Como lavar o motor do carro?
Então, você lavou o interior e o exterior do seu carro e você está dirigindo pela cidade quando seu carro de repente começa dar engasgos e soltar muita poeira. Como qualquer outra máquina, o motor do seu carro e seu compartimento do motor também precisam de limpeza para que seu carro funcione como se fosse novo. Seguem-se passos para seguir e limpar o motor do seu carro e o compartimento do motor da melhor maneira.
Para limpeza você vai precisar de máscara ou respirador, óculos de proteção, e luvas de borracha. Não se esqueça de só fazer a limpeza com o motor estando frio.
Leia também
- Conserto de motor de arranque, quanto custa? Vale a pena?
- Luz da injeção acesa e motor falhando: o que pode ser?
Como lavar um motor de carro: o preparo inicial
Remova os detritos presos nas suas grelhas, capô ou aberturas de ventilação. Se você tem acesso ao ar comprimido, o trabalho é rápido; se não há acesso fácil, não tanto. Tudo o que você precisa, porém, é um pequeno pincel para fazer o trabalho. Após a remoção de detritos, é hora de preparar o motor para se molhar. Cubra sensores, fiação exposta, distribuidores e aberturas das velas de ignição. Sacolas de plástico funcionam bem para este trabalho e precisam apenas de uma pequena fita ou elásticos de borracha para ficarem bem colocadas. Você não está olhando para fazer o motor à prova de água, você só quer evitar que a maioria da água deixem esses itens encharcados. Na verdade, o seu motor é provavelmente resistente à água e as sacolas são precauções extras. Use sacolas plásticas mais resistentes a altas temperaturas, ou proteções de borracha.
Solte a graxa e óleo acumulados para limpar o motor do carro
Ligue seu carro e deixe-o ligado por 5 a 10 minutos. Isso solta a graxa acumulada, o óleo e outras coisas presas no motor. Além disso, um motor quente funciona bem com os produtos desengraxantes. Não molhe o motor nem faça nada nessa fase além de deixar o carro ligado.
Aplique desengraxante para motor
Certifique-se de comprar um limpador à base de água ou cítrico. Os produtos à base de petróleo funcionam rapidamente, mas também são severos e degradam mangueiras de borracha e vedações. Aplique o desengraxante da parte inferior para cima, de modo que enquanto você estiver trabalhando na limpeza do motor, o desengraxante não irá escorrer em você. Além disso, tenha em mente que, se você sobrecarregar no desengraxador, removerá a cera de seus pára-lamas. Cubra-os ou pulverize com muito cuidado para que você não tenha que lidar com com mais tarefas de limpeza do que o necessário. Depois de aplicar o desengraxante, lave os seus pára-lamas se não estivessem protegidos. Outras áreas que precisam ser lavadas incluem o capô e a grelha.
Se o seu motor de carro estiver limpo, deixe o desengraxante embeber por cerca de três minutos. Os motores muito sujos precisam de cinco minutos para que o desengraxante afrouxe tudo. Para um acúmulo moderado a leve, não é necessário usar um pincel de mão. Para depósitos pesados, use uma escova de peças com cabo longo para que você possa chegar facilmente a todas as partes do motor. Ao usar o pincel, use uma pequena solução de lavagem de carro para que a agitação da escova tenha uma pequena ajuda na remoção de sujeira pesada.
Hora de lavar e secar o motor do carro
Assim que o tempo de ação acabar para o desengraxante, você precisa lavá-lo. É melhor não usar um bocal de alta pressão, pois pode danificar conexões elétricas, mesmo que você as cubra. Uma mangueira de jardim regular com um bocal ajustável em corrente que funcionará bem.
O calor do seu motor ajuda a secar rapidamente. Nunca deixe o ar do motor secar enquanto ele é lavado. Em vez disso, depois de alguns minutos de deixar o motor secando sozinho, limpe-o com uma toalha de microfibra limpa. Depois de secar o motor, pulverize-o com um limpador de motores de marca. Limpe qualquer quantidade extra e esfrega para um brilho no motor.
Como vocês limpar os motores? Que dicas dariam para quem está lavando um motor pela primeira vez?.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Falta de óleo no motor ou óleo vencido? Como agir?
Água no óleo do motor, o que fazer?
Aquecimento do motor: 10 possíveis causas, consequências e sinais!