Como escolher um veículo off-road?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Nos últimos 15 a 20 anos, o número de veículos de quatro rodas 4×4 no mercado tem crescido como nunca. Pode ser difícil determinar qual é ideal para você, especialmente se você está pensando em fazer um pouco de condução off-road. Nem todos os carros 4×4 são capazes de assumir trajetos mais difíceis, e os que estão ainda terão de ser equipado para o terreno específico, clima e uso.

Como você planeja usar um off-road vai fazer uma grande diferença. Off-road vai exigir uma diferente configuração, seja utilizar o veículo como reboque, pecuária, diversão ou simplesmente deslocamentos de casa para o trabalho todos os dias. Quase todo 4×4 será capaz de lidar com essas situações, mas se off-road é o que você está atrás, há algumas considerações extras para fazer antes de escolher o veículo.

Leia também

Critérios importantes na escolha de um veículo off-road

Se você estiver vai usar o 4×4 como um veículo de fim de semana dedicado para aventuras, então conforto provavelmente pode ser deixado de lado, assim como um banco traseiro. Mas, se você também vai usar o veículo para levar as crianças para a escola em seu caminho para o trabalho, ter espaço na cabine e alguns confortos, serão muito mais importantes para você. Querer colocar uma bicicleta ou duas na parte de trás significa certificar-se que o suporte é grande o suficiente para manter as bicicletas e todas outros apetrechos bem presos.

Pensando nos diferentes tipos de atividades que você vai usar o veículo pode levá-lo a um ponto de partida. Além disso, não se esqueça de considerar veículos usados. Novos 4×4 podem ser encomendados exatamente ao seu gosto, mas eles também são mais caros. Você pode encontrar um veículo usado muito bem preparado, com pneus bons já instalados, mas há uma boa chance de este veículo já ter sido usado em algumas corridas difíceis também. Cada opção tem seus prós e contras.

Entendendo os 4×4

Começar com um caminhão 4×4 sólido é o ponto-chave para a compra para off-road, não importa o terreno onde você pretende rodar. Ford, Chevrolet, Dodge, Toyota e Nissan, bem como vários outros fabricantes, têm 4×4 adequados para a condução off-road. Estes veículos incluem, tipicamente, um motor potente com bastante torque. O chassis e suspensão são projetados para saltar sobre buracos e pedras, e eles podem ser sentidos um pouco duros no caminho para o shopping. E, claro, carros fora-de-estrada apresentam verdadeiras capacidades de quatro rodas motrizes, ou seja, todas as quatro rodas recebem a potência do motor para a condução através do gelo, por meio de areia ou lama e cascalho.

Suspensão off-road

Vale a pena analisar se o sistema de suspensão do veículo precisará ser trocado por um mais eficiente do que o modelo de fábrica antes de confirmar a compra do veículo off-road. A comparação pode te dizer se compensa investir em um kit alternativo de fábrica ou em um paralelo. (Foto: www.rsoffroad.com)

Considerando os elementos 4×4

Com o básico no lugar, as opções para off-road entram em jogo, dependendo do terreno. Os pneus são a primeira coisa a considerar, já que tamanhos diferentes e as bandas de rodagem podem ser usados na neve, areia ou terra. A altura pode não ser um problema para off-road no gelo, por exemplo, mas será importante para campos rupestres. Se o 4×4 dos seus sonhos é um pouco mais baixo, ele quase sempre pode ser levantado um pouco mais alto para passar por mais obstáculos.

Peitos de aço podem vir a calhar também. Estes são para proteger a parte inferior do veículo de árvores, pedras e outros detritos. Fabricantes muitas vezes oferecem pratos de derrapagem, como parte de um pacote off-road, que podem ser comprados com um novo veículo, junto com coisas como amortecedores melhorados e pneus off-road mais resistentes. Suspensão especial, pneus especiais e motores e controles de transmissão projetados especificamente para uso off-road também são opcionais muito atraentes.

Lembre sempre que usar alguns recursos off-road em terrenos normais pode causar estragos em um 4×4, porém, por isso é melhor usado apenas quando as coisas correm mal.

O clima certo para o 4×4 certo

A maioria dos veículos 4×4 pode lidar com a maioria dos tipos de condução off-road e a maioria dos climas, também. Mas e se você estiver off-road no Pantanal? Ou puxar um reboque na caatinga brasileira? Se uma dessas situações se aplica a você, há um kit para ajudá-lo em sua insanidade off-road, se suas aventuras levá-lo para climas muito frios ou muito quentes.

Alguns fabricantes oferecem um pacote para o clima frio, que normalmente inclui uma bateria mais potente para partidas a frio, um alternador maior de saída e uma entrada pesada também. Se você está indo para uma área sujeita a temperaturas extremas de frio, um aquecedor de bloco de motor vai manter o motor quente para um começo fácil. Uma vez que o 4×4 está montado e funcionando, o calor do motor vai manter as coisas tostado.

