Como regular carburador de moto?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Você tem que aumentar o acelerador no máximo para começar o motor? O motor tende a superaquecer mesmo quando você não corre tanto? Ou a sua moto perdeu a aceleração suave que tinha anteriormente? Todas essas situações podem ser possíveis e não são as favoráveis. Ninguém quer que sua moto tenha um desempenho ruim. Então, o que você pode fazer em tais situações? Bem, ajustar o carburador pode ser a melhor opção possível para melhorar a eficiência e o desempenho. Definir e ajustar para empurrar a mistura correta de combustível e ar ajuda a prolongar a vida útil da sua moto. Ajustar o carburador é muito fácil e não requer ferramentas especiais. Este guia visa ajudá-lo a ajustar sua moto para que ela possa oferecer o melhor.

Leia também

Carburador: como funciona?

Para responder à pergunta sobre como ajustar o carburador de bicicleta para quilometragem, primeiro você precisa entender tudo sobre o carburador. Os carburadores fornecem combustível para o motor com a ajuda de um fenômeno que é conhecido como Efeito Venturi a Vácuo. O ar entra no carburador através da entrada de ar e acelera drasticamente devido às estreitas paredes internas do carburador.

O ar sopra perpendicularmente à corrediça do acelerador, que é basicamente uma válvula que é controlada pelo cabo do acelerador. Assim que o acelerador for aberto, a corrediça do acelerador é levantada com a ajuda do cabo.

Quando essa corrediça começa a subir, o ar puxa o combustível pelo jato principal através da câmara de flutuação. O combustível então se mistura com o ar e segue para o motor. A quantidade de combustível que flui é completamente dependente do tamanho e posição da agulha, da altura do nível de combustível e do tamanho do jato principal.

Mais ar é forçado através do tubo de venturi no carburador quando mais aceleração é aplicado ao veículo. Isso ajuda a atrair mais combustível para o motor.

À medida que o veículo envelhece com o passar dos anos, ele pode desenvolver vazamentos de ar e vácuo das várias linhas de vácuo presentes no compartimento do motor. Esses vazamentos presentes no tubo podem levar ao ar adicional sendo puxado para dentro do coletor de admissão. Isso muda o volume de ar ou mistura de combustível da mistura perfeita para uma mistura mais pobre. Isso, no entanto, é um problema muito comum e pode ser resolvido facilmente com o ajuste do carburador.

Anatomia da câmara de flutuação do carburador

Agora que você sabe como funciona um carburador e seus componentes básicos, é hora de conhecer a câmara de flutuação e suas partes.

A câmara de flutuação é basicamente um reservatório para o combustível e geralmente contém todos os componentes de trabalho do flutuador. Você notaria que, na maioria das motos modernas, as câmaras de flutuação estão presas à base do carburador. Além disso, um dreno também seria montado para medir o comprimento do combustível ou, em geral, para fins de manutenção.

Se você olhar com muito cuidado para a câmara de flutuação, você seria capaz de encontrar o flutuador. Este é o dispositivo que é responsável por controlar a quantidade de combustível que entraria na câmara de flutuação. Os componentes são:

Flutuadores

Montagem da agulha da válvula

Pivô flutuante

Bujão de drenagem

Câmara e Junta

Carburador de moto

Ajuste o carburador da moto para manter seu veículo no melhor desempenho possível. (Foto: Robinson Precision Engines)

Como regular o carburador da moto: flutuador e a agulha do carburador

Como discutido acima, o carburador de moto tem flutuadores. Agora, estes são feitos de plástico ou latão. A câmara de flutuação funciona como uma caixa de privada e os flutuadores basicamente flutuam no combustível. Quando o combustível é puxado para o jato, o nível de combustível presente na câmara basicamente cai. Daí em diante, o flutuador também cai. Quando isso acontece, a válvula de agulha se abre e isso dá lugar a mais combustível. Agora, quando o flutuador sobe com o nível de combustível, a válvula de agulha fecha o suprimento do combustível.

Pode haver casos em que se os flutuadores estão muito altos. Se isso acontecer, o combustível transbordará pelas perfurações presentes dentro do corpo do carburador. O combustível pode até fluir para o motor. No caso de o motor estar no modo estacionário, pode levar a um calço hidráulico.

