Carros com seguro mais barato
O cálculo do seguro de um carro leva em conta centenas de valores estatísticos, muitos deles sequer tem relação com o veículo, mas com sim com o condutor e seu histórico.
Para começar com um exemplo, os seguros de motos são relativamente carros pois os riscos são muito maiores para a seguradora. Com os preços dos seguros dos carros ocorre o mesmo. As seguradoras de automóveis estão sempre analisando os dados relativos a sinistros ocorridos no passado e cruzando estes dados com tipos de veículos, motorização, perfil do motorista, horários, localidades e muitas outras variáveis. Com todas estas informações a tabela de seguros de carros é extremamente variada entre as seguradoras, mas há um padrão.
Leia também
Quais os carros com seguro mais barato? Aqueles que representam menor risco de “precisarem do seguro”, ou menor risco de sinistro, como diz o jargão da área.
Para que o seguro do carro seja barato, o carro deve ser de baixa potência e se possível de um modelo básico. Isto indicará à seguradora que o uso do veículo é mais voltado ao transporte e não tem os apelos esportivos que geram risco criados por um carro com motor mais potente. Estes últimos, aliás, quando em conjunto com um condutor jovem fazem o preço do seguro disparar.
Veículos fora de estrada ou 4×4 também tem um seguro mais caro, pois certamente estarão expostos a maiores riscos que um veículo que sirva apenas para o trajeto casa-trabalho. Os carros importados, por terem custos de manutenção mais elevados também sofrem uma penalidade no valor do seguro. Se o importando for antigo então… aí sim o seguro tenderá às alturas.
Em se tratando do condutor, não há muito o que possa ser feito para diminuir o valor do seguro. Se o condutor principal é jovem, do sexo masculino, solteiro e com pouco tempo de carteira, o seguro será mais caro. Se for mulher, com mais tempo de carteira, casada, com filhos… e tudo mais que indique maior responsabilidade, aí o seguro será mais barato. Observe que para um mesmo o carro o valor do seguro pode ser muito diferente dependendo do condutor.
Outro fator que torna a tabela de seguros nada óbvia é o fato de alguns veículos serem mais roubados que outros. Veículos que vendem muito costumam ter um índice de roubos maior pois ao serem desmanchados as peças podem ser vendidas com grande facilidade. Ao mesmo tempo carros potentes costumam ser alvos de ladrões que usam o veículo para cometer crimes. Todas estas estatísticas contribuem para alterar o preço do seguro.
Como exemplo de preços de seguro, os carros com seguro mais baratos em relação ao preço de venda são:
- Ford Ka 1.0
- Corsa Classic
- Ford Ecosport 2.0
- Honda Civic LXS
- Citroen c3 1.6
Os carros com seguros mais caros são:
- Gol 1.6
- Uno Mille
- Golf 1.6
- Fox 1.6
- Siena
Analisando superficialmente a tabela, podemos ver que há uma relação entre a popularidade do carro e o preço do seguro. Carros mais vendidos são mais roubados para desmanche, e isto encarece o seguro. O Golf, além disso é considerado “carro de boy” e por ter o motor potente deve ser envolver em muitos sinistros.
Espero que esta reflexão lhe ajude a escolher melhor o carro que irá comprar levando em consideração o preço do seguro que é um gasto anual significativo e indispensável para quem tem um carro!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Seguro de financiamento de veículo – Como funciona?
Seguro de carro mais barato – como conseguir?
Seguro de carros: 15 mitos e verdades!
Seguro CDW e LDW. Diferença e cartão Platinum!