Em um carro, o que é um “item de série”?
Muitas pessoas, na hora de comprar um carro, têm dúvida do que é um item de série. Basicamente, item de série são os acessórios que já vêm inclusos no carro (você não paga nada a mais por isso).
Porém, os itens de série variam de carro para carro e de montadora para montadora. Por isso, antes de adquirir um veículo faça uma pesquisa dos itens que são oferecidos e claro, um test drive.
Um carro popular vem com itens de série como ar quente, desembaçador e limpador traseiro, para-choque na cor do veículo, etc. Além de itens básicos que nem deviam ser considerados como itens de série: cintos de segurança, macaco, step, etc.
Leia também
Já um veículo um pouco mais caro, na faixa dos R$ 40 mil, pode vir com os seguintes itens de série: vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado, airbag duplo, freios abs, etc.
Por outro lado, um veículo de luxo já vem de série com praticamente todos os acessórios que você pode imaginar: gps, computador de bordo, ebs, asr, volante com comandos, vários airbags e por aí vai.
Agora, um item básico que deveria vir de série em muitos veículos é o protetor de carter (o famoso peito de aço). Mas, infelizmente, na maioria das vezes ele é cobrado à parte, como opcional.
Uma boa notícia é que foi aprovada e publicada uma lei, que começa a valer a partir de 2014, que obriga que todos os veículos fabricados no Brasil (independente do valor) venham de série com airbag frontal e freios abs.
Com certeza, o preço dos carros deve sofrer um aumento mas, o investimento vai valer a pena. Teremos um pouquinho mais de segurança e, quem sabe, o número de acidentes fatais não diminua.
E como sonhar não custa nada, espero que algum dia o preço dos carros no Brasil seja mais justo, que tenhamos a qualidade dos veículos americanos e europeus e que as ruas e vias de grande acesso sejam de melhor qualidade.
Veja também o que fazer caso você adquira um carro zero com problema e como importar um carro diretamente e economizar uma boa grana.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais os defeitos mais caros o seu carro pode apresentar?
Novos Voyage e Gol 2013 – O que muda?
Test Drive: Qualquer um pode fazer? Passo a passo para marcar!
Quantos airbags podem existir em um carro?