Como aumentar a durabilidade da bateria do carro? Mitos e verdades!

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

 

Você encontra-se substituindo a bateria do carro a cada 1 ou 2 anos? Baterias de carro tem uma vida útil, o que significa que em algum ponto se você as usa ou não, você terá que substituí-las. Se você está substituindo sua bateria de carro a cada 1 ou 2 anos, vamos dar conhecimentos valiosos sobre as baterias de carro junto com algumas dicas rápidas, e mitos sobre a manutenção de baterias

Manutenção de baterias do carro: limpeza de terminais da bateria

Mantenha os terminais da bateria limpos e inspecione regularmente (mensalmente) para corrosão. Há sprays de limpeza para terminais que funcionam muito bem. Se você não tiver uma capa para os terminais, tem também capas para proteger os terminais que podem proteger contra corrosão e que são muito eficientes.

Leia também

Como saber se o alternador esta carregando?

Com um multímetro em mãos, coloque o medidor no Voltímetro para duas casas decimais (20V) e conecte o cabo vermelho no pólo positivo e o cabo preto no pólo negativo. Anote o valor em um papel. Ligue o carro com ar condicionado desligado e motor frio, anote o valor, e deixe funcionando até o ventilador acionar. Anote novamente o valor. Ligue o ar condicionado, e anote o valor novamente.  Desligue o veículo, espere ele esfriar, faça uma última medição, anote, e desligue o multímetro. Dirija por 15 a 20 minutos para permitir ao alternador gerar eletricidade e carregar a bateria do carro. Ligue o ar condicionado durante o trajeto. Retorne para sua casa e verifique a medição da bateria. O que esperar das medições que você fizer:

Conservando a bateria do carro por mais tempo

Cuidados básicos com a bateria do carro podem estender a vida útil dela e fazer com que seu carro funcione na mais perfeita sincronia por muito mais tempo. (Foto: www.wisegeek.org)

Bateria firme no compartimento

Mantenha a bateria segura e livre de vibrações. Baterias que sacodem pode ser danificadas e o curto-circuito causar danos para o seu carro. Verifique o torque dos parafusos de fixação da bateria ou as cintas de fixação.

Proteja a bateria do seu veículo

Isso significa isolar a bateria das mudanças de temperatura extremas com um kit de isolamento térmico para baterias de carro. Esses kits geralmente já vem com carros novos, mas você pode encontrar substitutos para modelos mais antigos. São protetores térmicos que impedem que a bateria sofra abusos excessivos por variações bruscas na temperatura.

Auxiliar de partida automotivo: invista em um bom carregador de bateria do carro

Invista em um carregador de bateria de carro que vai manter um nível de carga ideal quando seu carro ficar fora de uso depois de  um tempo ou quando você sair de férias. Um auxiliar de partida é um bom aliado nesse aspecto.

Nível de água da bateria

Verifique o indicador de nível de água da bateria do carro regularmente. A maioria das baterias de carro vai indicar se elas precisam de mais água. Leve a um mecânico caso seja necessário repor a água, e só use água destilada específica para baterias.

Viagens curtas constantes podem estragar a bateria do seu carro

Quem faz muitas viagens curtas com o carro, coisa de menos de 15 minutos a 20 minutos, pode ter problemas com a bateria. Além de não dar tempo para ela se recarregar, essas viagens curtas podem ser o suficiente para criar ciclos de bateria que acabam “viciando” a bateria e reduzindo a vida útil dela.

Evite ligar o ar condicionado ou ar quente do carro se ele não estiver na rua ou estrada

Sem o alternador funcionando, a bateria pode começar a descarregar e ficar abaixo do mínimo para o sistema funcionar perfeitamente. O ideal é só colocar os sistemas todos do veículo para funcionarem cerca de 10 minutos depois que o veículo estiver ligado.

Minha bateria descarrega quando o carro está desligado?

Se sua bateria descarrega quando o carro está desligado, é porque ela está conectada a alguns acessórios que podem estar gastando a bateria. Alarme, rastreador GPS, são alguns exemplos. Mas esses sistemas fastam relativamente pouco. Se a bateria está descarregando, os culpados podem ser curtos-circuitos e maus alternadores que não estão efetivamente recarregando a bateria, ou algum elemento do sistema elétrico que está usando a eletricidade do sistema. Talvez uma lâmpada que tenha ficado acesa sem você perceber, ou cabos velhos que estão causando uma fuga de carga.

Cuidado ao fazer a manutenção da sua bateria

Para fazer a manutenção da sua bateria, use luvas apropriadas e desligue o veículo antes da manutenção. Para manutenções que não precisem testar a bateria, desligue a bateria do pólo negativo ou positivo, para não ocorrer o curto e causar choques.

Como você pode ver, estender a vida útil da bateria do seu carro é relativamente simples. Mas você vai precisar dedicar um tempinho para o diagnóstico e manutenção apropriada da bateria para dar a ela a vida útil que ela merece.

Como você cuida da sua bateria? Quais procedimentos de manutenção da bateria você recomenda? Já teve uma bateria arriada em suas mãos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário