Carregar ou trocar a bateria do carro? O que fazer?
A bateria é o componente que alimenta todas as partes elétricas em um carro. Em algum momento, a bateria do carro precisará ser substituída, mas quando? Existe uma maneira de dizer quando a bateria está falhando? Quanto tempo isso dura? Será que não é melhor apenas recarregar a bateria?
Por que preciso trocar a bateria do carro?
Vamos começar com a razão pela qual a bateria precisa ser substituída. A maioria dos carros tem baterias de chumbo e ácido que são feitas de células com chumbo e placas de chumbo cheias com um eletrólito (ácido sulfúrico diluído). Ao longo do tempo, uma bateria perde parte de sua capacidade, principalmente devido à sulfatação. A capacidade vai cair tão baixo que a bateria não será capaz de dar partida no seu carro.
Leia também
Quanto tempo dura a bateria do carro?
Uma bateria de carro dura uma média de 5 a 7 anos. Geralmente a bateria dura mais tempo se o veículo é dirigido diariamente. Se o veículo estiver estacionado durante longos períodos de tempo sem partida, a bateria terá de ser substituída mais cedo. A bateria dura mais quando é mantida totalmente carregada, embora a sobrecarga também possa danificá-la. Portanto, problemas com o sistema de carregamento do seu veículo também podem causar a falha da bateria prematuramente.
Como saber se a bateria do carro está falhando?
Nem sempre dá pra saber, mas há alguns sinais indicadores de falhas. Quando a bateria está falhando, ela perde sua capacidade total de carga, o que significa que pode guardar menos carga do que quando era nova. Se a bateria tiver pouca capacidade, você pode notar que quando você liga o carro, com o motor girando mais lento do que antes, mesmo que a bateria esteja totalmente carregada. Fica parecendo que o motor de arranque está “preguiçoso” e não tão potente para virar o seu motor. Você também pode notar que as luzes do interior piscam e ficam mais escuras do que o habitual quando você está virando o motor.
Existe uma maneira de testar a condição da bateria?
Sim, seu mecânico pode testar sua bateria com um testador de bateria. Pode ser um aparelho computadorizado ou mesmo um multímetro, que não apenas pode dizer o estado da bateria, mas também pode testar o sistema de carga e de partida. São testes simples que podem até ser oferecidos gratuitamente como parte de uma promoção ou de um reparo que você faça numa oficina. Geralmente, o teste mostrará se a bateria precisa ser carregada ou substituída. Se sua bateria é muito antiga, você pode considerar tê-la substituída em vez de pagar pelo o teste. Uma bateria também precisa ser substituída se estiver vazando ou tiver um dano mecânico. Antes de carregar a bateria, é importante verificar se há alguma fuga elétrica no circuito que possa estar resultando na menor carga. Dessa forma, evitam-se problemas com a nova bateria não sendo carregada corretamente.
Quanto custa uma nova bateria?
Uma bateria de carro nova não é muito cara, muito menos a mão de obra. Substituir uma bateria de carro por conta própria não é muito difícil, mas a bateria é bastante pesada. Tirá-la do veículo pode ser complicado de fazer sozinho. Uma bateria velha pode estar coberta por eletrólitos, que é muito ácido e pode queimar suas roupas ou pele. Faça por sua conta e risco, e siga o passo a passo atentamente, com o equipamento de proteção adequado (luvas e óculos de proteção, pelo menos). O custo de troca da bateria com a instalação podem variar entre metade do salário mínimo a 1 salário mínimo inteiro.
A bateria precisa de alguma manutenção?
A maioria das baterias modernas são livres de manutenção. Você pode verificar isso no manual do proprietário do seu carro. Normalmente, a bateria é verificada visualmente durante as trocas de óleo. Seu mecânico pode recomendar a manutenção dos terminais da bateria se houver alguma corrosão, o que não é incomum. Basta um processo de limpeza e a aplicação de produtos químicos para proteção dos terminais e tudo fica ok!
A luz vermelha de advertência da bateria no painel do carro significa que a bateria está ruim?
O ícone de aviso vermelho no painel que representa uma bateria indica um problema com o sistema de carregamento do seu veículo, se ele fica aceso constantemente. Se ele aparecer durante a condução, significa que a bateria não está carregando. A bateria pode ainda estar funcionando, mas o sistema de carregamento precisa ser testado. O componente principal do sistema de carregamento é o alternador. Seu mecânico pode testar o alternador com o mesmo testador de bateria citado acima.
Causas para o descarregamento da bateria
Ou a bateria tem um defeito interno ou algum componente elétrico no carro permanece ligado e drena a bateria. Um teste de bateria normalmente mostrará se ela tem algum defeito interno. Se o teste da bateria der tudo OK, seu mecânico pode recomendar um teste de corrente. O teste envolve a medição do consumo de corrente após todos os dispositivos elétricos serem desligados e comparando-o com as especificações. Normalmente, a corrente deve ser inferior a 50 mA (miliamperes) após o carro ter sido desligado por 20-30 minutos. Se o consumo de corrente for maior, o componente elétrico que extrai corrente extra precisa ser identificado e substituído. O processo de diagnóstico envolve a desconexão de vários circuitos e a nova verificação do desenho atual. Esse processo pode levar muito tempo. Um scanner automotivo pode ser usado em conjunto, identificando quais partes do sistema elétrico do veículo estão apresentando defeitos.
Carregar ou trocar a bateria do carro?
Depois de todos esses testes e procedimentos, você terá uma resposta adequada sobre a troca ou carregamento da bateria do carro. Assim sendo, o mecânico poderá decidir qual o reparo mais barato para o veículo, evitando custos desnecessários ou um reparo que pode sair caro pro seu bolso.
Você já teve problemas com a bateria do seu carro? Como fez para resolver? Você troca a bateria ou continua recarregando ela?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que fazer se você tiver uma bateria descarregada?
Como escolher a bateria do carro?
Como testar bateria de carro? Precisa de multímetro?
Solução para bateria, o que é? Como usar?