Como consultar sinistro de veículo?
Se você esteve em um acidente de carro, é preenchido um relatório de acidente. Depois, esse mesmo relatório passa para as mãos de uma seguradora, caso o veículo tenha, e então ele pode passar por um processo de abertura de sinistro. Mas por que é preciso saber se um veículo já foi sinistrado ou não? Bem, vamos tentar explicar.
Por que consultar sinistro de veículo?
As companhias de seguros usam o sinistro para processar uma reivindicação de conserto de veículo ou sucateamento do mesmo. É por isso que é importante que você entenda um sinistro de veículo. Isso porque ao comprar um veículo usado, você pode estar comprando um veículo que só pode ser usado como sucata, ou comprando um veículo que já sofreu reparos grandes, o que reduz consideravelmente o real valor do mesmo. Além disso, veículos sinistrados geralmente tem seguros mais caros ou, na maioria dos casos, não podem mais ser segurados.
Leia também
Entendendo a consulta de sinistro
Saber se um veículo já foi sinistrado pode ser um desafio. Existem muitos códigos, símbolos e abreviaturas diferentes no seu relatório. Saber o que cada um significa pode ser confuso, além de tentar entender qual o tipo de sinistro que um veículo sofreu.
É por isso que os DETRANs disponibilizam em seus sites a consulta da situação do veículo. Nessa consulta, é possível saber se o veículo já passou por um pedido de sinistro. Há empresas e despachantes que podem fazer esse serviço por você, mas não é necessário pagar por isso.
Como consultar sinistro de veículos?
Existem algumas maneiras diferentes para consultar o sinistro de um veículo e saber se ele é um veículo considerado sucata (que pode ser usado apenas para peças), ou se já passou por uma abertura de sinistro de média e grande monta, ou seja, um sinistro de reparos grandes que resultam na perda de valor do mesmo e até na impossibilidade de abrir um seguro novo para este veículo.
Existem algumas opções para se realizar a consulta de um sinistro de veículos:
Placa do veículo
Com a placa do veículo em mãos, diversos sites disponibilizam um serviço de consulta de veículos sinistrados, vendo se o mesmo já tem algum tipo de indenização realizada por parte de alguma seguradora. Pode ser necessário também informações como o Estado do veículo.
Verificação no documento do veículo
Ao verificar no documento do veículo, no campo de observação, deve ser procurada a sigla CSV. Próximo a essa sigla pode haver uma sequência de números. Com essa sequência de números, vá até uma unidade do DETRAN mais próxima para obter mais informações.
Vistoria cautelar
O veículo pode ser levado para uma vistoria cautelar. Um valor será cobrado para a perícia, que verificará a situação do veículo.
Consulta pelo DETRAN de seu estado
A maioria dos DETRANs permitem que você consulte a situação de um veículo online, pelo site do DETRAN do estado do veículo. São necessárias informações como placa do veículo e chassi para verificar a situação do mesmo.
Não deixe de verificar se um veículo já foi sinistrado antes da compra. Isso te ajudará a evitar problemas no futuro. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários suas perguntas que iremos ajudar.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Documentação de veículos: quais existem e quais você precisa usar?
Como localizar veículo pela placa?
Perdeu a placa do carro? Como comprar outra nova?