Como ajustar farol de moto?
Ser capaz de ajustar seus faróis de motocicleta é um passo fundamental para garantir sua própria segurança. Haverá momentos na estrada quando o farol é sua única fonte de luz. Os faróis podem mudar de posição devido a uma variedade de razões. É importante que você saiba ajustar rapidamente os faróis para economizar tempo de ter que corrigi-los durante uma viagem.
O manual para o Farol de moto
O manual da motocicleta lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre o ajuste do farol de sua motocicleta, então leia com atenção. Ele lhe dirá se você será capaz de ajustar os faróis manualmente ou se precisará de uma ferramenta para soltar parafusos primeiro. Use o manual como um guia para aprender onde todos os principais componentes estão localizados.
Leia também
Pontos de referência para ajuste de farol de moto
Pontos de referência serão vitais para garantir que você ajuste corretamente os faróis da sua motocicleta todas as vezes. Comece marcando um ponto a cerca de 5 m a 8 m de distância de uma parede plana ou de uma porta de garagem, preferencialmente em um local plano. Meça a distância desta marca até o seu farol. Meça a mesma distância do chão para cima na parede ou na porta da garagem e marque esse ponto. Você terá criado agora um ponto de referência de nível, que você pode usar toda vez que tiver que fazer ajustes nos faróis de sua motocicleta. use um suporte central para a moto, ajudando a deixá-la reta.
Parafusos para o ajuste dos faróis da motocicleta
Uma boa dica é afrouxar e apertar os parafusos ou parafusos que fixam os faróis no lugar, regularmente. Você deve conseguir fazer isso rapidamente. Você precisa fazer isso porque vai impedir que os parafusos fiquem muito apertados. Com o passar do tempo, a umidade do ar causará ferrugem nos parafusos. Se você não os soltar rotineiramente, eles podem ficar rígidos demais para girar. Isso significa que você não poderá fazer os ajustes necessários quando precisar e também poderá alterar permanentemente o ângulo dos faróis da sua motocicleta.
Prática para ajustar os faróis
Este é um passo muito ativo, mas se você praticar o ajuste de seus faróis de motocicleta, você economizará tempo se tiver que fazer ajustes de emergência na estrada. Isso pode ser extremamente importante se os faróis ficarem fora de posição durante o meio da noite. Não há necessidade de tempo, mas você deve ser capaz de ter uma ideia de como ajustar os faróis quando estiver fora da sua zona de conforto.
Fita métrica para ajudar no ajuste
Sempre carregue uma fita métrica com você quando você viaja. Se você fizer isso, isso significa que você sempre será capaz de medir e criar um ponto de referência para ajustes de faróis. Isso será importante se seus faróis ficarem danificados e você estiver no meio do nada.
Ajuste de faróis de moto
Resumindo as etapas, é bem simples ajustar o farol da moto. Você precisa entender o que está ajustando e onde apontar o feixe. Dê uma olhada no manual do proprietário e, em seguida, examine a área do farol para entender o que o manual diz. Geralmente, o ponto de ajuste dos faróis cai em uma das três categorias: Um botão grande ou interruptor elétrico que ajusta o feixe para você, botões pequenos mas expostos, e os ajustadores do tipo parafuso, difíceis de usar e diabolicamente escondidos. Os faróis redondos normalmente giram em torno dos suportes de montagem e tem um pequeno aparelho de ajuste, geralmente abaixo da viga. Este é um dos tipos mais fáceis de usar: gire o parafuso no sentido horário para abaixar o feixe.
Então você pode descobrir que sua moto possui ajustadores expostos que facilitam as mudanças rápidas. Neste caso, girar o ajustador no sentido horário move o feixe do farol para cima. Há outro ajuste, visto apenas dentro da borda inferior da carenagem, que move o feixe da esquerda para a direita.
Finalmente, algumas motos possuem reguladores enterrados. A ideia aqui é que você deve enfiar uma chave de fenda fina por algum pedaço de carenagem e dentro da pequena tomada de plástico. Os dentes da chave de fenda engatarão a roda de metal. Gire de um lado e o feixe se move.
Então, como você deve mirar o feixe? Muitos motociclistas simplesmente se ajustam até que a luz atinja os motoristas que se aproximam e então recuam meia volta. Acredite ou não, existem recomendações oficiais. Encontre um pedaço plano de terra com uma parede branca ou clara em uma extremidade. Coloque a moto entre 5 m e 8 m da parede ou da porta da garagem. Meça do centro do farol ao chão com o nível da moto. Agora vá até a porta da garagem ou parede e marque uma linha na mesma altura acima do solo, e mais 5 cm abaixo. Use um nível para desenhar uma linha de referência horizontal.
Ligue os faróis e suba na motocicleta. O ponto de corte superior do farol baixo deve ficar à direita na linha inferior. Como a maioria das motos possui refletores de alta e de baixa intensidade combinados, definir a altura (e verificar se o feixe está centrado ao longo do eixo longo da moto) é tudo o que é preciso. Mas se você tiver feixes altos separados, faça o centro da luz de alta na linha superior. Aperte tudo não deixe a chave de fenda cutucando a carenagem e aproveite sua viagem!
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como pilotar moto?
Comprar moto boa e barata – Tutorial passo a passo
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!
Farol baixo não acende: o que pode ser?