No entanto, o vazamento de combustível do carburador não é um bom sinal e pode levar a um problema sério, como incêndio, se não for resolvido. Se a moto estiver funcionando e a altura do nível de combustível estiver muito alta, o motor exibirá uma condição de funcionamento avançada. Isso, por sua vez, tornaria a resposta do acelerador lenta e a nota do motor abafado. Se isso acontecer, você notará um cheiro muito forte e não queimado do combustível vindo do silencioso.

No entanto, se o combustível estiver muito baixo, o motor começará a mostrar uma condição de funcionamento leve em que o motor normalmente hesitaria antes de começar.

Princípios de regulagem de carburador de moto

Se você achar que seu motor está funcionando muito rápido, talvez seja hora de examinar o assunto e tomar medidas corretivas. Antes de começarmos, é essencial que você conheça os fundamentos. Como é óbvio, cada moto tem um motor e um carburador. Este carburador é basicamente o coração da sua moto. Neste guia, vamos supor que o seu motor não está danificado e não está morto.

Agora, você deve definitivamente estar ciente de onde está o seu carburador de moto. Para começar, o que você precisa é de uma chave de fenda ou Philips básica na mão. Além disso, antes de fazer isso, sua moto deve ter concluído um mínimo de 500 quilômetros ou mais no odômetro após uma revisão.

Para observar corretamente as melhorias após os ajustes, lembre-se de não alterar o tipo de combustível. Rode a moto no mesmo tipo de combustível para poder avaliar as melhorias feitas pelo ajuste correto. Agora vamos começar a fazer os ajustes

Regulagem do carburador para maior quilometragem

Agora que você está esclarecido com os conceitos básicos de bicicleta, vamos aprender mais sobre como ajustar o carburador de moto para a quilometragem. Primeiro, você seria obrigado a aquecer o motor bem. Simplesmente, ande de moto por aproximadamente 5 minutos. Uma vez feito isso, você está pronto para começar o processo. Se o seu motor não aquecer adequadamente, você terá um mau ajuste.

Localize o parafuso de ar ou de combustível

O combustível e os parafusos de ar são os que ajudam no ajuste da relação ar-combustível. Há também outro parafuso que define a velocidade de marcha lenta do motor. O parafuso inativo não ajudará em nada com a quilometragem ou o recolhimento da máquina, mas ajuda a ajustar a rotação do motor em uma marcha lenta. Mas, como saber qual máquina tem parafusos de combustível ou parafusos de ar?

Bem, lembre-se de uma coisa: as motos de dois tempos têm um parafuso de ar enquanto ao trabalhar com ajustes do carburador de moto de 4 tempos, você notaria que ele tem parafusos de combustível.

O parafuso de combustível está localizado no carburador e está muito próximo ao motor. Quando você gira o parafuso de combustível no sentido horário, ele fornece uma mistura pobre e, quando é girado no sentido anti-horário, produz uma mistura rica.

O parafuso de ar, por outro lado, também está localizado no carburador, mas está longe do motor. O parafuso de ar quando girado no sentido horário dá uma mistura rica e quando é girado no sentido anti-horário, produziria uma mistura pobra. Uma mistura rica significa mais combustível e menos ar. Uma mistura magra significa mais do ar e menos do combustível.

Se o seu carburador de moto for Mikuni, o parafuso de ar ou o parafuso de combustível serão feitos de latão e serão de cor dourada. O parafuso de inércia está intimamente ligado ao cabo de aceleração. Para isso, dependendo da moto, você não precisaria de uma chave de fenda. Pode simplesmente ser girada com suas mãos. Mantenha a moto em funcionamento quando alterar a configuração do parafuso inativo.

Ajustar o motor para melhorar a eficiência

Agora, gire o parafuso de modo que o motor alcance aproximadamente 3000 RPM. Depois de ter feito isso, ajuste lentamente o parafuso de combustível ou ar (o que quer que sua moto tenha), de modo a tornar a mistura o mais magra possível. Como a mistura se torna mais e mais pobre, o RPM do motor começaria simultaneamente a diminuir.

