Como saber quando trocar os pneus?

Em Acessórios e opcionais por André M. Coelho

Em um carro muitas revisões devem ser feitas: dos freios, dos motores, da parte elétrica, e também dos pneus. Você sabia que de tempos em tempos os pneus devem ser trocados? Agora vamos esclarecer qual é o momento certo para trocá-los, quais são os indicadores principais de que a troca deve ser feita. Antes disso lembramos que na legislação de trânsito existe uma lei que penaliza motoristas que dirigem com o motor careca. Além de ser um risco para sua segurança e de sua família, também é um risco para seu bolso e sua carteira de motorista, além do carro poder ser apreendido. Os indicadores para a troca são, portanto, os seguintes:

Leia também

Assista também a seguinte reportagem sobre quando trocar os pneus do carro:

Aprendeu? Fique atento então ao momento de troca e ande sempre em segurança!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

4 comentários para: “Como saber quando trocar os pneus?”

  • Edjane

    Obrigada pelas informações contidas nesta página…eu que nem sabia que pneu tinha validade!

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Pois é! A gente também não sabia, até escrever o artigo!

      Responder
  • Reginaldo

    Uma pergunta:Tenho que trocar os 2 pneus da frente pois os de trás ainda dá para rodar.Os 4 são Pirelli 195/55/16. Posso comprar 2 Michelin para frente? Ou tem algum problema por causa da frisagem ser diferente? Um abraço

    Responder
    • Equipe Carro de Garagem

      Reginaldo, o ideal é usar os pneus com a especificação recomendada pelo fabricante.

      Responder

Deixe um comentário