Como funciona o odômetro do carro?
Os odômetros são aparelhos mecânicos que a vários e vários séculos vem sido utilizado para medir a quilometragem. Estes aparelhos estão com seus dias contados após a criação dos odômetros computadorizados.
Os odômetros têm um funcionamento muito interessante, por incrível que pareça a sua maior atração, fica justamente com a simplicidade de seu mecanismo. Um odômetro mecânico não passa de um conjunto de engrenagens com uma incrível variação de velocidades.
Os odômetros mecânicos estão sendo substituídos por odômetros digitais, pois eles oferecem mais opções e tem um preço bem menor. Vejam ainda neste artigo, como funciona os odômetros mecânicos e também os odômetros digitais.
Leia também
Cabo Flexível
- O mecanismo impressionante dos odômetros mecânicos é acionado por um cabo flexível que é feito de uma mola firmemente enrolada. Este cabo gira dentro de um tubo de metal protegido em borracha. Este cabo faz o caminho até o painel de instrumentos, lá ele é conectado ao eixo da entrada do odômetro.
O sistema de engrenagens
- Nos odômetros mecânicos você vai encontrar três engrenagens sem fim. Após o eixo de entrada acionar o primeiro eixo de rosca, ele em seguida aciona uma engrenagem. Depois disso, cada volta completada desta rosca, vira um dente da engrenagem.
- Isso acontece repetidamente, essa engrenagem gira outra rosca, que vai girar outra engrenagem, que vai girar a última rosca e posteriormente a última engrenagem. Esta última engrenagem está acoplada ao indicador de 1 milha.
- Cada indicador deste contém uma fila de linguetas destacadas em um lado, além de um único conjunto de duas linguetas no outro lado. No instante em que o conjunto de duas linguetas dá a volta até as engrenagens de plástico, apenas um dos dentes cai entre as linguetas, isso faz com que o indicador vire até que as linguetas passem. Neste momento ocorre a troca de valores no seu painel do veículo.
Odômetros computadorizados
- Eles geralmente são instalados em uma das rodas. A cada giro desta roda, o imã passa pelo captador gerando uma voltagem. O computador utiliza desta voltagem para calcular a distância percorrida.
- Os carros mais atuais estão sendo fabricados com odômetros computadorizados. Eles utilizam a roda dentada montada na saída de transmissão e um sensor magnético que fica responsável por contar os pulsos conforme a passagem de cada dente da roda.
- A parte mais interessante destes odômetros computadorizados fica na maneira como a informação é transmitida, no lugar daquele cabo girando, está transmissão é feita através de um único fio que transmite não só esta informação, mas também todos os demais dados digitais de seu carro.
A unidade responsável por controlar o motor do carro, trabalha contando e monitorando todos os pulsos e a distância percorrida pelo veículo. Isso impede qualquer tentativa de voltar o odômetro. Isso não é possível, pois ele salva todos os dados na Unidade de Controle do Motor.
Apesar de serem dados complexos e nomes diferentes de peças, os funcionamentos de ambos os modelos são bem simples. O certo é que ambos têm a mesma função e os digitais vão tomando o mercado apenas por serem ainda mais seguros e precisos.
Estamos encerrando aqui este artigo sobre os odômetros e esperamos que todos tenham gostado das informações. Deixe-nos um comentário com sua opinião!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como funciona a suspensão de um carro?
Marcha dura de engatar, o que pode ser?
Marcador de combustível não funciona! O que pode ser?
Motor falhando? Trocando bobina e cabos de vela!