Como pilotar moto?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Se você está lendo estas instruções, é provável que queira entrar no mundo de pilotar uma motocicleta. Andar de moto não é tão difícil quanto as pessoas pensam. Tenha muito cuidado, no entanto. Pilotar é uma atividade muito perigosa, então tenha isso em mente toda vez que você andar e andar dentro dos seus limites.

Iniciantes não devem subestimar os riscos de pilotagem. Use sempre capacetes, luvas, jaquetas e botas. Você deve praticar em um estacionamento vazio antes de entrar em vias públicas, preferencialmente começando com um instrutor em uma auto escola se você ainda não tem a carteira.

Leia também

Se há tantos riscos, por que as pessoas ainda pilotam motos? Por motivos de diversão, economia, ou trabalho, pra ser bem exato. Muitas vezes, uma mistura de todos esses elementos.

Estas instruções visam ensinar o básico de andar de moto para iniciantes. Contanto que você siga os passos, estas instruções podem prepará-lo para obter sua licença e começar a pedalar.

Como dirigir uma moto: conhecendo os controles primários

Então vamos começar. Primeiro de tudo, você deve se familiarizar com os controles de uma motocicleta. Existem alguns controles primários em motocicletas. Os controles são universais para a maioria das motos.

Acelerador

O acelerador é usado para controlar a velocidade do motor e está localizado no lado direito do guidão. É como o pedal do acelerador de um carro. Quando você gira no acelerador, a velocidade do motor aumenta e a velocidade aumenta. Quando você sair do acelerador, a velocidade do motor cairá e a moto ficará mais lenta.

Freios

As motocicletas separaram os freios dianteiro e traseiro, apesar de alguns sistemas, como o CBS e o ABS combinarem esses sistemas para a frenagem. A alavanca do freio dianteiro é usada para ativar o freio dianteiro e está localizada no lado direito do guidão na frente do acelerador. Você pode apertar a alavanca para usar o freio dianteiro. Similar à frenagem em um carro, não agarre a alavanca do freio dianteiro repentinamente e com firmeza. A maneira correta de usar a alavanca de freio é apertá-la lentamente e aumentar gradualmente a força. A alavanca do freio traseiro é usada para ativar o freio traseiro da bicicleta e está localizada perto da posição do pé direito em frente à estaca do pé direito. Use o pé direito para pressionar a alavanca para usar o freio traseiro.

Embreagem

A alavanca da embreagem é usada para operar a embreagem e está no lado esquerdo do guidão. A alavanca da embreagem age como o pedal da embreagem em um carro de transmissão manual como uma conexão entre a potência do motor e a roda traseira. Aperte totalmente a alavanca da embreagem para cortar a força na roda traseira. A embreagem nas motocicletas é sequencial, o que significa que você não pode pular as marchas. O uso da alavanca da embreagem é muito crítico para controlar a moto. Ao encontrar uma situação em que você está perdendo o controle, puxe imediatamente a embreagem e use os freios. Semelhante a dirigir um carro manual, ao alternar entre engrenagens inferiores, você deve soltar a embreagem lentamente. A alavanca de câmbio é usada para deslocamento e está na posição do pé esquerdo na frente da cavilha do pé esquerdo. Pressione para cima com firmeza para aumentar a marcha e pressione firmemente para reduzir a marcha. O padrão de mudança nas motocicletas é 1 para baixo e o restante das marchas para cima. Um exemplo para uma moto de 6 marchas na ordem de marcha, de baixo para cima, é 1-neutro-2-3-4-5-6, conforme mostrado nas figuras dos padrões de mudança.

Dirigindo uma moto

Aprenda a pilotar uma moto para evitar problemas na estrada e dirigir com segurança e dentro da lei. (Foto: AutoEvolution)

Como aprender a dirigir moto: conhecendo outros controles

Outros controles em motocicletas incluem painel, retrovisores, interruptor de setas, farol alto/baixo, buzina, kill switch, botão de partida, pedal de partida.

Painel

O painel geralmente consiste no velocímetro, no tacômetro e no indicador neutro. O velocímetro mostra a velocidade atual da moto em km por hora. O tacômetro mostra a velocidade atual do motor representada em RPM (revoluções por minuto). O indicador de neutro acenderá quando a moto estiver em ponto morto. Como nos carros, quando em ponto morto, a moto poderá ser movimentada para a frente e para trás livremente se o freio não for acionado.

Retrovisores

Os espelhos ajudam você a ver o que está atrás de você. Os espelhos nas motocicletas são espelhos convexos, de modo que o objeto no espelho está mais próximo do que parece. Você também terá pontos cegos em motocicletas, assim como em carros, então, por favor, verifique os espelhos e faça uma checagem por cima do ombro sempre que precisar virar ou mudar de faixa.

Setas

As setas indicam virar ou mudar de faixa. Pressionar o interruptor para a esquerda piscará o sinal de volta esquerdo, pressionar para a direita piscará a seta certa e pressionar para dentro irá cancelar o sinal.

Farol

O interruptor da luz do farol alto/baixo alterna as luzes do farol entre alto e baixo. Em motocicletas, os faróis estão sempre acesos como luzes diurnas. Não é recomendado usar o farol alto em locais iluminados, porque a luz pode cegar outros motoristas e causar perigo.

Kill switch

O interruptor é usado para desligar o motor e é o botão vermelho localizado no lado direito do guidão. Algumas pessoas preferem usar a chave para desligar a moto, mas você deve ter o hábito de usar o interruptor kill, porque em uma situação de emergência, usar o kill switch é uma maneira mais rápida e eficaz de matar a energia do motor. Nem todas as motos tem esse botão.

Partida

O botão de partida é usado para ligar a moto e está localizado abaixo do interruptor kill switch. Está presente nas motos com partida elétrica.

Pedal de partida

Em motocicletas sem partida elétrica, está presente um pedal do lado direito para a partida da motocicleta com um arranque no pedal.

Como aprender a pilotar moto: dando partida

Agora que você está familiarizado com os controles, é hora de dar partida na moto. Primeiro, gire a chave para a posição ON e você deverá ver o painel se acender. Em seguida, encontre a marcha neutra entre a primeira e a segunda marcha. Puxe a embreagem, use o pé esquerdo para empurrar a alavanca de câmbio até o fim, empurre-a levemente para cima e você verá a luz verde “N” acesa no painel, o que significa que a moto está agora em ponto morto.

Não ligue a moto em marcha. A moto está agora pronta para começar. Simplesmente gire a chave kill para a posição ON, e então pressione o botão de partida até ouvir o som do motor, o que significa que a moto foi ligada. Você também verá o tacômetro subir para a velocidade de marcha lenta. Não pressione o botão de partida por muito tempo, solte-o assim que ouvir o som do motor funcionando.

Como aprender a pilotar moto: praticando com a embreagem

Esta seção ajudará você a se familiarizar com a operação da marcha e a zona de fricção. Primeiro, puxe a alavanca da embreagem para dentro, depois use o pé esquerdo para descer até a primeira marcha e depois solte lentamente a alavanca da embreagem e, ao mesmo tempo, role o acelerador gradualmente. Agora a moto deve começar a se mover e você pode liberar a embreagem todo o caminho e dar um pouco mais de aceleração. Você pode acabar deixando a moto morrer durante este processo e é muito comum que os iniciantes fiquem com medo. Não há necessidade de pânico. Basta encontrar a engrenagem neutra e, em seguida, iniciar a moto e repita os passos acima para fazer a moto funcionar. Uma vez que a moto excede a velocidade de caminhada, você deve colocar os pés nos pinos do pé. Arrastar os pés pode causar um perigo potencial.

Como aprender a pilotar moto: troca de marchas

Depois de praticar a largada e a pilotagem na primeira marcha, passaremos a subir e descer. A primeira marcha é geralmente usada para iniciar a moto e manobras de baixa velocidade.

Para aumentar a marcha, primeiro retire o acelerador, puxe a alavanca da embreagem para dentro e use o pé esquerdo para pressionar firmemente a alavanca do câmbio, e você deve sentir que a engrenagem está encaixada. Agora você pode soltar a embreagem lentamente e puxar a alavanca. Acelerar simultaneamente para terminar o aumento da marcha.

Para baixar as marchas, as etapas são semelhantes. A única diferença é que você precisará pressionar a alavanca do câmbio ao invés de pressionar. Outros passos são os mesmos. Não diminua a marcha para a primeira marcha a menos que pare completamente.

Como aprender a pilotar moto: frenagem

Quando chegar a um sinal de parada ou luz vermelha, você precisará frear até parar. Se você quiser desacelerar e parar, simplesmente solte o acelerador e puxe a alavanca da embreagem para dentro, então aperte gradualmente a alavanca do freio dianteiro e pressione a alavanca do freio traseiro simultaneamente. Idealmente, a sua força de travagem deve consistir em 70% para o freio dianteiro e 30% no pneu traseiro, por isso ajuste a sua força nas alavancas em conformidade.

Seu pé esquerdo deve tocar o solo primeiro, para que você ainda possa usar o freio traseiro, se necessário. Algumas pessoas dizem que não há necessidade de usar o freio traseiro, mas eu definitivamente diria que está errado. Seu poder de frenagem consiste no freio dianteiro e traseiro. Se você não tem o hábito de usar o freio traseiro, em uma situação de emergência, você pode travar o freio dianteiro e bater.

Como aprender a pilotar moto: curvas

Após treinar a fazer a troca de marchas, acelerar e parar em linha reta, é hora de acrescentar curvas.

Treine primeiro em baixa velocidade. Use o guidão para orientar a motocicleta para a direção que deseja em baixa velocidade. Faça apenas pequenos desvios, como mudanças de faixas.

Depois, aumente a velocidade. Passe a usar seus joelhos para direcionar a motocicleta para a faixa desejada. Perceba que ao virar a moto para o lado direito em velocidades maiores, ela irá para o lado esquerdo. Isso é chamado de contra-esterço. Pratique essa técnica, variando entre o uso do peso do seu corpo e o contra-esterço para a mudar as faixas. Note que o contra esterço não funciona em baixas velocidades.

Com a velocidade mais alta, faça curvas de 45º e de 90º, usando tanto o contra-esterço quanto seus joelhos para as curvas. Repita várias vezes até ficar seguro da pilotagem.

Praticando a pilotagem no dia a dia

Após tirar sua carteira, a melhor forma de praticar é usando sua moto. Comece pilotando em finais de semana, quando há menos movimento nas ruas. Depois, saia durante a semana em horários que há menos veículo nas ruas. Vá com calma, não se desespere no trânsito, respeite as leis, e não ligue para motoristas com raiva ou estressados. Faça tudo no seu tempo para manter a segurança.

Aproveite também, durante seu aprendizado, a ler e entender o funcionamento da mecânica da sua motocicleta, tal como o sistema de lubrificação, alimentação e partida. Isso poderá te salvar quando você tiver problemas na estrada.

Como vocês aprenderam a dirigir motos? Quais dicas dariam para quem está começando a pilotar?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário