Como funciona o financiamento de moto usada?
Se você estiver no mercado para uma motocicleta usada, pegar um financiamento poderia ajudá-lo a pagar pela sua compra. Mas primeiro você precisará comparar as taxas de juros, pagamentos mensais e outros fatores para ver se um financiamento para motocicleta usada é adequado para você.
Como funciona o financiamento de moto usada?
Você precisa saber que não há financiamento para todos os modelos de motos usadas. Há, geralmente, uma limitação no ano de fabricação, entre 5 e 10 anos a partir da data da compra. Há algumas exceções de financiamentos para motos antigas, mas que precisam atender a outros critérios.
Leia também
Depois, você precisará definir um orçamento e decidir o quanto você está disposto a pagar antes de fazer comparações de financiamentos. Você também precisará decidir se deseja comprar uma moto que você pode pagar em dinheiro ou se precisar obter um financiamento para moto usada.
Não tire um financiamento sem fazer sua pesquisa primeiro. Comece comparando diferentes motocicletas e opções de financiamentos. E aqui está o que você deve saber antes de colocar seu dinheiro e crédito na linha.
Onde comprar uma motocicleta usada?
Se você não tem certeza de que tipo de motocicleta você quer ou você tem seu coração definido em uma certa moto, as compras de comparação podem ajudá-lo a obter o melhor negócio. Aqui estão alguns lugares para fazer compras.
1. Concessionárias
Quando você inicia sua busca de motocicleta, é fácil gravitar para os revendedores de motos. Você pode navegar por uma variedade de motos pré-propriedade com elas – às vezes você pode até mesmo procurar on-line no conforto do seu sofá.
Algumas concessionárias permitirão até mesmo programar os testes através de seus sites. Pesquisando um inventário on-line pode ajudá-lo a comparar um grande número de motos e preços, sem pressão e tempo de investimento de falar com um vendedor. Você pode até ser capaz de se inscrever on-line para ver se você pré-qualificado para um financiamento – mas até concluir um aplicativo formal, você não será garantido aprovação ou termos de financiamentos específicos.
Comprar de uma concessionária pode significar receber uma moto que está em melhor estado do que você encontraria em outro lugar. Ao contrário dos vendedores privados, os concessionários têm que se preocupar com suas reputações. Então, eles podem ser mais propensos a comprar e vender motocicletas bem mantidas e fornecer divulgações antecipadas sobre a história e a condição de suas motos.
2. Vendedores privados
Se você não quer passar pelo revendedor, também pode tentar comprar de um indivíduo ou partido privado. Vendedores privados provavelmente têm conhecimento mais íntimo da história de suas motos e podem estar dispostos a ajudá-lo a entender os melhores pontos de operação.
Claro, não é seguro supor que um vendedor lhe dirá tudo. É bom inspecionar a moto, pedir um mecânico para te ajudar, e verificar nos documentos da motocicleta se há algum problema ou limitação.
Verifique o número de chassi do veículo da motocicleta para ver se ele foi roubado ou tem outros problemas como um recall não resolvido. Você geralmente pode localizar o chassi na estrutura da moto perto do guidão ou pelo bloco de motor ou cilindros.
Como concessionárias, muitos vendedores privados listam suas motocicletas online. Alguns sites populares para vendedores privados incluem Webmotors, OLX, Mercado Livre, entre outros.
Qual score é bom para financiamento de moto e onde pegar o financiamento?
Um score a partir de 650 pontos vai te proporcionar melhores chances de um bom financiamento. Porém, vale lembrar que quanto maior o score, melhor.
Nem todos os credores oferecem financiamento para motocicletas, mesmo que financiem outros veículos. Mas isso não significa que você será curto em opções. Compras para ofertas de financiamentos através de vários credores podem ajudá-lo a encontrar o melhor negócio para você. Aqui estão alguns lugares para comprar um financiamento de motocicleta usado.
1. Bancos e cooperativas de crédito
Mesmo se você estiver comprando sua motocicleta de uma concessionária, você pode obter financiamento separadamente através de um banco ou união de crédito – e isso pode significar obter um melhor negócio para sua situação.
Indo através de um banco ou união de crédito pode permitir que você obtenha pre-aprovado por um determinado montante e termos de financiamento. Ao contrário do financiamento de revendedores, você pode usar sua oferta para fazer pesquisas para encontrar a melhor moto usada em suas capas de oferta. Observe que você precisa completar uma aplicação completa com o banco ou a cooperativa de crédito antes de ser formalmente aprovado para um financiamento, e você pode ser oferecido termos diferentes do que o que você foi pré-aprovado.
Enquanto o financiamentode um banco ou cooperativa de crédito pode economizar dinheiro, também pode levar mais tempo. Se você optar pelo financiamento do revendedor, você estará solicitando um financiamentoe comprando sua moto em um só lugar.
Além disso, cada banco e cooperativa de crédito tem seu próprio processo para diminuir ou aprovar financiamentos de motocicleta.
