Catalisador entupido, o que fazer? Quais os sintomas?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Um conversor catalítico é uma parte que controla a emissão através do escape do carro. Ele ativa o gás que o veículo a motor emite, além de torná-lo menos prejudicial ao ambiente quando liberado.

Um conversor catalítico entupido pode resultar em má quilometragem e reduzir os níveis de desempenho do motor em seu caminhão. Além disso, um conversor entupido tem dificuldade em controlar as emissões nocivas que o escapamento do carro emite para o meio ambiente.

Como saber que o catalisador está entupido?

Você não está em condições de inspecionar o conversor catalítico; Portanto, não há como você ver o interior dele que permite que você perceba se está realmente entupido ou não. É muito importante saber se o seu catalisador está entupido.

Leia também

Na maioria dos casos, se não funcionar e começar a mostrar alguns sintomas. No entanto, não há problema em dar uma olhada nele toda vez que você levar seu carro para manutenção.

Se o seu veículo falhar, superaquece sempre o sistema de escape. Se a mistura de combustível é rica, pode produzir falha de ignição e acabar superaquecendo o escape que fará com que seu conversor catalítico comece a derreter e acabe entupido.

O desempenho e a funcionalidade do seu veículo diminuirão e será um dos sinais de um conversor entupido. Seu caminhão será reduzido em velocidade. Válvulas de escape fracas em seu motor podem causar o entupimento.

Para corrigir o seu conversor entupido sem levá-lo à loja, dê uma olhada nestes passos simples e rápidos.

Como desentupir o catalisador do escapamento?

O único método para ter certeza de que seu catalisador está entupido é abrindo-o e dando uma olhada nele, o que é ilegal. Não existe uma solução temporária. No entanto, você pode tentar alguns desses métodos para desentupi-lo.

Método # 1: Leve seu carro para a estrada

Dirija seu veiculo em uma rodovia e conduza-o em um limite de velocidade baixo. Olhe para o seu espelho lateral e procure um lugar onde você possa reduzir a velocidade rapidamente. Faça suas pausas e repita todo o processo, considerando a precaução de segurança. Se você notar melhorias de desempenho em seu carro, o catalisador foi desobstruído.

Método # 2: Leve seu carro para um mecânico profissional

Se você perceber que seu catalisador está entupido, é recomendável levá-lo a um mecânico especializado. Diga ao seu mecânico para abrir e desmontar o componente. Se o material cerâmico do conversor estiver derretido, você terá que trocá-lo. O mecânico irá desobstruir perfeitamente o seu conversor e aconselhá-lo em conformidade. No entanto, se você acha que é capaz de fazer isso sozinho, pode seguir o método 3 abaixo.

Método # 3: Fazendo você mesmo

Para desentupir o catalisador entupido, você deve estar ciente do que está fazendo antes de fazê-lo. No entanto, é aconselhável que você leve o caminhão até o mecânico mais próximo para ser inspecionado e trabalhado nele. Antes de começar a desentupir você mesmo, você deve saber que você pode ser multado, o que é muito mais alto do que as multas normais.

Você precisa das seguintes coisas antes de iniciar seu processo:

Óculos de proteção

Chave inglesa

Desengripante

Pano limpo ou toalha

Lavadora de alta potência

Água quente

Catalisador entupido

Cuide do catalisador do seu veículo e veja o que fazer no caso de ele acabar ficando entupido. (Foto: Auto Parts Warehouse)

Como limpar catalisador entupido?

Aqui estão os passos a seguir ao desobstruir o catalisador:

Etapa 1: Tome precauções de segurança

Antes de iniciar seu processo, certifique-se de que seu carro esteja estacionado em uma superfície plana, dura e bem iluminada. Abra o capô e levante a haste. Coloque o suporte em posição para manter o capô do veículo aberto. Use seu protetor ocular antes de prosseguir para a próxima etapa.

Etapa 2: Removendo o conversor catalítico

Use a chave para soltar e remova os parafusos que prendem o conversor na posição. Coloque os parafusos em uma área segura até que você os queira novamente. Agora você pode remover seu conversor catalítico do sistema de escape.

Etapa 3: Inspecionando o conversor

Inspecione o conversor para verificar se há algum dano. Em seguida, agite o conversor e ouça se houver algum ruído. Em caso de qualquer dano, remova-o e descarte-o antes de substituí-lo por um novo. Além disso, se o conversor tiver derretido completamente e entupido todo o sistema, você terá que alterar todo o sistema. A polícia pode multá-lo se descobrir que seu escape não está funcionando corretamente.

Etapa 4: Limpando o conversor

O conversor pode consistir em sujeira que foi enviada pela injeção de combustível ruim. Combustível com defeito pode entupir o conversor. Você também pode aquecer a exaustão acelerando e garantindo que a sujeira dentro do conversor seja empurrada para fora ou derretida. Use uma toalha limpa para limpar o resíduo da face do catalisador. Você também pode usar uma lavadora de alta potência para lavar os detritos, garantindo que você entre na tubulação de saída e de entrada. Se o conversor ainda estiver sujo, mergulhe-o na mistura de desengordurante e água quente.

Etapa 5: Permitindo que o conversor seque

Dê ao conversor catalítico tempo suficiente para secar completamente antes de levá-lo de volta ao sistema de exaustão, bem como retornar e corrigir os borrões no lugar.

Se você tem algum tipo de carro que usa combustível, então você tem um conversor catalítico. O catalisador pode ficar envenenado ou entupido. É por isso que você tem que entender como desentupir o catalisador entupido.

Este artigo fornece todos os métodos que você pode usar para se livrar do conversor catalítico entupido. No entanto, o melhor método é levar seu veículo para um especialista.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário