Num carro mais caro, o consumo é tão importante?
Todo mundo sabe que o Brasil é um dos países que possuem os carros mais caros do mundo.
Comprando um aqui, dá para comprar dois (do mesmo modelo porém, mais completo) em países como Estados Unidos, México, Argentina e por aí vai.
Assim, mesmo diante da dificuldade em adquirir um veículo, essa é a parte mais fácil. O mais complicado é depois, manter o documento em dia, o seguro, a manutenção e também o gasto com combustível.
Muitas pessoas, principalmente homens, têm costume de adquirir carros que não condizem com a sua situação financeira. Compram o veículo em diversas parcelas a se perder de vista e depois ficam com dificuldade e até têm que vender o carro.
Leia também
Vários carros, principalmente SUVs, possuem um alto índice de consumo de combustível (cerca de 6 km/l na cidade). Então, se não estiver preparado para isso, o proprietário vai passar aperto e gastar uma boa parte do salário em gasolina.
Se o veículo possuir câmbio manual, a forma de dirigir do condutor também influenciará no consumo de combustível. Dependendo, um veículo que já é beberrão vai ficar mais ainda.
Porém, atualmente são poucos os carros que possuem gasto alto de combustível. Com a tecnologia, muitos dos carros luxuosos possuem um ótimo índice de consumo.
Somente as caminhonetes e utilitários esportivos que gastam mais combustível, muitas vezes devido ao seu peso. Uma forma de contornar essa situação é desembolsar um pouco mais e adquirir um veículo a diesel.
Contudo, para quem tem condição de manter um carro mais luxuoso e beberrão, o consumo é um dos poucos contras do veículo. Nada que supere o conforto, tecnologia, segurança e outros prós.
E você, o que acha dessa situação? Acha que o consumo é mais importante do que os outros benefícios do veículo? Comente!
Aproveite e saiba porque o ar condicionado tira a potência do motor, quais os cuidados que se deve tomar antes de adquirir um carro usado e diversas curiosidades sobre pneus e como olhar a sua data de validade.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Qual o melhor carro para Uber?
Qual carro comprar? Como escolher?
Compensa comprar carros em outras cidades?
Bomba de combustível não funciona, o que fazer?