Como saber se a embreagem do seu carro está com problemas?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O sistema de embreagem em um carro é baseado no atrito entre o volante e o prato de pressão e, eventualmente, estas peças vão começar a mostrar sinais de desgaste e vão precisar de substituição. No entanto, existem problemas de embreagem comuns e se você pode identificar um problema no início, ele poderá poupar-lhe um monte de dinheiro. Um carro que é conduzido suavemente, sem cargas extras de reboque, pode obter mais de 100 mil quilômetros de uma embreagem. Quando um veículo é mal conduzido, ou está constantemente lidando com cargas extras, a embreagem se desgasta muito mais rápido. Uma vez que os materiais de fricção sobre as peças da embreagem começam a desgastar-se, em vez de se encaixarem firmemente e girarem juntas , como normalmente fariam, as duas partes giram a velocidades diferentes e causam um maior desgaste . Eis alguns problemas de embreagem comuns que podem ocorrer em seu veículo para aumentar seus conhecimentos de mecânica.

Leia também

Embreagem “deslizando”

Uma embreagem deslizante será muito provavelmente relacionada ao abuso do operador, como montar na embreagem em morros, pobre ponto de fricção , ou contaminação do óleo, devendo o problema ser corrigido imediatamente antes do desgaste desnecessário ocorrer. Um ajuste pode estar em ordem antes da embreagem falhar completamente. A embreagem vai naturalmente começar a escorregar uma vez que as partes estão desgastando. Se a sua embreagem é razoavelmente nova e está escorregando, tenha o problema verificado no início. Quanto mais o escorregar passa, maior o desgaste será, portanto, identificar o problema cedo pode poupar os custos da reposição de uma embreagem. Muitas vezes você vai sentir o deslizamento da embreagem quando usando um reboque, ou com o motor em carga, e isto é apenas devido à pressão extra que está sendo colocada na embreagem.

Cuidando da embreagem

Uma embreagem de boa qualidade e bem cuidada durará por anos, sem muitos problemas. Agora, abuse e você verá os resultados rapidamente. (Foto: www.powerstroke.org)

Embreagem agarrando ou travando

Além de escorregar, embreagens também podem travar ou agarrar. Isto pode ser causado por uma série de problemas, dentre os quais se destacam:

Mudança no pedal da embreagem

Se de repente você tem que empurrar o pedal da embreagem até o fundo, então você pode precisar de alguns ajustes nos cabos de embreagem, ou tem um problema no sistema hidráulico, se o carro está equipado com ele.

Como determinar se eu tenho um problema na embreagem do meu veículo?

A maneira mais fácil de determinar se você tem um problema de embreagem é ouvir atentamente quando você usa a embreagem e também para estar ciente de como o pedal da embreagem se sente sob seu pé. Quando você de repente pode ouvir barulhos estranhos, então é hora de começar a olhar a embreagem.

Considerações finais

Seja qual for o problema com você embreagem, fazer uma avaliação cedo tem o potencial de salvar a substituição de todo o sistema de embreagem, que é uma reparação razoavelmente cara. Estar em sintonia com o seu carro e mantê-lo com a manutenção preventiva e corretiva em dia vai ajudar a pegar os problemas antes que eles se tornem grandes despesas .

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

23 comentários para: “Como saber se a embreagem do seu carro está com problemas?”

  • Victor Ramos

    Boa tarde tenho um escort zetec 1.8 e de um dia pró outro ele começou a dar solavancos quando passo as marchas pensei que fosse falta de gasolina uma vez que o carro estava abaixo da reserva aí eu abasteci e o carro continua engasgando dando solavancos parece que vai quebrar alguma peça poderia ser embreagem? Ou velas?

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Pode ser embreagem sim Victor, ou problema nas marchas.

      Responder
    • Edu

      Os Ford, co bastante quilometragem, apresentam esse problema. Solução normalmente é troca do volante do motor juntamente com o disco de embreagem.

      Responder
  • Fernando Barbosa

    Bom Dia tenho um Corsa sedam 1.8 estava andando normal passando todas as marchas, quando parei em um sinal e ao colocar a marcha para sair a marcha entrou a alavanca da marcha não ficou mole como estivesse entrado, mais o carro nem saio do lugar( detalhe a marcha não arranhou e mesmo com o motor ligado sem pisar no pedal passando a marcha ela não arranha. Peço os conhecimentos dos técnicos: Desde já Obrigado! Ano 2006.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Fernando, parece algo relacionado ao sistema de embreagem ou transmissão. Leve a um mecânico especialista.

      Responder
  • Laerte Sanchez

    Tenho uma tucson 2.0 16v 2007 automatica.
    Quando dou uma acelerada mais forte na subida, vem cheiro de borracha queimda pra dentro da cabine, porém não perde potencia.
    Como saber se é embreagem.
    Abraço.

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Laerte, precisa fazer uma verificação com um bom mecânico. Preferencialmente, um especializado em transmissão.

      Responder
  • Gean

    Tenho uma s10 2007 e quando ligo faz um barulho muito estranho quando piso na embreagem acaba será que é o problema é na embreagem? Abracos

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Provavelmente sim, Gean.

      Responder
  • Rafael

    Boa noite, quando piso na embreagem com o carro em movimento, faz um barulho na embreagem. O que pode ser. Obrg

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Embreagem pode estar já no limite de desgaste, sendo necessária a troca.

      Responder
  • William

    Tenho um palio 2001 de vez em quando ele da uns solavancos quando já esta andando, pode ser embrenhagem

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Pode ser muita coisa, William. Tem que fazer um CheckUp no veículo.

      Responder
  • Jesse

    Eu tenho um santana e quando eu ligo e piso na embreagem els faz um barulho como se fosse dois ferros deslizando será wue é a embreagem

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Provavelmente sim, Jesse.

      Responder
  • Rosmari

    Depois que andei com freio de mão puxado do meu fox agora está travando e fica pesado a embreagem e freios o que é

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Rosmari, pode ter alterado alguma peça do seu veículo. Consulte o seu mecânico para ele avaliar e diagnosticar o que ocorreu com seu carro.

      Responder
  • Lucas B

    Bom dia. Tenho um Astra 2000. As vezes eu sinto o pedal meio mole. Mais logo volta ao normal… Será que é atuador do pedal. Ou da embreagem…

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Lucas, situação complicada. O ideal é fazer alguns testes nos cabos e pedais, para isso, leve o seu carro a um mecânico para ele avaliar.

      Responder
  • Elias

    Meu vectra 97 acaba a embreagem apenas quando pego br e atinjo velocidades superiores a 100 km, qual o motivo?

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Elias,

      Complicado diagnosticar por aqui. Pode ser algum desgaste de peça. O ideal é que consulte seu mecânico para ele lhe orientar melhor!

      Responder
  • Leonardo

    Minha Frontier hj pela manhã não pegou. A princípio pensei que fosse Bateria. Mas o eletricista testou e constatou que não era. Algo está travando o motor. Tentamos dar tranco e ñ conseguimos. Abri tampa de válvula e corrente de comando e está tudo ok. Motor no tempo certo. Será se o volante da embreagem pode ter travado?

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Leonardo, pode ser que sim. Chame um mecânico para avaliar.

      Responder

Deixe um comentário