Como comprar carros online?
Todo comprador de carros quer que sua experiência de compras online seja relativamente livre de dor. Mas quando você está falando de uma transação que envolve milhares de reais, pode ter certeza que existirão uma série de vendedores enganosos que apenas querem colocar as mãos sobre seu dinheiro suado. Por isso, seguir dicas para compras online de carros com segurança vai tornar a experiência muito mais tranquila.
Compra de carro online: cuidado com os golpistas
Como muitos outros aspectos da vida dos consumidores, as compras de automóveis online estão se tornando cada vez mais populares. Para golpistas, no entanto, isso significa amplas oportunidades para vender carros com defeitos sérios ou mesmo carros roubados para você e outros compradores desavisados. Isso pode levar a golpes que custam muito para seu bolso, principalmente quando os pagamentos são feitos em dinheiro ou transferências bancárias. Portanto, tome cuidado!
Leia também
Cuidados com onde você compra seu carro online
Sites de classificados online são os mais problemáticos na questão de venda de carros usados. Mas vamos ser honestos aqui: há muitos lugares online onde as pessoas correm o risco de serem roubadas. Então, primeiro, pense nos sites que você pretende visitar para pesquisar pelo seu carro. Os vendedores mais honestos utilizarão os sites mais populares e específicos para venda de automóveis. Mesmo assim, não se esqueça de verificar a segurança do site e não realize qualquer transação online ou transferência bancária sem antes verificar tudo sobre o veículo e sobre seu proprietário.
Verifique a idoneidade do vendedor do carro
Saber de quem você está comprando é igualmente importante. Não importa se é uma loja ou pessoa física, faça seu dever de casa para aprender o máximo possível sobre a pessoa que está tentando vender o carro. Uma dica para evitar os golpistas: pesquise o número de telefone do vendedor no Google para ver se ele está associado a outros carros para venda. Se for o caso, pode ser que ele seja um golpista tentando pegar mais vítimas quanto for possível. Com as lojas, aproveite o tempo para verificar classificações e comentários dos clientes online, nas Redes Sociais, e em fóruns. Verifique também a placa do veículo no DETRAN de seu estado para ver se há alguma pendência, ou até se o veículo é roubado. Lembre-se, mesmo se você fizer o test drive de um veículo, pode ser que o vendedor esteja tentando algum tipo de golpe. E prefira sempre comprar de lojas com CNPJ, pois é mais fácil garantir seus direitos como consumidor depois.
Sempre faça um test drive antes de comprar qualquer veículo
Faça um favor a si mesmo: nunca compre um carro usado sem primeiro vê-lo e levá-lo para um teste, preferencialmente com um mecânico de confiança ao seu lado. Isso ajudará a garantir primeiro que o carro online realmente existe, e que você está confortável em dirigir o carro. O test drive também lhe dá a oportunidade de examinar o carro sozinho e tomar nota de possíveis bandeiras vermelhas, especialmente quando estiver dirigindo. Além disso, um mecânico pode inspecionar o veículo e verificar se há algum problema que pode ser caro de resolver.
Cuidado com os preços e formas de pagamento para comprar carros online
Muitos vendedores insistem em transações em dinheiro vivo ou transferências bancárias, não aceitando cartões ou qualquer outra forma de pagamento. Não há problema em ter um tipo específico de transação para selar o negócio. O problema é quanto o vendedor está insistindo demais para que a transferência seja feita às pressas, ou quando ele pede uma entrada ou sinal para garantir o negócio. Só pague pelo veículo depois de verificar todos os documentos, ter um contrato de compra e venda em mãos, e ter feito o test drive. Não se esqueça de fazer a transferência dos documentos para seu nome no mesmo dia, se possível.
Outra questão importante é prestar atenção ao preço do carro. Se ele for bom demais para ser verdade, ou seja, muito abaixo da tabela FIPE, pode ser que há um defeito no veículo, que ele seja roubado, ou que há alguma questão subjacente que você ainda não sabe, mas pode resultar em prejuízos financeiros para você.
Lista de verificação para compras de carros online
Vamos recapitular com uma lista de verificação rápida que você pode usar na próxima vez que estiver procurando comprar um carro online:
Obtenha seu crédito aprovado primeiro. É melhor saber o quanto um carro vai custar todos os meses em um empréstimo do que ser surpreendido com valores altos demais para pagar.
Faça compras nos locais confiáveis, com um histórico de vendas de sucesso e recomendações de amigos e outros compradores.
Não há problemas em comprar de pessoas físicas, mas faça perguntas e certifique-se de que as histórias conferem e de que a compra é de uma fonte confiável.
Faça estas três coisas para ajudar a comprar um carro usado seguro e confiável: teste, pesquisa no DETRAN, e uma inspeção do mecânico.
Não há absolutamente nenhum motivo para transferir dinheiro ou pagar em dinheiro porque o vendedor insiste. É o seu dinheiro. Portanto ou o vendedor aceita seus termos, ou você compra com outra pessoa.
Cuidado com as promoções boas demais para serem verdade. Elas raramente são verdadeiras, e o preço mais baixo não significa necessariamente o melhor negócio. Então cuidado!
Você já fez compras de veículos online? Como foi a compra? Deu tudo certo?.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Compra e venda de carro com dívidas: o que fazer?
Como anunciar sua venda de carro eficientemente?
Comprar peças de carro pela internet é seguro?
Como comprar um carro zero mais barato?