Como abrir o motor da ventoinha?
Uma ventoinha de radiador é muito importante quando se trata de resfriar seu carro. O motor do seu carro deve permanecer frio para evitar superaquecimento e quebra total. O ventilador do radiador é responsável por soprar ou puxar ar ao redor do radiador para mantê-lo fresco. A maioria dos radiadores fabricados vem com um ventilador elétrico que é fácil de substituir ou reparar, se necessário.
Deixe seu carro esfriar antes de fazer o reparo da ventoinha
Se você acabou de descobrir o problema e seu motor está funcionando, é muito importante permitir que o motor e o radiador esfriem totalmente, para que você não queime as mãos ou cause danos adicionais ao motor.
Leia também
- Conserto de motor de arranque, quanto custa? Vale a pena?
- Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Desligue a ignição e deixe o carro descansar por 30 minutos a uma hora. Enquanto não houver sol direto no motor, você poderá abrir o capô do seu carro para acelerar o processo de resfriamento.
Remova o ventilador para o conserto de ventoinha
Localize o seu radiador e encontre o ventilador de refrigeração. O ventilador deve estar na frente ou na parte traseira do radiador, facilitando o acesso. Você precisará remover os parafusos que o prendem com sua catraca. Geralmente existem quatro parafusos na maioria dos radiadores: dois em cima da ventoinha e dois abaixo.
Depois que os parafusos forem removidos, você poderá retirá-la. Tenha cuidado e puxe-o lentamente, pois está conectado a um fio na parte inferior do ventilador. Simplesmente solte o fio e desconecte o ventilador, retirando-o completamente do radiador.
Não se esqueça de desligar os terminais da bateria do veículo antes de remover a ventoinha.
Limpe o motor da ventoinha
Depois de colocar o ventilador no seu espaço de trabalho, observe se há graxa, óleo ou outras substâncias grudadas no ventilador ou nas pás. Se houver, você precisará limpá-lo. A maneira mais fácil de fazer isso é mergulhar um pano no desengordurante e limpar as áreas ruins. O mesmo vale para o motor da ventoinha.
É importante limpar as pequenas partes do ventilador, esfregando-o suavemente para frente e para trás para remover quaisquer substâncias ou materiais indesejados.
Um ventilador sujo pode fazer com que o ventilador do radiador não funcione e, com um pouco de limpeza simples, você poderá consertá-lo completamente. Verifique com 12 volts de eletricidade para ver se funciona. Se você não tiver como testá-lo facilmente, siga a próxima etapa como precaução antes de substituir a sua ventoinha do radiador.
Verifique seus fusíveis do radiador
Encontre onde os fusíveis estão guardados no seu ventilador e verifique-os. Com alguns fusíveis, você pode saber se eles estão quebrados, segurando-os contra a luz e ver se um circuito está conectado. Você também pode usar um multímetro para verificar se há algum ruim. Substitua os fusíveis antigos pelos novos e teste seu ventilador novamente, se possível.
Remova o motor da ventoinha
Materiais necessários
- Martelo de borracha
- Alicates
- Conjunto de soquete
Remova a lâmina do ventilador do motor do ventilador do radiador, removendo o clipe de retenção, ou porca de retenção, do eixo no motor. Isso permitirá que o eixo passe pela carcaça depois que o hardware do motor do ventilador de refrigeração / radiador for removido.
Enquanto segura o conjunto do ventilador de refrigeração / radiador uma polegada ou duas acima da superfície de trabalho, segure a lâmina do ventilador com uma mão.
Enquanto o segura o mais próximo possível do centro, bata com cuidado no eixo do motor do ventilador de refrigeração / radiador com um martelo de superfície suave. Isso deve desalojar o ventilador do eixo e permitir a remoção da lâmina do ventilador.
Remova as partes que seguram o motor da ventoinha de refrigeração / radiador no alojamento.
Pode ser qualquer combinação de clipes, cavilhas ou parafusos. Levante o motor do ventilador de refrigeração / radiador da carcaça.
Nota: Se o motor do ventilador de refrigeração / radiador ficar preso no alojamento, verifique se todas as partes foram removidas e, em seguida, retire cuidadosamente o motor do assento com uma chave de fenda. Cuidado para não danificar a caixa.