Outros credores permitem que você solicite um financiamentousado-motocicleta diretamente através de seus sites. Mas se esqueça de ser aprovado para as melhores tarifas – você pode nem mesmo ser capaz de se aplicar a todos se você ainda não é membro da União de Crédito.
2. Credores online.
Os credores on-line oferecem financiamentos para motocicletas usadas sem você ter que visitar um ramo bancário ou se tornar um membro da cooperativa de crédito.
Você pode usar sites de comparação para fazer comparações em termos potenciais para financiamentos usados para a motocicleta antes de se inscrever.
Tente não apressar o processo. O financiamento on-line pode ser atraente por causa da conveniência, mas você ainda precisará colocar em tempo para ler e comparar ofertas. Certifique-se de revisar a impressão fina para taxas e custos inesperados, como penalidades para pagar suas taxas de juros iniciais ou flutuantes do seu financiamento.
3. Concessionárias
O financiamento de revendedores e concessionários permite que você cuide do seu financiamento e sua compra em um só lugar. Com esta opção, você pode solicitar seu financiamento diretamente através do revendedor.
Mas essa conveniência pode vir a um preço. O financiamento do revendedor pode ser mais caro e pode impedir você de comparação de compras.
Por exemplo, um financiamento através da Yamaha pode estar disponível apenas para determinados modelos Yamaha.
Se você quiser evitar visitar vários locais, mas você ainda quer passar por um revendedor para o seu financiamento, considere a aplicação on-line ou por telefone. Muitos revendedores agora oferecem a opção de solicitar financiamento antes de visitar seus showrooms.
Vale a pena um financiamento de moto usada?
Comprar uma motocicleta usada com dinheiro pode ajudá-lo a evitar acusações financeiras e outras dificuldades, mas se você não estiver em posição de comprar uma motocicleta, considere esta informação primeiro.
1. Vantagens
Os veículos usados se depreciam mais lentamente do que novos veículos. Financiamento de uma motocicleta usada pode ser um movimento inteligente. Novos veículos depreciam ou perdem valor, rapidamente nos primeiros anos. Isso pode deixar um dono devido mais em um financiamento do que um veículo vale a pena.
Motocicletas retêm valor. As motocicletas podem ser uma boa aposta para financiamento, uma vez que não necessariamente perdem valor tão rapidamente quanto os carros. Uma motocicleta bem conservada ou rara pode manter o valor ou aumentar o valor ao longo do tempo.
Tirar um financiamento ajudará você a ter acesso ao transporte. Tirar um financiamento pode ser uma boa opção quando você precisa segurar o transporte e não tem o luxo de esperar para economizar dinheiro. O financiamento permitirá que você compre uma moto agora e retribua o que você emprestou ao longo do tempo.
Construa seu crédito. Como um financiamento automático, reembolsar um financiamento de motocicleta usado também pode ajudá-lo a construir seu crédito. Contanto que você faça seus pagamentos como agendado, seu financiamento usado-motocicleta pode ajudá-lo a construir um histórico de pagamento positivo e um perfil de crédito mais completo, ambos os quais podem ajudar a aumentar sua saúde de crédito.
2. Desvantagens
Um financiamento pode ser caro. Dinheiro emprestado geralmente significa pagar juros e taxas ao seu credor, tornando-o mais caro do que se você tivesse comprado sua moto com dinheiro.
Financiamentos de motocicletas usadas virão com taxas de juros mais altas do que os financiamentos de nova moto. Financiamentos de motocicleta usados geralmente têm custos efetivos totais mais altos, ou CETs do que financiamentos para novas motos. Seu APR incluirá a taxa de juros e quaisquer taxas.
Risco de inadimplência: as altas taxas de juros tornam mais caras para pedir dinheiro emprestado. Altas taxas geralmente significam pagamentos mensais mais altos e potencialmente mais dificuldade em pagar seu financiamento. Faltar com um pagamento de financiamento pode significar danificar seu crédito.
Dicas para comprar uma motocicleta usada
Antes de comprar sua próxima moto, certifique-se de levar algum tempo para se preparar. Seguir essas dicas pode ajudá-lo a encontrar e financiar uma moto, você ficará feliz com a longo prazo.
Verifique seu crédito: fazendo melhorias no seu crédito pode ajudá-lo a se qualificar para melhores termos de financiamentos.
Calcular os custos da moto: examine seu orçamento para ver o quanto você pode pagar realisticamente para um financiamento a cada mês. Considere o seguro de motocicleta, o registro e os custos de manutenção contínuos também.
Pesquise os preços: explore o mercado para ter certeza de que você está recebendo o melhor preço disponível para a moto que você quer.
Ir para test drives: test drive de várias marcas e modelos e certifique-se de dirigir uma moto em várias condições de estrada antes de comprar.
Negociar: você pode negociar os termos de financiamento e preço de compra para obter o melhor negócio adiantado e fazer reembolso de financiamento mais acessível.
Leve para um mecânico: obtenha sua própria inspeção, independentemente das garantias do vendedor.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
As melhores motos para iniciantes
Como comprar um carro zero mais barato?
Como vender moto financiada?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!