Como estacionar um carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Estacionar o carro, seja na baliza ou em uma vaga normal pode, para alguns, ser uma tarefa quase impossível. Neste artigo sobre como estacionar, vamos oferecer algumas dicas e ajudar com pontos de referência para estas manobras, tornando o estacionamento um pouco menos difícil e estressante.

Como estacionar carros em baliza?

Vamos começar com a técnica de estacionamento paralelo ou baliza. Esta é uma manobra onde você será obrigado a andar de ré e parar entre dois veículos estacionados ao lado da estrada. Alguns lutam com estacionamento paralelo, mas tudo o que você precisa é se posicionar com 2 ou 3 pontos de referência e você vai embora.

Leia também

Uma boa ideia pode ser praticar essa técnica em uma rua tranquila, algumas vezes, apenas para se acostumar com ela, pois, às vezes, você pode precisar estacionar em paralelo em uma rua movimentada.

Passo 1

Ao dirigir ao longo procurando um lugar para estacionar, se houver muitos outros carros estacionados, talvez seja necessário considerar estacionar com a baliza. Se a estrada estiver ocupada, mantenha uma boa verificação no seu espelho retrovisor porque quando você localizar um local ideal, precisará sinalizar para a esquerda para permitir que outros veículos estejam diminuindo a velocidade. Eles podem pensar que você está tomando uma curva à esquerda quando na verdade você vai parar, então diminua a velocidade gradualmente, se possível, para dar tempo ao carro para reagir.

Passo 2

Pare ao lado do veículo que você deseja estacionar atrás. Uma distância ideal é de cerca de 1 metro de porta a porta. Uma vez parado, selecione marcha à ré e assegure-se de que esteja seguro e que nenhum pedestre esteja atravessando e o veículo atrás tenha deixado espaço suficiente para você reverter.

Passo 3

Quando seguro, comece a inverter até que os carros estejam nivelados na traseira. Para estabelecer onde isso está, se, por exemplo, seu carro e o carro à sua esquerda tiverem um tamanho similar, alinhe os retrovisores laterais. Outro ponto de referência é pegar a parte traseira do carro à sua esquerda, em torno do centro da janela traseira esquerda, ou a frente do carro à sua esquerda, dependendo de qual direção estiver. Esses pontos de referência podem precisar ser alterados um pouco, dependendo do tipo de carro que você possui. Mais uma vez, tenha uma prática de ir em uma rua tranquila para estabelecer isso. Uma vez que você está feliz que os carros estão em torno do nível na parte de trás, pode ser uma ideia parar.

Passo 4

Você precisará agora dirigir uma volta completa do volante para a esquerda. Você pode virar para o lado esquerdo por completo, mas isso pode potencialmente deixar a frente do seu carro muito perto da traseira do carro na frente, pois o ângulo de virada será mais fechado. Antes de fazer isso, no entanto, dê uma olhada rápida no seu ponto cego direito, caso haja algum ciclista ou pedestre. A frente do seu carro vai ir para o lado da rua e por isso é potencialmente perigoso.

Passo 5

Uma vez que você está satisfeito com a segurança, lentamente gire a roda uma volta completa para a esquerda, você precisará estabelecer outro ponto de referência. Existem 2 pontos de referência que podem ajudar. Quando o canto dianteiro esquerdo do seu carro se alinhar com o canto traseiro direito do carro parado, você pode, então, dirigir o volante completamente para a direita. Também olhando no seu espelho esquerdo, você notará como está invertendo um triângulo entre seu carro e o meio-fio. Este triângulo, à medida que você reverte, fica menor, quando o triângulo desaparece completamente, é hora de girar até a trava completa. Assegure-se de que, ao dirigir corretamente, você tenha espaço suficiente do carro na frente.

Passo 6

Quando o carro se endireitar, gire um giro da roda para a esquerda para endireitar as rodas. Para estabelecer quando o carro está em linha reta, você deve notar no seu espelho esquerdo que o meio-fio está correndo na rua paralelamente ao seu carro. Usar esses pontos de referência deve manter uma boa distância de estacionamento do meio-fio. Se você achar que ainda está muito longe, avance um pouco e gire novamente para a esquerda e para a direita novamente para endireitar-se. Certifique-se de não estacionar muito perto do carro em frente. Se um veículo estacionar muito perto de você enquanto estiver fora, você pode ter problemas para sair.

Como estacionar um carro

Estacionando com baliza não é difícil, mas vai exigir um pouco de prática da sua parte. (Foto: YouTube)

Estacionamento para carros em vaga normal

Uma vaga normal ou baía é um estacionamento que você pode precisar fazer em um supermercado, por exemplo. Em muitas ocasiões, pode ser simplesmente mais fácil estacionar em uma baía indo em frente. No entanto, você precisa pensar no quão fácil será sair de ré da vaga..

Se as vagas de estacionamento e a estrada estiverem um pouco estreitas, você poderá achar mais fácil fazer a reversão e dirigir nossa frente mais adiante. Fornecido aqui é um exemplo de como você pode querer experimentar o estacionamento da baía de ré. Não precisa ser exatamente assim e, com a prática, você será proficiente para não precisar usar pontos de referência.

Passo 1

Enquanto estiver dirigindo procurando por um espaço livre importante, mantenha uma checagem no seu espelho retrovisor, pois você pode precisar sinalizar para a esquerda para mostrar para qualquer veículo atrás de você que você pretende parar. Quando você parar o carro, pare com uma distância igual dos carros à esquerda e do que está à direita. Isso lhe dará ângulo de viragem adequado na baía e muita distância para a direita para quando o seu carro balançar para fora.

Passo 2

Pare com uma terceira linha de marcação de vagas alinhada com o centro da porta da frente. Este ponto de referência pode ter que ser alterado ligeiramente dependendo do seu carro. Tente encontrar uma área tranquila para praticar se sentir que seus pontos de referência precisam ser alterados.

Passo 3

Uma vez na posição, selecione marcha à ré. Antes de começar a andar para trás, dê uma boa olhada ao redor, pois pode haver pedestres. Também dê uma olhada no seu ponto cego direito, já que a frente do seu carro está indo para a direita e pode haver um ciclista. Depois de tudo claro, comece a se mover para trás e vire para a esquerda. Isso irá guiá-lo para o terceiro compartimento a partir da linha de referência. Enquanto você está invertendo, continue verificando inicialmente o seu espelho esquerdo enquanto você pode começar a ver a linha esquerda da sua vaga aparecendo. Se estiver muito perto da linha, dirija um pouco para a direita.

Passo 4

Quando seu carro começar a se endireitar, você poderá ver a linha lateral direita aparecendo em seu espelho direito. Como você está lentamente invertendo, você pode ajustar de acordo. Lembre-se de manter o carro lento e olhar em volta em todas as direções constantemente. Onde o estacionamento da baía está localizado, é provável que haja pedestres e outros veículos.

Passo 5

Lembre-se, em qual linha você precisa se aproximar para qualquer ajuste, direcione-se para essa linha. Como ponto de referência final, se necessário, alinhe o início da linha da baia direita com o espelho direito enquanto você está invertendo. Isso deve lhe dar uma boa indicação de quando parar de reverter. Se o capô do seu carro for bastante longo, você pode precisar permitir que este ponto de referência vá um pouco mais para voltar um pouco mais.

Dicas para estacionar um carro

Abaixo estão algumas dicas sobre como tornar o estacionamento do seu carro uma tarefa fácil.

Velocidade

Tente e mantenha o carro muito lento. Se você puder imaginar um ritmo de caminhada lento, essa seria uma velocidade ideal. Ao manter o carro a esta velocidade, permite-lhe ser mais preciso com os seus pontos de referência e olhar com mais frequência.

Observação

Essas manobras de estacionamento envolvem a ré, dificultando a visualização. Continue olhando em volta constantemente 360 ​​graus. Crianças e ciclistas tendem a aparecer do nada muito rapidamente.

Veículos e pedestres se aproximando

Pode ser apropriado parar se um veículo estiver se aproximando, só assim você pode ter uma ideia do que eles planejam fazer. Se parece que eles vão esperar e deixar você continuar, então continue. Se parece que eles querem se aproximar, pode ser uma boa ideia deixá-los sair do caminho antes de continuar.

Prática

Essas manobras podem ser estressantes quando você não está muito confiante em sua habilidade, especialmente se houver outros veículos esperando. Se possível, encontre um local tranquilo onde você possa gastar um pouco de tempo para praticar como estacionar. Você deve descobrir que isso aumentará sua confiança.

Cinto de segurança

Você pode achar que, ao engatar a ré o cinto de segurança o impede de olhar em volta com eficiência. Não se sinta seduzido em remover o cinto de segurança, pois você pode se colocar em risco principalmente em vias movimentadas.

https://youtu.be/7IQit_BpGdQ

Espelhos adicionais

Ter espelhos adicionais instalados nos seus espelhos laterais não é apenas barato, como também pode ajudar na segurança pois permite que você veja áreas que seus espelhos laterais padrão nem sempre conseguem ver. Se você tiver dificuldades em estacionar, estacionar paralelamente ou na baia, esses espelhos também podem beneficiá-lo em termos de compreensão das distâncias de obstáculos como curvas e linhas de acesso.

Quando parar o veículo?

Pode ser um pouco difícil saber quando parar enquanto na ré. Uma boa referência é quando você pode ver as luzes do carro no seu espelho retrovisor. Desde que você possa vê-los enquanto na ré, você não vai bater o carro. Quando os faróis dianteiros dos carros simplesmente desaparecem do seu espelho retrovisor, você ainda terá um bom metro ou mais de distância deles. Esta é apenas uma estimativa aproximada e, claro, não se aplica a veículos grandes ou mais altos para os quais você está dando ré.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos te ajudar a estacionar melhor!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário