Como saber quanto vale seu carro na hora de vender?
Olá pessoal! Bem vindos a mais um artigo em nosso site e hoje vamos dar atenção especial para você que está pensando em vender o seu automóvel, mas está com um caminhão de dúvidas na cabeça para conseguir definir um preço justo.
A primeira coisa que você deve ter em mente é que existem modelos de carros que são mais populares, ou seja, eles são mais simples de vender e tem mais público interessado, tudo isso faz com que ele não tenha uma grande perda de valor com o passar do tempo.
Leia também
Quando o assunto é descobrir o valor do seu carro, a primeira coisa que você certamente vai pensar ou ouvir de conselho, é que você busque as tabelas FIPE e faça uma consulta. Você pode efetuar esta consulta inteiramente grátis no site da FIPE.
Esta consulta vai te passar uma base bem real do valor estimado do seu veículo, mas você não pode levar apenas isso em consideração. Trouxemos diversos pontos que você deve observar, pois eles são imprescindíveis na alteração do valor de mercado do seu carro. Confiram quais são eles abaixo:
Preço por região
Você talvez nem imagine, mas existem diferenças gritantes de preço de região para região, um carro que pode valer muito no seu estado, talvez seja um dos mais baratos em outro estado. Depois de saber isso, você viu que deve fazer uma pesquisa pra saber quanto anda o valor destes carros em sua região.
Para fazer esta pesquisa é muito simples, basta você dar uma olhada nos classificados do jornal da sua região e lá certamente você vai encontrar ótimos comparativos de preço de vendas do carro similar ao seu.
Outra boa maneira de tirar uma base de valor do seu carro é buscando uma avaliação em pelos menos umas 3 concessionárias diferentes, apesar destes lugares sempre dar um valor abaixo do real, você vai ter uma outra fonte de informação para fixar uma ideia.
Pontos Importantes
Existem características que são pontos principais para definir uma valorização ou desvalorização do seu veículo. Uma delas é a quilometragem do seu carro. Você deve saber que quanto maior a quilometragem do veículo, menor será o seu preço de venda.
Isso acontece porque o veículo certamente já vai estar bem próximo de fazer uma revisão mais detalhas. Trocar pneus, correia dentada e outros possíveis itens que tem desgaste comum pela rodagem do automóvel.
Cor do carro
Caso você encontre nestas pesquisas e consultas algum carro do mesmo ano, com a mesma quilometragem para poder tirar uma base de preço, você ainda tem que observar um item importante, ele é responsável por alterar demais o valor de um carro pro outro. Estamos falando da cor do carro, veja o porquê a seguir:
- Prata e cinza – Elas conseguem esconder bem a sujeira e arranhões discretos. São as que mais conseguem garantir uma valorização na revenda do veículo.
- Preto – É a cor que mais deixa evidente os arranhões e a sujeira. Ela deve ser evitada por pessoas que não tem o costume de lavar o carro com freqüência. Ela absorve com mais facilidade o calor, um motivo de não ser muito bem aceito nas regiões com clima quente. Em contra partida é o carro que mais fica bonito se for tratado com carinho.
- Branco – A cor mais fácil de lavar, mas tem o preconceito por ser a cor mais popular de todas e durante muito tempo foi comparada com cor de táxis. Estamos falando da cor menos valorizada de todas em nosso país, principalmente se a pintura não for perolizada.
Estamos encerrando este artigo e a dica que podemos dar é que você pesquise bem e em diversos lugares diferentes. Certamente é assim que você vai conseguir o preço mais justo e que não te prejudique na hora da venda do automóvel.
Estamos esperando seu comentário com a opinião e também com sua crítica ou sugestão para melhorar o site e as publicações!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
100 mil km é muito para um carro usado?
Como encontrar peças de carros mais baratas?
Trocar moto por carro ou vice versa vale a pena?
Como comprar um carro zero mais barato?