de cura. Siga as instruções no rótulo do spray de alta temperatura para completar o processo de cura. Elas variam de acordo com o fabricante da tinta de alta temperatura. Quando o tubo de escape estiver completamente curado, ele estará pronto para uso.

Dicas para escolher a tinta para pintar cano de descarga

Agora que você já sabe como pintar o cano de descarga, é hora de saber como escolher a tinta e produtos para a pintura.

Faixa de Temperatura

Ao selecionar um revestimento de alta temperatura, a faixa de temperatura operacional deve ser a primeira consideração. Em temperaturas mais baixas (abaixo de 200 ° C), materiais orgânicos podem ser utilizados. A utilização de materiais orgânicos juntamente com materiais inorgânicos em revestimentos de alta temperatura pode proporcionar muitos benefícios. Como um acabamento brilhante, ou nenhum requisito de cura por calor, por exemplo. Acima de 200 ° C, os materiais orgânicos são quebrados. Por essa razão, os materiais inorgânicos são altamente confiáveis. Materiais inorgânicos, como silicone e cerâmica, permitem uma resistência extrema à temperatura. Essa resistência extrema à temperatura tem um custo, no entanto. Tintas de alta temperatura utilizando materiais inorgânicos geralmente requerem uma cura por calor.

Características de Aplicação

Características de aplicação devem ser uma consideração importante ao selecionar sua tinta de alta temperatura. Muitos revestimentos de alta temperatura estão disponíveis no mercado hoje. Esses revestimentos exigem um filme relativamente fino para se manter flexível em altas temperaturas sem rachaduras. Filmes finos podem ser muito difíceis de obter, especialmente em situações de pintura de manutenção. Opções de filme mais espessas são geralmente preferíveis. Os revestimentos de filme espesso ou de alta temperatura devem apresentar flexibilidade superior para permitir construções de filme mais altas em temperaturas extremas. Capacidades de alta capacidade são desejadas porque permitem uma barreira maior dos elementos e uma vida útil mais longa. Além disso, os recursos de alta capacidade permitem maior flexibilidade durante o processo de inscrição.

Pintura do escape de veículos

O bom preparo e o uso dos produtos certos irá produzir ótimos resultados na pintura do escapamento. (Foto: PeachParts.com)

Ambiente de revestimento

Outra consideração importante é o ambiente de revestimento. Podemos dividir o ambiente de revestimento em três categorias: interior, exterior leve e serviço pesado ao ar livre. As necessidades de pintura interior a alta temperatura incluem lareiras, fogões, etc. Serviços pesados ​​ao ar livre são considerados extremamente duros e exigem revestimentos industriais de alta temperatura. Um exemplo pode ser encontrado na categoria de serviços automotivos. Muitos revestimentos automotivos de alta temperatura, como revestimentos para sistemas de exaustão, ou cabeçotes de motor exigem desempenho de nível industrial devido ao sal da estrada. Requisitos de serviço extremamente severos também são encontrados em grandes instalações de processamento químico e refino. Nestas instalações, revestimentos industriais de alta temperatura são utilizados em pilhas, fornos e sob isolamento. Veículos modificados também podem precisar desse tipo de pintura mais reforçada.

Estética

A última coisa a considerar ao selecionar sua tinta de alta temperatura é a estética. A estabilidade de cor em um revestimento de alta temperatura pode variar muito entre os fabricantes. Selecionar um revestimento que não seja classificado apenas para a sua temperatura mais alta, mas estável para essa temperatura, é importante por alguns motivos. Para começar, garante que o equipamento pintado permaneça na cor que você selecionou. Também pode promover segurança. Tubulações quentes codificadas por cores em refinarias e instalações de processamento químico devem manter sua pureza de cor. As cores das tintas podem significar a temperatura do tubo ou a carga no interior. Por esse motivo, a seleção de um revestimento de alta temperatura estável para cores torna-se indispensável.

Você já pintou um tubo de escape? Como fez a pintura? Qual foi o resultado?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário