Como escolher pneu de moto?
Pneus de compostos rígidos, compostos macios e compostos intermediários. Parede larga, parede estreita, pneus super aderentes, pneus de alta quilometragem, pneus de rua 100%, pneus de off-road 100% e tudo entre 80/20, 70/30 e até 50/50. Confuso, não é?
Nada disso importa se você não souber qual pneu de motocicleta se encaixa na sua moto. O ajuste não é apenas sobre tamanho, existem vários outros fatores a serem considerados, então vamos mergulhar nos detalhes da escolha do pneu de moto certo para suas necessidades.
Como ler o tamanho do pneu para moto?
Este é o primeiro lugar para começar e, em seguida, vamos nos aprofundar nos detalhes. Tendo conversado individualmente com milhares de clientes, a realidade é que a maioria das pessoas não sabe que tamanho dos pneus suas motos estão correndo.
Leia também
- Pneu gastando de um lado só! O que pode ser?
- Tudo que você precisa saber sobre rodas esportivas para carros
Como você encontra o tamanho dos pneus de suas motos? Existem três formatos de tamanho comum para pneus de rua: dimensionamento métrico (mais comum), alfa numérico (principalmente para motos cruiser) e dimensionamento de polegadas (principalmente motos off-road)
Olhe para seus pneus. Se a sua moto estiver executando rodas de pós-venda, o tamanho real do pneu pode ser diferente do que está listado no manual do seu proprietário ou no adesivo de especificações da sua motocicleta.
Se você sabe que sua bicicleta é 100% de ações, pode verificar o manual do seu proprietário ou uma folha de dados on-line.
Entendendo os números e letras do pneu
Entendendo os números e letras dos seus pneus:
1. Tamanhos de pneus métricos: (formato mais comum de pneu de motocicleta)
180/70R-16: Este é o número que você está procurando.
O primeiro número (180) é a largura do pneu em milímetros.
O segundo número (70) é a proporção, que é a altura da parede lateral. A altura é de 70% da largura ou 126 mm de altura.
O terceiro número (16) é o tamanho da borda. Nesse caso, o tamanho da borda tem 16 polegadas de diâmetro.
A carta entre o segundo e o terceiro números, R ou B dirá se você se o pneu for preconceito ou radial. Se não houver carta, o pneu é preconceituoso.
2. Tamanhos de pneus alfa numéricos de motocicleta:
MU85B16: Esta é a sequência alfa/numérica que você está procurando.
O primeiro conjunto de letras é a largura. MU = 140 milímetros. Faça referência a um gráfico de conversão de tamanho de pneus para todas as quebras de designação de cartas.
A próxima carta será B ou R para preconceito ou radial
O último número será o tamanho da borda ou o diâmetro da borda.
3. Numérico: (principalmente motos off-road, vintage ou sidecars)
5.00-16: Este é o número que você está procurando.
O primeiro número (5,00) é a largura do pneu em polegadas. 5.10 = 127 milímetros
O segundo número é o tamanho da borda ou o diâmetro da borda, que neste caso é de 16 polegadas.
Os tamanhos de pneus numéricos normalmente são executados de 2,75 ou 80 mm ou MH até 6,0 ou 150 mm ou MV. Veja um gráfico de conversão de pneus de rua para ver todos os tamanhos no meio.
Pneu radial ou Diagonal?
Os pneus diagonais eram os originais e são mais adequados para cargas pesadas, e é por isso que os vemos na maioria dos cruzadores pesados e em aplicativos de motocicletas. Os pneus diagonais são feitos de camadas de cabos depositados de contas a contas correndo pelo pneu em camadas alternadas compostas de materiais como nylon, rayon ou poliéster. Isso contribui para uma parede lateral muito rígida, que terá muito peso, mas os pneus ficam quentes e são menos ágeis do que seus irmãos e irmãs radiais mais recentes.
Os pneus radiais, que chegaram ao mundo das motocicletas em aplicações muito limitadas nos anos 80, passam por radialmente suas camadas através do pneu e geralmente são feitas de aço. Essas camadas alternadas de cintos de aço são empilhadas apenas na área do piso do pneu.
Os cintos de aço dissipam o calor mais rápido que os cordões de viés e as paredes laterais dos pneus radiais são mais finos e mais flexíveis, permitindo que o pneu seja mais ágil e forneça mais feedback do que um pneu diagonal.
Classificação de carga de pneus de motocicleta
A próxima série de números e letras (77h) será a classificação de velocidade e o índice de carga do pneu. Este código é apresentado da mesma forma para pneus métricos ou alfa/numéricos. Só porque o “tamanho do pneu” é do mesmo tamanho que sua roda ou aro “aceitará” não significa que esse pneu é um bom ajuste para sua motocicleta ou seu estilo de pilotagem.
Os números (77) representam a capacidade de carga do pneu. Nesse caso, 77 significa 908 libras/412 kg. Um gráfico de classificação de carga típico mostra 47 ou 386 libras/175 kg até 87 ou 1.202/545 kg libras.
As letras (h) representam a classificação de velocidade do pneu. Nesse caso, H significa uma velocidade máxima de 130 milhas/210 km por hora. Um gráfico de velocidade típico mostrará J ou 62 mph/100 kmh até W, que é de 168 mph/270 kmh.
Agora, às vezes veremos um ZR no tamanho do pneu e, em seguida, uma etiqueta de número de carga / índice de velocidade diferente a seguir. Este Z indica uma capacidade de velocidade máxima sustentada acima de 149 mph/240 kmh e o 91W indica uma velocidade máxima máxima de 168 mph/270 kmh.
Classificação de velocidade dos pneus de motocicleta
As classificações de velocidade são as seguintes:
J 62 mph/100 kmh
K 68 mph/110 kmh
L 75 mph/120 kmh
M 81 mph/130 kmh
N 87 mph/140 kmh
P 93 mph/150 kmh
Q 99 mph/160 kmh
R 106 mph/170 kmh
S 112 mph/180 kmh
T 118 mph/190 kmh
U 124 mph/200 kmh
H 130 mph/210 kmh
V 149 mph/240 kmh
W 168 mph/270 kmh
Y 186 mph/300 kmh
Z/ZR 149+ mph/240+ kmh
É muito importante que você escolha um pneu para o seu veículo que atenda ou exceda a carga de seus veículos ou seu estilo de pilotagem. Só porque um pneu é do tamanho certo e é barato … não significa que ele poderá “carregar a carga” que você jogará nele ou poderá “sustentar as velocidades que você viaja”.
A classificação de carga e as classificações de velocidade geralmente são negligenciadas quando os consumidores estão escolhendo pneus. Se a execução do pneu que não atende às necessidades do seu veículo ou seu estilo de pilotagem pode levar ao desgaste prematuro dos pneus ou até à falha do pneu. Resumindo, é perigoso! Não faça isso.
Você pode colocar pneus mais largos em sua moto?
Indo mais largo ou ou mais estreito do que o fabricante de bicicletas não é recomendado, a menos que você atualize as rodas para a largura adequada para aceitar o tamanho maior ou mais estreito dos pneus. Vamos explicar.
1. Pneus largos de motocicleta em aros estreitos:
Aperte um pneu de 150 mm (vamos voltar para o gráfico de pneus) … 150 = 6 polegadas em uma borda que deveria aceitar um pneu de 130 mm de largura = 5,0 polegadas beliscará na parede lateral e causará um arco extremo no lado piso do pneu. Este pneu agora “gastará muito rápido” nos cantos e terá muito menos um patch de contato ou borracha na estrada no canto. Não é bom!
2. Pneus estreitos de motocicleta em aros largos:
Isso tem o efeito oposto do que experimentamos acima. Vimos isso quando a KTM e a BMW liberaram motos com um pneu traseiro de 170 e não houve apenas uma ou duas opções de pneus. Muitos caras tentaram administrar um pneu da série 150 e ficaram extremamente decepcionados com a apresentação. Colocando um pneu de 150 mm 6 “em uma borda projetada para um pneu de 170 mm ou 7” de largura, achate completamente o perfil dos pneus. Isso expõe a borda a danos e esse pneu agora levará uma quantidade extrema de pressão ou força para se inclinar para um canto e ficará muito lento para sair do canto. Em essência, ele se tornará como um caminhão em vez de uma motocicleta ágil.
Coloque o pneu de tamanho correto em sua fábrica ou rodas Originais de fábrca e, se você atualizou para as rodas de pós -venda, escolha a camada de tamanho correto para as rodas, não o que o manual do seu proprietário “costumava recomendar. ”
Pneus de motocicleta com ou sem câmara: qual é a diferença?
Isso é uma pergunta muito comum. Mais simplesmente, se você andar de moto, provavelmente precisará de um tubo.
Se sua mototiver rodas fundidas, rodas MAG, rodas forjadas ou rodas de alumínio, você provavelmente está executando pneus sem câmara, pois o interior da roda é liso . Não há lugar para o ar escapar, ao contrário das rodas de raio.
Há exceções a essa regra, como as rodas sem câmara de câmara BMW, que passam os raios para o exterior da borda. Ou as rodas Yamaha Super Tenere, com raios que correm para a banda central no centro da borda, do lado de fora. Essas configurações à parte, a maioria das jantes de raio tem raios, que se projetam no centro do interior da borda, onde o ar fica, e essas juntas vazam ar. E aí está a razão pela qual usamos tubos internos.