Custos extras do fora de estrada

Opcionais como faróis de milha, suspensão e pneus mais “duros” para off-road podem custar até 10% do valor total de um veículo off-road. E dependendo do uso que você vai dar para o veículo fora de estrada, pode ser que você não consiga escapar destes custos. (Foto: www.americanwheelandtire.com)

No outro extremo do espectro, você pode querer adicionar um cooler do fluido da transmissão, especialmente se você for qualquer coisa de reboque ou se a transmissão é de outra maneira sob carga extremamente pesada. Mais uma vez, alguns fabricantes oferecem um pacote para lidar com apenas uma tal situação, com um cooler de transmissão e um radiador maior para manter o motor funcionando mesmo com muita areia no caminho.

Segurança dos veículos 4×4

Como quase todos os outros veículos na estrada, veículos 4×4 têm se beneficiado muito dos avanços na tecnologia de segurança ao longo das últimas décadas.

Vamos começar com algo que quase sempre tomar por certo, o humilde airbag. Não só saem do centro do volante, no caso de um acidente, mas muitos carros utilizados para o off-road cercam a cabine com airbags para ajudar a prevenir lesões graves. A Dodge Ram 2500, por exemplo, oferece airbags avançados multi-estágio frontais para motorista e passageiro, além de airbags de cortina laterais. Ele também usa um sistema de resposta a acidente avançado que gira em torno de lâmpadas interiores, abre as portas, acende luzes de perigo e desliga o combustível em caso de acidente, seja por você bater em um outro carro na auto-estrada ou uma pedra escondida em um banco de areia.

Sistemas de segurança mais avançados podem ser encontrados em muitos veículos construídos para condução off-road, como o Toyota Tundra. Ele tem sensores de capotamento que implantam os airbags de cortina laterais, além de freios a disco nas quatro rodas com ABS, assistência à travagem e distribuição eletrônica da força de travagem, controle de estabilidade e controle de tração. Lotes de carro tem esses tipos de medidas de segurança a bordo, além de armações rígidas e zonas de deformação para melhor manuseio e menos lesões aos passageiros.

Tomar todas essas sugestões em consideração irá ajudá-lo a encontrar o caminhão 4×4 você quer. Mas isso é apenas o começo.

Kit off-road

No veículo da foto, o kit foi usado para aumentar a altura do veículo e dar maior resistência para a parte inferior do veículo. Porém, suas necessidades podem ser diferentes, o que mudará bastante em seu kit. (Foto: www.houstonoffroadpros.com)

O kit off-road

Uma vez que você tem o veículo, é hora de equipá-lo para sua paixão especial off-road. Existem dois caminhos básicos para tomar: acessórios de fábrica ou produtos de pós-venda.

Acessórios de fábrica podem ser adicionados a um novo veículo quando encomendá-lo. Estes são geralmente os pacotes como discutimos anteriormente – engrenagens para  clima frio ou amenidades de condução off-road, como o peito de aço. Você também pode escolher se o seu novo caminhão tem um engate de reboque desde o início. Conseguir estes pacotes de fábrica quando você compra o caminhão pode colocar um monte de problemas e tempo de oficina fora da equação.

Lojas que vendem produtos de pós-venda, no entanto, são como lojas de doces para os entusiastas off-road. Forros, proteção contra pedaços de rocha, kits de elevação, pneus maciços, tudo que você possa imaginar. Alguns dos acessórios mais comuns incluem o equipamento de reboque, amortecedores, guinchos e macacos infláveis ​​frontais, deixando seu off-road muito mais completo.

A primeira coisa que os proprietários costumam trocar em um novo 4×4 são os pneus. Pneus enormes fazem mais do que ficarem bonitos na cidade, mas também adicionam alto. Pneus off-road, muitas vezes, possuem canais espaçados e terminais secundários, tornando-os mais fáceis de limpar enquanto você dirige.

Depois, há os protetores da grade e lanterna traseira, estribos, farol e lanterna traseira, guarda-lamas, forros, cestas de carga, decalques e centenas de outros acessórios que são úteis na proteção de seu passeio e seu equipamento. Ou talvez, sejam apenas itens legais. É difícil dizer a diferença às vezes.

O preço dos veículos 4×4

Um bom veículo 4×4 novo, hoje em dia, seja ele uma pick-up, SUV ou jipe, vai sair por um valor bem maior do que R$50.000, novo. A média é de R$90.000 para os melhores. Porém, um veículo usado, mais antigo, pode custar bem abaixo disso, mas precisar de algumas modificações. Se um de seus hobbies é a mecânica, pegar um veículo 4×4 mais antigo pode ser um bom passatempo e satisfazer suas necessidades off-road.

Cabe aqui um bom tempo pra pesquisa e planejamento. Escolher um veículo off-road é difícil e são muitos elementos a serem levados em conta. Porém, diversão e a satisfação de realizar um sonho não tem preço. Dito isso, não deixe de fazer as perguntas que ainda tiver no espaço e comentários abaixo. Estamos aqui para ajudá-lo a realizar um sonho.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário