Como funcionam os vidros elétricos?
Certamente os mais curiosos já se pegaram perguntando sobre o tipo de mecanismo, que é responsável por fazer os vidros de seu carro subir e descer. Nós criamos este artigo especial para deixá-los super informado sobre os vidros elétricos e você vai entender como funciona.
Subida ou descida automática
- Este recurso de descida automática é bem comum nos carros com vidro elétrico. Ao pressionar e soltar o interruptor de descida, você verá que o vidro descerá até embaixo.
- Este tipo de recurso usa um circuito que monitora o tempo que o botão fica pressionado. No caso do botão ter sido pressionado por menos de meio segundo, o vidro descerá completamente.
- Agora se o botão ficar pressionado por mais tempo, o vidro vai parar na posição exata que estiver no momento em que você solte o botão.
- Os vidros com subida automática são extremamente raros, mas tem o mesmo modelo de funcionamento. Lembrando que estamos falando de ações dos botões.
O grande receio dos vidros que têm subida automática, é que se algo interromper o caminho do vidro, ele vai parar, este tipo de ação é preventiva de acidentes.
Controle externo dos vidros
Este recurso é totalmente controlado pelo módulo que fica na porta do motorista. Ele é responsável por monitorar o interruptor na fechadura. Se a chave ficar virada por mais tempo do que o determinado, este módulo da porta vai enviar um sinal fazendo com que o vidro desça.
O mecanismo de levantamento
Grande parte dos veículos possui este mecanismo. Ele funciona através de pequeno motor elétrico que é ligado a uma série de engrenagens.
O ponto positivo destes vidros é que eles não podem ser forçados a abrir. A responsável por esta segurança é a engrenagem helicoidal. Este tipo de engrenagem possui um sistema de auto-travamento.
Este mecanismo conta com um longo braço que está fixado a uma barra que segura à parte inferior do vidro. Uma extremidade do braço tem a possibilidade de deslizar em uma ranhura da barra à medida que o vidro sobe. Enquanto na outra extremidade da barra, existe uma placa especial que possui dentes de engrenagem engatada à outra engrenagem que é girada pelo motor.
Na imagem acima você pode ver a imagem da barra que citamos anteriormente. Ela está indicada pela cor azul e certamente te auxiliou na hora de compreender o seu funcionamento.
Estamos chegando assim ao final de mais um artigo, este veio repleto de informações e características sobre os vidros elétricos. Certos de ter buscado as mais completas explicações sobre o funcionamento deste equipamento, nós ficamos por aqui. Esperamos ver todos vocês aqui em nosso site em breve!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Manutenção e problemas de vidros elétricos: guia completo!
Qual melhor sistema de segurança para carros?
Vidro elétrico não sobe, o que fazer?
Como desembaçar o vidro do seu carro?