Como dirigir gastando menos?
Atualmente, o setor automotivo tem se preocupado bastante em criar carros mais econômicos e menos poluentes.
Para isso, foram desenvolvidas diversas soluções como carros híbridos e sistema start/stop. Infelizmente, esses sistemas ainda não são muito utilizados no país e encontrados somente em veículos de médio a alto preço.
Com o trânsito dos centros urbanos cada vez mais caótico e o preço dos combustíveis também nas alturas, uma saída para a maioria dos proprietários de veículos é adquirir carros econômicos.
Porém, quem não possui um veículo desse tipo não precisa ficar triste. Independente do modelo e do tipo de carro, a maneira de dirigir também influencia no consumo de combustível.
Leia também
Há algumas dicas que podem ser seguidas e que ajudarão a economizar combustível:
- Mantenha uma marcha adequada para cada velocidade. Andar em baixa velocidade com uma marcha alta ou o oposto faz com que o veículo gaste mais combustível do que o necessário.
- Você deve adaptar o seu estilo de condução ao tipo de carro. Dirigir um carro 1.0 é diferente de um carro 1.6, 2.0, V6 e por aí vai. Carros menos potentes necessitam de mais aceleração antes da troca de marchas, o que não acontece com veículos de maior potência.
- Não dê aceleradas bruscas, fortes arrancadas. Essas situações desperdiçam bastante combustível, o melhor é acelerar suavemente.
- Mantenha a manutenção do veículo em dia. Dê nada adiante dirigir de maneira correta se o veículo não é bem cuidado. Nessa situação ele continuará consumindo mais combustível do que o normal. Dê atenção especial ao filtro de ar, filtro de combustível, bicos injetores, velas de ignição, válvula termostática, sensor de temperatura da água e sonda lambda. Também realize a troca de óleo periodicamente.
- Verifique se as rodas estão alinhadas e os pneus corretamente calibrados.
Seguindo as dicas acima você irá dirigir gastando menos, contribuirá para o meio ambiente e ainda economizará dinheiro.
Aproveite e veja porque o ar condicionado tira a potência do motor e faz o veículo consumir mais combustível.
Se você tem grana sobrando e é ecologicamente correto, confira também o Toyota Prius (carro híbrido mais famoso do mundo e que desembarca no Brasil).
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Quais os melhores aditivos para gasolina?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?
Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?