Substitua o motor da ventoinha ou repare o motor
Materiais necessários:
- Martelo de borracha
- Conjunto de soquete
- Multímetro
- Ferro de solda
- Resistores e capacitores
- Fios
Compare o motor original do ventilador de refrigeração / radiador com o motor de substituição. Verifique se as posições dos orifícios de montagem são as mesmas, se o conector elétrico é o mesmo, se o diâmetro do eixo é o mesmo e se a altura em que a lâmina do ventilador é montada é a mesma altura.
Caso queira reparar o motor antigo, é hora de pegar um multímetro e testar as conexões. Geralmente, as partes que estragam são os eletrônicos. Resistores, capacitores e componentes semelhantes. É preciso testar cada um deles, pegando o circuito de referência do seu modelo de ventoinha.
Se há resistores com defeito, substitua por modelos com a mesma resistência. O mesmo vale para capacitores. Leve os modelos em uma loja de eletrônicos, caso não saiba as especificações.
Você vai precisar tirar a solda e soldar novamente as peças. Teste antes de reinstalar o motor no alojamento. Então, encaixe novamente e coloque as presilhas e componentes para firmar o motor no ventilador.
Reinstale a lâmina do ventilador de refrigeração / radiador no motor. Coloque a lâmina do ventilador no eixo do motor de refrigeração / radiador de reposição.
Se não for reinstalado manualmente, bata suavemente no lugar com um martelo de borracha, tomando cuidado para não danificar a lâmina do ventilador ou o motor.
Reinstale o conjunto da ventoinha no radiador
Materiais necessários
- Alicates
- Jogo de chaves de fenda
- Conjunto de soquete
- Conjunto de chaves
Reinstale o conjunto do ventilador de refrigeração / radiador novamente no veículo. Coloque o motor do ventilador de refrigeração / radiador e o conjunto de volta no veículo.
Reconecte as peças de retenção, os conectores elétricos e qualquer suporte restante. Reinstale quaisquer outros itens removidos durante a desmontagem. Reserve um minuto para verificar novamente a instalação. Reserve alguns minutos para examinar a instalação do conjunto de ventilador de refrigeração / radiador de substituição.
É muito fácil, mesmo para um profissional experiente, ter pressa e esquecer algo. Reconecte a bateria e reconecte os terminais à bateria. Conecte o terminal positivo (+) primeiro, seguido pelo terminal negativo (-). Os cabos e terminais da bateria são codificados por cores. O positivo (+) é marcado em vermelho e o negativo (-) é preto.
Conecte e teste a ventoinha do veículo
Substitua a ventoinha no seu radiador, lembrando de conectá-la novamente ao fio. Prenda-o no lugar com sua catraca e teste-a ligando seu carro. Na maioria das vezes, seguir estas etapas corrigirá o ventilador do radiador.
Dê partida no motor. Preste atenção ruídos incomuns, como trituração ou qualquer coisa que pareça fora do comum, ligue o veículo. Verifique o funcionamento do motor do ventilador de refrigeração / radiador. Ligue o ar condicionado e veja se o ventilador liga. Quase todos os fabricantes projetaram a ventoinha de resfriamento enquanto o ar condicionado está em operação.
Quando a operação do ventilador de refrigeração / radiador estiver funcionando quando o ar condicionado estiver ligado, permita que o motor atinja a temperatura operacional.
Um manual de reparo pode ajudá-lo a determinar essa temperatura exata, se necessário.
Um conjunto de ventilador de refrigeração / radiador funcionando corretamente ajuda a garantir a vida e o desempenho do seu veículo. Muitos fatores afetam a longevidade de qualquer veículo, mas um sistema de refrigeração funcionando corretamente é uma parte muito importante dessa equação. Se, a qualquer momento, você achar que pode usar a mão para substituir um motor de ventilador de refrigeração / radiador, entre em contato com um profissional.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Você sabia que o radiador do seu veículo também precisa de manutenção?
Como limpar o sistema de arrefecimento?
Ventoinha do radiador não liga ou não desliga! O que fazer?
Água no óleo do motor, o que fazer?