Capa de chuva para motos! Como escolher?
Motociclistas podem até tentar evitar, mas a chuva vai pegá-los algum dia. Em alguns lugares do Brasil, a chuva é fácil de perceber quando vai acontecer. Em outros, é bem mais difícil saber. A realidade é que um motociclista que dirige regularmente vai ficar molhado, e não há maneira de evitar. Afinal, andar de moto nos expõe aos elementos, e não tem muito como fugir disso.
Melhor capa de chuva de moto
O que importa é o lugar onde toda a água que cai do céu vai parar. Apenas vestindo um equipamento de pilotagem completamente impermeável, é possível evitar que a água penetre nas suas roupas, encharcando até suas roupas de baixo. Roupas molhadas são incrivelmente desconfortáveis, e a distração do desconforto pode prejudicar a segurança na direção da motocicleta. Então, uma capa de chuva de moto é não apenas um item de conforto, mas um item de segurança importante para o motociclista inteligente.
Leia também
Capa de chuva de moto feminina, Capa de chuva de moto nylon…Como escolher uma capa de chuva para moto?
A capa de chuva para motos existe em muitos tipos, modelos e estilos, apesar de algumas semelhanças. A maioria das capas de chuva são projetadas para ser usadas sobre o seu vestuário normal de condução, com exceção de luvas feitas especificamente para a chuva. Toda capa de chuva da motocicleta é à prova d’água e deve ser fácil de colocar e tirar quando necessário. Capas e luvas para o tempo molhado, nos modelos mais caros, muitas vezes fornecem capacidades de aquecimento, muito importantes para o efeito de evaporação de água. Mas pode não ser um tipo de roupa economicamente viável para você.
Decidir sobre a melhor capa de chuva para motos envolve seu estilo de direção (trabalho, lazer, passeio, família), os recursos do equipamento, a forma e aparência da capa de chuva, e, claro, o quanto você quer gastar. Escolher um bom equipamento para chuva é principalmente uma decisão pessoal, que depende muito de suas necessidades.
Equipamento de chuva para motos
Os seguintes itens compõe o equipamento de chuva para motos, e podem ser comprados em conjuntos completos ou separadamente:
Casacos de chuva
Calças de chuva
Luvas de chuva
Botas de chuva
Macacão de Chuva
Macacão de corrida para chuva
Primeiramente, existem alguns aspectos essenciais do equipamento de chuva para manter em mente, ou você estará gastando dinheiro a toa, pois ou terá um equipamento de chuva que não é impermeável, ou terá um equipamento de chuva que precisa ser trocado com grande frequência.
Impermeabilização da capa de chuva para motos
Todo o bom equipamento de chuva produzido para andar de moto é à prova d’água e alguns possuem impermeabilização em níveis ainda mais altos. Normalmente, esse tipo de equipamento é fabricado com costura dupla, com impermeabilizantes entre essas costuras para que a água não entre na roupa.
A capa de chuva para motos tem de ser feita de um material impermeável para impedir que a água penetre na roupa, possuindo um revestimento especial sobre um tecido resistente à água para selar a capa contra o molhado. Existem algumas soluções químicas para impermeabilização também, que são aplicadas sobre as capas de chuva. Tudo isso é feito para enfrentar um trabalho básico e essencial: manter o piloto de motos seco.
Facilidade para tirar e colocar uma capa de chuva
O vestuário de motocicletas para clima mais úmido é projetado para ser muito fácil de colocar e tirar. O tamanho deve ser um pouco maior para que a capa de chuva se encaixe sobre qualquer roupa que você estiver usando, e o zíper de abertura tem que ser grande para facilitar a remoção ou colocação da roupa. A ideia é sair da estrada ou da rua e colocar ou tirar a capa de chuva rapidamente.
Tamanho da capa de chuva
O ajuste deve ser solto, de forma a caber facilmente sobre sua roupa normal. Uma exceção são capas de chuvas para pilotos de motos esportivas, que precisam reduzir a resistência do ar.
Mangas em casacos de chuva e as pernas de calças de chuva cobrem os pulsos e tornozelos, respectivamente, e devem fazê-lo também normalmente quando você estiver na posição de pilotagem, para qualquer tipo de piloto. Isso evita que a chuva entra na roupa pela junção entre luvas e punhos, e na área entre botas e bainhas da calça. A parte de trás de uma blusa de capa de chuva é também alongada para proteger a área de cintura. Mais importante, é que esses itens não se conectem de uma forma que possa prejudicar a pilotagem da motocicleta, limitando seus movimentos.
https://youtu.be/_uF9TSxUjpM
Visibilidade da capa de chuva
Uma necessidade importante para a capa de chuva é que seja muito visível. Na chuva, pode ser difícil de ver à frente quando você estiver pilotando por causa de céus escuros, chuva, neblina ou nevoeiro, além da umidade projetadas pelos pneus (água). Motos podem ser difíceis de enxergar para os condutores de automóveis, mesmo sob luz solar intensa. Por isso, a visibilidade em dias de chuva é uma alta prioridade. Quase todos os equipamentos de moto para chuva vem equipado com faixas reflexivas, ou é feita em cores fluorescentes. Escolha algo para fazer você se destacar, mesmo na pior chuva. Capa de chuva não é um desfile de moda, é uma questão de segurança. Portanto, capas verde limão são feias sim, mas estão entre os modelos mais seguros para chuvas.
Bônus: capa de chuva tem que proteger bem a sua traseira
A maioria das calças de moto para chuvas tem um painel de tecido ou um revestimento projetado para evitar que o piloto deslize e caia do assento da motocicleta. A água age como um lubrificante, e você não quer escorregar de sua moto e cair no chão. É pior que aquaplanagem com pneu careca.
Considere todas essas propriedades ao fazer sua compra de capa de chuva. Dessa forma, na próxima vez que os céus caírem, você permanecerá seco e perfeitamente confortável durante a condução. Um conjunto de capa de chuva para motocicletas te oferece uma coisa a menos para se preocupar quando planejando uma viagem ou lidando com o tempo ruim em seu trajeto.
Qual a melhor capa de motos na sua opinião? Quais problemas já teve com diferentes capas de moto?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Martelinho de Ouro: Antes e depois!
Capa de banco automotivo, como escolher?
Vale a pena comprar capa de banco de couro sintético ou natural?
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?