Como cromar motor de moto?
Ao olhar para uma pilha enferrujada de peças clássicas de motocicleta, é difícil imaginar sua antiga glória. Mas com trabalho duro, a maioria das partes pode ser renovada.
Com algumas exceções, todas as partes em uma motocicleta passaram por algum processo de pintura ou chapeamento; O mais conhecido dos processos de chapeamento é, naturalmente, chapeamento de cromo. O acabamento brilhante altamente reflexivo do cromo tem sido um favorito dos fabricantes e proprietários. Mas o que é cromo?
Em poucas palavras, o cromo é um processo pelo qual uma fina camada de cromo é transferida eletronicamente para um componente. O material base é tipicamente aço, mas latão, zinco, molde, magnésio, aço inoxidável e plástico ABS pode ser plado com níquel-cromo.
Leia também
Como cromar motor de moto: preparação
Como com pintura ou pulverização de uma parte, a preparação da superfície é muito importante ao chapeamento. O cromo vai ficar em cima de qualquer imperfeição, arranhões ou manchas; Portanto, o componente deve ser preparado / reparado e polido antes de ser enviado para a cromagem. Você não quer ter um arranhão muito brilhante. No entanto, a maioria das empresas de chapeamento de peças de motocicleta oferecem um serviço de preparação – por uma taxa adicional.
O revestimento decorativo mais comum em motocicletas é o níquel-cromo, assim chamado porque o processo envolve o revestimento de níquel para o componente antes que uma fina camada de cromo seja depositada. O revestimento de níquel é aplicado ao item para dar uma base suave e resistente à corrosão e fornecer a maior parte da refletividade. Ocasionalmente, o cobre também é banhado no componente antes do níquel.
Quando você examina um item cromado, o acabamento brilhante é principalmente o níquel que você está vendo. O cromo simplesmente adiciona uma tonalidade azulada ao acabamento amarelado do níquel.
Limpeza ultrassônica de motor de moto
O processo de cromo começa com um componente polido. A empresa de chapeamento limpará completamente o item para garantir que não haja materiais estranhos, como impressões digitais, óleo, filmes de sabão e compostos de polimento nele. Algumas empresas utilizam um tanque de limpeza ultra-sônica com produtos químicos de limpeza em tamponados quentes especiais para garantir a limpeza do componente a ser cromado.
Depois que o item foi completamente limpo, ele é lavado na água, em seguida, anexado a um gancho de cobre (para boa condutividade elétrica). A limpeza adicional é necessária neste momento por imersão em um ácido diluído e banho de água. Outra lavagem de água limpa segue antes que o item esteja finalmente pronto para chapeamento.
Prevenção de descascar na cobertura de cromo do motor de moto
O primeiro revestimento para muitos componentes é cobre. O objetivo do cobre é impedir a reação com o material base de ácidos encontrados em camadas subsequentes de níquel. A camada de cobre também garante uma boa adesão, o que ajuda a evitar a descascamento.
Se nenhum outro trabalho de polimento for necessário, o item será lavado e transferido para a solução de níquel onde uma camada pesada (ou várias camadas) de níquel brilhante é aplicada. Este revestimento forma o principal efeito decorativo (brilhante ou brilhante) da peça.
Depois que o revestimento de níquel vem o cromo. A camada cromada é na verdade uma camada dura e resistente à corrosão, de metal translúcido que atua como uma barreira para impedir que o níquel enfurecesse ou se torne maçante. Mais trabalho segue o cromo antes da fase final que é para mergulhar a parte em solução quente para neutralizar e selar o revestimento.
Embora o chapeamento de cromo seja um acabamento duradouro, o tempo e o uso danificarão sua aparência. A boa notícia é que o cromo pode ser removido eletronicamente da maioria dos itens (incluindo silenciadores). O cromo pode ser recuperado pela maioria das empresas de chapeamento especialistas. A re-aplicação do cromo fará a parte parecer nova, que é algo que todos os restauradores de motos clássicas se esforçam.
Quanto custa cromar motor de moto?
O preço é cobrado por centímetro quadrado da peça ou pelo peso. Um motor de moto pequena, sai entre 15% e 30% do salário mínimo. Motos médias, entre 30% e 50% do salário mínimo. Motos grandes, a partir de 50% do salário mínimo.
Lembrando que quanto mais trabalho for necessário para o preparo do motor, mais você terá de desembolsar.
https://youtu.be/AwWjsKsq3s0
Você já cromou um motor de moto? Como foi?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Cera para moto: como escolher e aplicar?
Como amaciar o motor de moto?
Qual a melhor moto 250cc? Como escolher?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!