Carro zero e com problema? O que fazer?
Muitas pessoas preferem comprar um carro zero achando que, como ele é novo e nunca foi usado, eles não apresentarão problemas tão cedo. Infelizmente, não é assim e muitos proprietários de veículos 0 km têm reclamado de defeitos nos carros.
A pior parte é que as concessionárias falam que resolverão o(s) problema(s) e, muitas vezes, não resolvem nada. Sem contar que, ao tentar solucionar o defeito, elas ficam de posse do carro por um longo período de tempo.
O ADG, autor do canal High Torque do Youtube, foi uma das pessoas que adquiriram um carro novo e, antes mesmo de tirar o carro da concessionária, já teve problemas. O carro veio com alguns arranhões, depois começou a apresentar “grilos” no motor, barulhos e muito mais. No vídeo abaixo você pode obter mais informações de como foi a experiência dele:
Leia também
http://youtu.be/nQ0335O6EvI
Todo mundo já passou ou irá passar por uma situação dessas. Assim, saiba um pouco mais sobre os seus direitos e o que fazer quando um carro zero apresentar problemas:
- Quando for tirar o seu veículo 0 km da concessionária, aproveite para observar se está tudo em ordem e teste o máximo de itens possíveis. Ao perceber algum defeito, deixe-o lá para reparação.
- A partir da entrega do veículo, o consumidor tem 90 dias (além da garantia de fábrica) para reclamar dos defeitos de fácil constatação. Para defeitos ocultos, o prazo é de 90 dias a partir da constatação.
- Ao levá-lo à concessionária para algum reparo, lembre-se de que ela tem o prazo máximo de 30 dias para sanar o problema. Passando esse prazo, o consumidor pode exigir o dinheiro de volta, abater o problema no preço ou trocar por outro produto (do mesmo valor, superior ou inferior).
- Caso o defeito seja de fábrica e o veículo estiver dentro da garantia (legal ou contratual), o fornecedor é obrigado a consertá-lo.
- Se o defeito não for solucionado ou houver qualquer outro problema, procure o Procon antes de agir judicialmente.
Com isso, o melhor a fazer quando for adquirir um carro novo é prestar atenção em tudo e apelar de todas as formas necessárias para que o seu direito seja exercido.
Aproveite e saiba mais informações de como importar um carro diretamente e as vantagens do banco de couro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Tira grilos – Como tirar barulhos e ruídos do seu carro
Revisões e garantia do veículo! O que é obrigatório?
Recall do carro é de graça ou tem que pagar? Se não for, perde a garantia?