Como funcionam os faróis de Xenônio?
Estes tão repugnados faróis azulados podem ter seus dias de glória chegando em breve. Apensar de ainda não serem tão comuns, eles provavelmente se tornarão padrão. Isso deve acontecer porque os faróis azulados produzem mais luz que os faróis comuns e utilizam menos força. Este tipo de vantagem tornará futuramente inevitável a escolha de faróis comuns.
Como funcionan os Faróis de Xenon?
O sistema tecnológico estimula os átomos que produzem os fótons. Já nas lâmpadas halógenas e lampiões a gás, cabe ao calor fazer esta estimulação. Existem várias tecnologias e formas de eletricidade ou luz que criam este estímulo. A maioria dos carros utiliza lâmpadas halógenas em seus faróis.
Leia também
Aqueles faróis azulados utilizam uma tecnologia diferente, ela recebe o nome de Descarga de Alta Intensidade. As mais comuns de serem vistas atualmente, são as lâmpadas Descarga de Alta Intensidade na forma de luz de vapor de mercúrio e na forma de vapor de sódio. Popularmente conhecida por “Faróis de Xenon”. Elas são usadas em lâmpadas de rua e luzes externas como de estádios. Este tipo de lâmpada é muito popular devido a sua eficiência. Os faróis de vapor de sódio são duas vezes mais eficientes que os faróis comuns.
Estas lâmpadas de vapor de mercúrio e de sódio produzem luz utilizando uma técnica bem parecida à usada em lâmpadas fluorescentes. No caso das lâmpadas fluorescentes, um vapor de mercúrio de baixa pressão é responsável por produzir muita luz ultravioleta, estimulando assim, a substância fosforescente que reveste todo o tubo.
No caso das lâmpadas de vapor de mercúrio são formadas por um gás de alta pressão. A distância existente entre os eletrodos é muito curta e a luz será produzida diretamente sem existir a necessidade da substância fosforescente.
Agora que você já entendeu como funcionam as lâmpadas comuns, vamos conferir a explicação sobre os faróis de Descarga de Alta Intensidade, nestas lâmpadas são utilizadas a mesma tecnologia de alta pressão.
O xenônio ajudou no antigo problema existente nas lâmpadas antigas, eles conseguem um acendimento em um tempo muito menor que as lâmpadas comuns. Estes faróis só não são tomaram conta de todo o mercado ainda, pois eles ainda são bem caros em comparação aos demais faróis de outros tipos.
A expectativa é que no futuro, a produção em número maior e a possível queda no valor destes faróis, facilitem bastante o aumento de sua aceitação pelos usuários, certamente muitas pessoas não conheciam aos seus benefícios.
Quem não gostaria de contar com um farol bem mais potente e que gasta menos energia? Isso tudo é possível com os faróis azulados de Descarga de Alta Intensidade.
Após ler este artigo, os usuários certamente vão buscar saber sobre a diferença de preço e a possibilidade de colocar o anteriormente rejeitado farol de xenon. Deixamos um nosso até breve e nos vemos em um próximo artigo com muita informação e novidade do mundo automobilístico.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Luz amarela no painel: o que é?
Luz de freio não acende, como diagnosticar e consertar?
Farol baixo não acende: o que pode ser?
Quando e porque a luz da injeção eletrônica acende?