Os tubos mantêm o ar dentro do pneu / roda de escapar. Existem maneiras de tornar essas rodas sem câmara de ar, mas geralmente falham e podem deixá-lo preso. As rodas de raio devem ter tubos.
Posso executar pneus sem câmara em uma roda do tipo tubo?
Sim, qualquer pneu sem câmara de câmara pode ser executado em uma borda do tipo tubo, desde que você encaixe um tubo no pneu ao montar o pneu.
Devo ou preciso substituir minha câmara em cada troca de pneus?
Em uma moto de rua, que pode ver mais de 20 mil quilômetros entre as mudanças de pneus, recomendamos totalmente uma troca de tubo a cada troca de pneus.
Em uma moto off-road quando você está colocando apenas horas em um conjunto de pneus e o pneu / tubo não é colocado nas mesmas tensões de calor super alto por horas, dias ou até meses a fio … se o seu tubo ficar bem, use novamente.
Qual é a diferença entre os tipos de câmara de ar?
As câmaras padrão geralmente têm pouco mais de 1,2 mm de espessura. Os tubos de serviço pesado começam em 2,8 mm e até 3,5 mm, dependendo do fabricante.
Os tubos Ultra Duty ou Uber Duty são tipicamente de 4 mm ou mais em espessura, dependendo do fabricante.
Que tamanho de câmara eu preciso para meus pneus?
De volta ao gráfico de tamanho, a maioria dos tubos é dimensionada no método polegadas. Exemplo 3.25-19 O tubo caberá em um pneu dianteiro 90/90-19 ou um pneu MH-19 na roda dianteira.
Os tubos do mesmo tamanho (e espessura) são criados iguais?
Não, agora que sabemos que tamanho de tubo precisamos, precisamos analisar quais hastes de válvula precisamos. Tenha cuidado, às vezes as rodas dianteiras e traseiras exigem um estilo diferente.
Aqui estão as perguntas que precisam ser respondidas ao olhar para as hastes da válvula:
O centro da haste da válvula é central ou montado lateral?
A válvula é de borracha ou metal?
A haste da válvula está reta? Ou tem uma curva de 90 graus?
A base da haste da válvula é rosqueada ou não-thread?
Código da haste da válvula: mais comum
Cmv = válvula de metal central – base rosqueada com porcas
Smv = válvula de metal lateral – base rosqueada com porcas
Tr-4 (moto off-road comum) = cmv
JS-87 = curva de 90 graus de metal central
Eu preciso de uma tira de aro?
Sim, as tiras de aro são muito importantes. Eles impedem que seu tubo seja esfregado ou até perfurado pelos raios onde passam pela borda.
Ponto de equilíbrio do pneu
Os pontos de equilíbrio aparecem na maioria dos pneus orientados para a rua. Os pontos de equilíbrio são colocados pela fabricação de pneus para indicar a parte mais leve do pneu. Como regra geral, ao montar o pneu, é melhor alinhar esse ponto com a haste da válvula.
Isso deve exigir que “menos peso” seja adicionado para obter o equilíbrio da combinação de pneus / rodas. Todos os pneus vinculados à rua ou na pista devem ser balanceados para garantir a melhor estabilidade em velocidade, para promover o desgaste até os pneus e maximizar a quilometragem.
Pressão dos pneus de motocicleta
Executar a pressão adequada dos pneus é a coisa mais importante a ser verificada e permanecer no topo de quando o pneu estiver instalado. A maioria dos “pressões de pneus recomendadas” fornecidas pelo fabricante são claramente declaradas na parede lateral de todos os pneus e indicam uma “carga máxima xxx lbs em xx psi frio”. Outra leitura comum seria “manter xx psi”.
Dependendo da carga que você carrega ou do estilo de pilotagem, as pressões dos pneus podem ser ajustadas para atender às suas necessidades, mas nunca ajustadas mais altas do que a pressão de pneu recomendada por fabricação fornecida.
Nota: A execução de uma pressão reduzida do pneu potencialmente causará desgaste desigual e prematuro dos pneus. Para tirar o máximo proveito dos pneus, fique com as pressões recomendadas da fabricação. Verifique as pressões dos pneus frequentemente com um medidor de pressão preciso do pneu.
Escolha os pneus adequados para sua motocicleta
Os pneus de motocicleta, perdendo apenas os freios de motocicleta, são um dos itens de segurança mais importantes em qualquer motocicleta. Garantir que você esteja executando os pneus adequados em sua motocicleta garantirá que você terá o melhor passeio possível com o resultado preferido.
Pneus mais macios, se você quiser ficar na estrada. Pneus mais duros, se você quiser mais quilometragem. Com mais aderência se você quiser se aventurar mais fora da estrada.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como lavar pneu de moto e carro?
O que fazer com seu pneu usado? Vale alguma coisa?
Como ver a data de validade do pneu do seu carro?
Pneu furando com frequência? Veja o que pode ser!