Como remover pequenos arranhões de seu carro?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Se você está lendo isso, você provavelmente ganhou um arranhão na pintura do seu carro. Como a maioria das pessoas, você provavelmente não é um assistente do martelinho de ouro ou um especialista da carrocerias, mas com um pouco de orientação e bons produtos que você pode fazer um grande trabalho de reparo na pintura do carro ou qualquer superfície metálica que tenha arranhões.

Inspecionando um risco na pintura do carro

Antes de fazer uma tentativa de reparar um arranhão na pintura de um carro, você precisa ter tempo para inspecionar cada arranhão com cuidado. Faça isto em uma área bem iluminada e, se necessário, use uma lupa para obter um detalhe mais atento. O que você está procurando realmente é a profundidade do risco.

Leia também

Muitos arranhões superficiais passar pelo cobertura da pintura levemente, e estes são os tipos de riscos que você pode facilmente limpar em casa. Mas, se descobrir que o arranhão tenha penetrado o primer, que é a camada de revestimento sob a tinta, não tente uma reparação rápida e fácil. Uma vez que o primer é exposto, aquela área do seu carro se torna vulnerável a corrosão, que pode se espalhar por todo o seu veículo sob a pintura. Se você pode ver prata, cinza ou qualquer coloração que não seja a da pintura na parte mais profunda do risco, as chances são que você expôs o primer.

A melhor coisa a fazer nestes casos é que morder a bala e levar seu carro a uma oficina de automóveis. Você vai pagar mais para a reparação do que seria se você estivesse fazendo isso sozinho, mas é melhor do que pagar uma conta enorme verdadeiramente, uma vez que ferrugem se espalha por todo o corpo do seu carro.

Usando produtos de remoção de riscos

Existem inúmeros produtos que pretendem ser úteis para alisar e polir a arranhões da pintura. A maioria destes produtos são líquidos e géis e eles podem ser comprados online ou em lojas que vendem produtos de funilaria e reparação. Há dezenas desses produtos, então vale a pena comprar com cuidado e pesquisar bastante antes de comprá-los.

Uma boa maneira de descobrir qual o produto é de confiança é perguntar aos amigos e familiares sobre suas experiências com esses tipos de produtos. Se você conhece alguém que toma excepcionalmente bons cuidados de seu carro, ele pode ter algumas ideias. Procurando online em blogs automotivos e produtos avaliados individualmente (principalmente na Amazon) é outra maneira eficaz de avaliar estes produtos. A maioria destes produtos são aplicados da mesma maneira: eles são espalhados ao longo dos riscos com um pano macio e permitidos ficar ali por alguns minutos. Depois, são lustrados com um pano de polimento ou uma máquina de polimento manual.

Nossa recomendação é que você sempre prefira os produtos importados, principalmente os que vem direto dos EUA. O mercado no Brasil ainda é bem fraco para estes produtos e a qualidade é geralmente questionável.

Removendo arranhões dos carros de forma simples

Muitas vezes, um simples polimento bem feito pode tirar todos os riscos superficiais de um veículo com facilidade. (Foto: science.kukuchew.com)

Usando Pintura “Touch-Up” (retoque)

Pintura de retoque é uma alternativa para a remoção de riscos. No entanto, pode ser mais difícil de utilizar com êxito. A parte complicada é combinar a cor do revestimento do seu carro, mas existem algumas abordagens para este problema.

Uma maneira é entrar em contato com concessionária mais próxima do fabricante do seu veículo e descobrir se você pode encomendar a pintura correspondente diretamente deles. Se não, seus especialistas da oficina de lanternagem podem ser capazes de dizer-lhe onde mais você pode comprar tinta de harmonização para seu carro de uma cor específica. Outra abordagem é comprar uma pintura personalizada de uma empresa especializada neste serviço. Funilarias e lojas de pintura em sua área também podem ser capazes de fazer isso. Depois de ter uma tinta de retoque bem combinada, tudo que você tem a fazer é aplicar uma camada fina sobre cada risco usando um pequeno pincel e deixar secar.

Para obter os melhores resultados, você deve lixar a área antes (para maior aderência da tinta) e depois da aplicação de duas ou mais demãos de tinta, polir a área com muito cuidado. Alguns produtos químicos já fazem o processo abrasivo apenas com a aplicação, facilitando seu trabalho.

Outros métodos

Existem algumas outras técnicas de reparo que não envolvem o uso de quaisquer produtos concebidos para a remoção de riscos de pintura, mas que ainda podem ser eficazes. Uma vez que estas são abordagens não-tradicionais, os proprietários de carros usá-los por sua conta e risco.

Esmaltes de unha tem um bom histórico de serem usados como uma solução de reparo do risco para carros e outros itens com acabamentos semelhantes, como guitarras elétricas. Para uma solução de curto prazo, um lápis de cera bem combinado, muitas vezes pode preencher e arranhões facilmente. Às vezes, arranhões muito superficiais podem realmente ser desbastados com lixa também. Mas se você tentar esta técnica, não se esqueça de usar uma lixa alta, de 2000 ou superior. Qualquer mais grossa e você pode acabar fazendo mais mal do que bem.

Você já “curou” os arranhões do carro por conta própria? Como fez para tirar os arranhões? Quais recomendações tem para outros leitores?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

5 comentários para: “Como remover pequenos arranhões de seu carro?”

  • Edson

    Muito bom. Parabéns!
    Talvez se os videos fossem editados em menos tempo seriam mais vistos.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Não entendi seu comentário.

      Responder
  • Edson

    Fornecedores com link de e-commerce seriam uteis. Muito bom parabéns pela ajuda. Bom trabalho

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Olá Edson,
      Não fiz as indicações para evitar problemas. Eu teria que ter a certeza da qualidade de cada um para indicar aos meus leitores.
      Obrigado por comentar.

      Responder
  • Marcone

    Ajudou e muito

    Responder

Deixe um comentário