Como fazer test-drive de um Tesla?
O Tesla Model S é o cara que tem ganho maior destaque no mundo automobilístico. É uma verdadeira revolução, pois é um dos primeiros carros elétricos que mescla design e desempenho em excelente proporção. Sua maior qualidade, a autonomia de mais de 300 km em uma única carga, chama a atenção e envolve cada vez mais compradores potenciais. Mas será que ele é tudo isso mesmo?
Test Drive Tesla
Uma das estratégias de venda da Tesla Motors se baseia principalmente na experiência do Test Drive do veículo. Você poderia dizer que qualquer veículo hoje possibilita o Test Drive, mas a Tesla não quer vender apenas um carro: ela quer vender uma experiência, uma revolução. Quem já teve a experiência de dirigir ou comprar um carro híbrido sabe que há uma desconfiança com os motores elétricos. O mesmo acontece com o Tesla, já que é uma tecnologia ainda muito nova. Para conter a desconfiança, o Test Drive.
Leia também
O vendedor vai te deixar extremamente confortável. Além disso, são vendedores que não trabalham por comissão, e que em nenhum momento te pressionarão para comprar o carro. Quem já fez um Test Drive em uma concessionária de carros tradicional sabe o desespero do vendedor para que você compre o veículo. No Test Drive do Tesla, o vendedor está lá para responder suas dúvidas e te ajudar a viver a experiência do moderno Tesla. Testar, dirigir e comprar esse carro são experiências únicas, que valem cada minuto de seu investimento.
O que esperar de um Tesla?
O Tesla é um veículo bem proporcionado, de linhas simples, com design moderno. A falta de um motor convencional o permite ter um capô mais baixo para um visual elegante e desportivo. Detalhes, como maçanetas cromadas e que só aparecem quando você se aproxima do carro, são as cerejas no topo do bolo. O interior é altamente luxuoso, em uma combinação de couro macio, madeira polida e brilhante acabamento de alumínio. Na parte superior, um teto de vidro panorâmico proporciona uma sensação de espaço.
Para controle do veículo e para a mídia, uma tela enorme sensível ao toque está no painel. Esta integra mídia, controle de cabine, dados do veículo, conectividade de telefone e um GPS com Google Maps já incluso, além da possibilidade de criar um hotspot 3G em seu carro, compartilhando a internet para os ocupantes do veículo..
Um aplicativo Tesla em seu smartphone irá permitir que você controle o seu carro, não importa onde você esteja. Ele não só permite que você monitore a carga total de bateria do veículo, mas também permite que você ligue o sistema de controle de temperatura, abra ou feche o teto solar, e até mesmo localize o carro em um mapa. O carro também pode alternar entre modos de desempenho mais esportivo e modos mais urbanos, alterando o tempo de resposta para a aceleração. Isso é interessante, porque, diferentemente de um carro com motor tradicional, cheio de engrenagens e sistemas de transferência de potência e torque, o sistema elétrico transmite a potência toda para as rodas quase que imediatamente.
Podendo chegar a mais de 200 km/h e indo de 0 km/h a 100 km/h em 4 segundos, o Tesla, em seu modelo mais rápido, não fica muito atrás dos carros esportivos modernos, com a vantagem de ser um veículo altamente silencioso. Outra característica do sistema de transmissão elétrica é o seu sistema de travagem regenerativa, que é concebido para recarregar o conjunto de baterias por meio da colheita de calor extraído dos freios e a conversão da energia cinética em energia elétrica.
O que não esperar de um Tesla?
Algumas das vantagens acima não estão disponíveis em todos os modelos do Tesla. E embora várias tecnologias no veículo sejam muito inteligentes, alguns sistemas são um tanto “complicadas”.
Por exemplo, o sistema de travagem regenerativa do Tesla vai imediatamente “agarrar” os freios para capturar a energia cinética no momento em que o pedal do acelerador é levantado. A transição abrupta é completamente automática, e as luzes de freio ligam mesmo que seus pés não apliquem qualquer pressão nos pedais. É possível até parar o carro completamente se você for devagar, sem sequer encostar o pé nos freios. A vantagem é que o sistema pode ser escalado para modos de “baixa regeneração”.
Vale a pena comprar um Tesla?
O Tesla Model S é um carro elétrico, mas é um grande erro se acreditarmos que é tudo o que ele tem para oferecer. Inovações técnicas do Tesla começar em seu sistema de transmissão elétrica, mas temos também um grande desempenho e luxo junto ao carro. Não é um carro muito barato, com o preço do modelo mais básico começando em US$57.500. Se você for importar o carro, o valor final vai ser pelo menos 100% mais carro. Alguns estados norte americanos dão incentivos fiscais para carros elétricos, descontos que podem ser altamente vantajosos para os compradores. É uma inovação e tanto, mas, como não existem concessionárias nem rede de atendimento autorizada Tesla no Brasil, é melhor esperar um pouco mais. Se você está na América do Norte, na Europa ou Ásia, aí sim, pensar no Tesla como seu veículo é uma real possibilidade, além de muito econômica. Para você ter uma ideia, um “tanque” cheio do Tesla roda os mais de 300 km por menos de R$30.
Como fazer o Test Drive do Tesla?
Você pode ir para o site da Tesla Motors e agendar um Test Drive. Dependendo de onde você mora, a Tesla Motor pode ir até você, seja no escritório, na rua, ou na sua casa, para levá-lo a um Test Drive. Se você conhecer um proprietário de um Tesla, a fabricante ofereceu alguns convites de “Test Drive VIP”, que permite você testar um carro durante a noite, testando também o carregamento do carro, como ele tem o desempenho no dia a dia em uso normal, etc. Esse tipo de Test Drive só está disponível na América do Norte, Europa e Ásia.
Para os brasileiros, além de feiras de carros e eventos automobilísticos, a Tesla Motors promove eventos internacionais para expor e possibilitar o Test Drive de seus veículos. No site da fabricante há uma agenda com todos os eventos próximos, bastando você pesquisar para saber onde ir. Ainda não existem concessionárias Tesla no Brasil, mas pode ser possível fazer o Test Drive em lojas de carros importados, caso eles tenham o modelo.
Você já dirigiu um Tesla? Como foi a experiência? Valeu a pena?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como anunciar sua venda de carro eficientemente?
Qual o melhor carro para Uber?
Quando comprar carros antigos pode ser um bom negócio?
Como vender um carro?