Você deve sintonizar o parafuso até que o ar ou o parafuso de combustível atinjam seu ponto mais pobre. O parafuso de marcha lenta também precisa ser girado um pouco para garantir que o motor não fique parado. Quando estiver fazendo tudo isso, você perceberá que o RPM do mecanismo não está estável nesse momento. Isso ficaria bem evidente no tacômetro ou no som do motor.

Agora, o próximo passo seria girar o parafuso de combustível em uma direção anti-relógio que seria de 1/4 a 1/8 de volta a cada vez. Enquanto você continua fazendo isso, você notaria o RPM subindo gradualmente. Lembre-se de manter a mão firme e fazer as coisas bem devagar. Quando você está girando os parafusos, mantenha uma contagem. O RPM se tornaria constante quando o parafuso é girado por cerca de 3 a 4 vezes. Pare de girar o parafuso ainda mais, pois talvez seja a configuração ideal para o seu motor.

Uma vez que você perceba que o motor está funcionando suavemente, diminua o parafuso de ajuste de marcha lenta para que o motor funcione a aproximadamente 1000 RPM. Você precisaria torcer o acelerador se o motor desacelera. A resposta deve ser rápida e nítida.

Desligue o motor e reinicie. Desta vez seu motor iria começar em uma única partida. Em caso afirmativo, sua configuração está bem. Leve sua moto para um passeio e você poderá notar a diferença na resposta do acelerador e no som do motor.

Como aumentar a quilometragem da bicicleta além do ajuste do carburador?

As etapas acima funcionariam muito bem para a forma de ajustar o carburador de moto para quilometragem, mas se você ainda está se perguntando como aumentar a quilometragem de bicicleta, existem algumas outras coisas que você pode seguir.

Aumentar a ingestão de ar

Este é talvez o método mais fácil para melhorar o desempenho da moto. Você poderia até mesmo usar um filtro esportivo que ajudaria a aumentar a entrada de ar em cerca de 50 por cento. Lembre-se de usar um modelo pós-venda, pois isso ofereceria um equilíbrio ideal entre fluxo de ar aumentado e filtragem de ar para melhor desempenho. No entanto, isso também significa que mais combustível seria consumido por causa da mistura de ar fino. É claro que você pode ajustar o carburador de sua moto fazendo um ligeiro ajuste no parafuso de mistura de ar, ajuste da taxa de mistura de ar de alta e baixa velocidade e normalizando a taxa de mistura de ar.

Modificação de ignição

Você está ciente do que uma modificação de ignição faz? Bem, ajuda a gerar a energia da faísca necessária para inflamar a mistura de combustível ou ar no cilindro do motor. Os principais componentes do sistema são: distribuidor, bobina de ignição, fios das velas de ignição, acionador da bobina e velas de ignição. No caso de o ângulo de controle da ignição ser bastante pequeno na sua moto, deve considerar alterá-lo. Em tal situação, você pode optar por uma ignição que tem um ângulo de controle maior ou apenas fazer uso de uma melhor vela de ignição.

Modificando seu escapamento

Ao optar por modificar o seu sistema de escape, você poderá melhorar a aparência, o desempenho e o som da sua moto. Também haveria uma redução no peso da sua moto, o que significa que você pode ganhar alguns cavalos dependendo do escape. Os escapamentos disponíveis no mercado de reposição são compostos de vários materiais como fibra de carbono, titânio e outros materiais leves. Portanto, é essencial garantir que ele se adapte e funcione corretamente em sua moto.

Agora existem duas opções que você pode escolher. Você pode alterar todo o sistema de escape ou simplesmente se livrar do silenciador e adicionar um encaixe. Se você optar por mudar todo o sistema, você poderá obter um poder final muito maior. No entanto, com apenas um escape de encaixe, ele lhe daria um aumento na potência inferior. Enquanto você está trabalhando em seu sistema de escape, você pode querer aprender sobre o uso de um envoltório de escape.

Da próxima vez que você estiver em sua fera e não lhe der adrenalina, é melhor você começar a ajustar a moto. O desempenho da sua moto é definitivamente algo que você deve se preocupar. No entanto, se não estiver com o desempenho esperado, você mesmo poderá tentar algumas modificações. Isso certamente lhe daria os resultados desejados. Esperamos que você tenha aprendido a ajustar o carburador de moto.

Compartilhe suas dicas e idéias sobre como ajustar o carburador de moto nos comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário