Cinto de segurança – A televisão pode ajudar
Das pessoas que você conhece, quantas tem o costume de usar o cinto de segurança em qualquer trajeto que façam de carro? Quantas usam cinto de segurança no banco de trás? É uma obrigação legal dos motoristas exigirem que os passageiros usem o cinto de segurança no banco traseiro também. Por que? O motivo é óbvio, mas não custa repetir:
Em caso de colisão o passageiro de trás será arremessado contra o da frente, como um projétil. O resultado é desastre. Fora isso, você ainda pode receber uma multa por não ter forçado seus passageiros a usarem o cinto.
Leia também
Mesmo assim, as pessoas ainda deixam de usar o cinto. E a televisão poderia ajudar muito a mostra e te convencer da importância desse item básico de segurança.
A mídia informando sobre os acidentes: uma experiência pessoal
No país ocorrem muitos acidentes de trânsito todos os dias. Grande parte deles viram notícias que se repetem incansavelmente nos telejornais durante o dia inteiro.
Hoje assisti em um noticiário na hora do almoço o caso de um senhor que diz ter cochilado na direção e capotou um Fiat Uno na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. Ele derrubou uma pequena árvore e também parte da sinalização fixada no canteiro central. O motorista estava sendo entrevistado normalmente, aparentemente sem nenhum dano devido ao acidente, enquanto sua esposa era levada pela ambulância com suspeita de trauma na região torácica. Ambos estavam com o cinto de segurança. O dano da mulher foi devido ao impacto contra o cinto de segurança, que evitou que ela sofresse algo mais grave. Não sei ainda do desfecho do quadro clínico desta senhora, mas ela estava consciente e falando, e considerando a gravidade do acidente isto é um ótimo sinal.
Prestei muita atenção nesta reportagem e vi que ela serviu apenas a um propósito: noticiar mais um evento trágico do trânsito. Sensacionalismo, sem tentar educar o telespectador.
Televisão: por quê não usar para educar os motoristas?
Porque não aproveitar cada vez que uma reportagem deste tipo é exibida e frisar a questão da utilização do cinto de segurança? Ao noticiar a respeito das vítimas, a notícia poderia acrescentar algumas importantes informações.
Por exemplo, o repórter poderia dizer que o motorista apenas não se feriu porque usava o cinto de segurança. O que o passageiro não foi levado ao hospital em estado grave porque usava cinto de segurança, e os ferimentos não foram sérios. Ou que, no caso de um acidente mais grave, que os ocupantes do banco traseiro foram arremessados para fora do veículo, porque não usavam o cinto de segurança. Recentemente, o cantor Cristiano Araújo e sua namorada faleceram justamente porque não usavam cinto de segurança. E as notícias, muito raramente, citaram esse fato.
Como são as campanhas em outros países?
Em outros países já são exibidas na TV campanhas de conscientização a respeito da utilização do cinto de segurança. Isto começou a ser feito recentemente no Brasil e, na minha opinião, as campanhas deveriam ser ainda mais agressivas, com maior apelo à tristeza e aos danos emocionais gerados por uma tragédia no trânsito.
https://youtu.be/4g_a-30s-LQ
No Brasil, estas campanhas são mais comuns apenas nas épocas festivas em que o abuso de álcool, excesso de veículos, imprudência e noites mal dormidas, transformam o ato de ir e vir em uma roleta russa. Considerando a enorme audiência dos telejornais e a curiosidade (às vezes macabra) com que as pessoas assistem às notícias de acidentes de trânsito, uma simples frase ressaltando a necessidade do cinto do segurança poderia conscientizar muitas pessoas ao longo do tempo. E isto salvaria muitas vidas! Quer motivo melhor que este?
Dê sua opinião: a TV poderia ajudar a conscientizar a população da necessidade de usar o cinto de segurança? Como fazer para tal informação chegar aos ouvidos da mídia? Ajude a divulgar esta ideia e quem sabe diminuir as vidas que são perdidas por não usar o cinto de segurança.
Use o cinto de segurança. Sempre. Mesmo se for dirigir até a esquina. Não brinque com o destino!
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Airbag funciona sem o cinto? Entenda melhor!
Cinto de segurança para crianças, entenda a importância!
Crianças no banco da frente? A partir de qual idade mínima?
Quantos airbags podem existir em um carro?