Como saber se um carro foi roubado?
A maioria das pessoas não compraria um carro roubado de propósito, mas acontece o tempo todo. Com o redemoinho de eventos envolvidos em compras de automóveis e o processo de compra de carros usados, vale a pena levar alguns minutos para garantir que você não compre um carro roubado.
O roubo de carro continua sendo um problema crônico, apesar das tentativas de usar a tecnologia para conter. Um carro roubado vem com um conjunto de problemas tanto para o veículo quanto para o perspectivo comprador.
As informações a seguir incluem maneiras de encontrar a história de um carro e evitar a compra de um veículo roubado.
Leia também
1. Localize o número de chassi do carro para saber a história do veículo
A chave para descobrir a história de um veículo é o número de identificação do veículo ou chassi. Qualquer vendedor deve estar disposto a permitir que você verifique o chassi no próprio carro, mas geralmente é colocado em várias áreas ao redor do veículo e também um número para o motor. O número deve corresponder ao número que o vendedor fornece. Se não acontecer, pode ser um sinal que o vendedor é desonesto. O número pode ser executado através de vários bancos de dados para acessar informações sobre proprietários ou histórico de falhas e se ele foi relatado roubado.
O chassi é um código de 17 caracteres que os fabricantes de automóveis devem colocar vários lugares em um veículo. O mais fácil de localizar é geralmente no painel e no lado da porta do motorista. O código no painel está por trás do pára-brisa, na parte inferior esquerda. O chassi também aparece nos poços da roda traseira, o bloco do motor, sob o pneu sobressalente, e a estrutura sob o capô.
Se os números não corresponderem ao carro ou não aparecerem nessas áreas, desconfie. Os ladrões de carro tendem a adulterar adesivos ou os números para cobrir seus rastros.
2. Conheça os sinais de alerta de um carro roubado
Mesmo antes de executar uma verificação do chassi, pode haver sinais de que você está lidando com alguém vendendo um veículo roubado ou de outra forma não lidando com você. As bandeiras vermelhas incluem o vendedor não permitindo que você inspecione o carro ou para verificar o chassi.
Uma potencial bandeira vermelha é um vendedor privado que quer vender o carro em um local diferente de sua casa, como um estacionamento. Outra bandeira é o vendedor empurrando para fechar um acordo rapidamente, como baixar o preço de venda quando você diz que quer levar o carro para uma inspeção. Finalmente, se as placas de licença não corresponder ao veículo, isso poderá indicar um problema.
Também é crucial que você exija o documento de transferência para sua compra. Bem como o chassi e a descrição do veículo, a conta deve incluir o nome e endereço do comprador e do vendedor e a quantia da venda.
Ambas as partes também devem assiná-lo. Em seguida, solicite a carteira de motorista do vendedor ou outra identidade emitida pelo estado para verificar o nome e a identidade do vendedor. Se um vendedor se recusar a concluir uma conta de venda ou mostrar sua identificação, pode ser um sinal de negociação desonesta, incluindo a venda de um veículo roubado.
3. Faça uma consulta de carros roubados pela placa
Depois de ter o chassi do carro, você pode verificar rapidamente se o veículo é roubado usando a ferramenta de verificação de carros roubados fornecida pelo Portal gov.br.
Inserindo a placa você saberá:
- Marca/modelo do veículo
- Ano
- Cor
- Final do Chassi
- Status de Restrição de Roubo e Furto
Compare essas informações com as do veículo para saber se há algum problema
4. Verifique o relatório do histórico do veículo a motor
Nem todos os roubos de veículos são imediatamente relatados. Como somente os veículos relatados são listados no banco de dados do veículos, você também pode querer verificar a história de um veículo com o Departamento de Trânsito (DETRAN) do estado onde o carro está registrado. Na maioria dos estados, você pode solicitar uma pesquisa de registro de título ou veículo diretamente no site, sem pagar qualquer taxa por isso.
5. Verifique com sua companhia de seguros para saber se um carro é roubado
As companhias de seguros mantêm seus próprios bancos de dados de veículos roubados. Eles também podem verificar para garantir que o número de chassi não tenha sido clonado ou transferido para um segundo veículo por ladrões. Cada companhia de seguros de carro tem seu banco de dados específico e só pode executar verificações para clientes atuais.
6. Revise os registros de serviço do veículo
A maioria dos vendedores compartilhará registros de serviço para um veículo, se disponível. Uma verificação rápida é garantir que esses registros correspondam ao chassi no carro. Se eles não, é uma bandeira vermelha potencial. Você também pode executar um relatório de serviço completo com empresas especializadas, que cobram uma taxa pelo serviço.
Embora os registros de serviço forem mais importantes para determinar a condição de um carro, o relatório descreve integralmente as informações do veículo, incluindo a marca, o modelo, a cor e outros recursos. Se a descrição no relatório não corresponder ao veículo, você está pensando em comprar, pode ser um chassi clonado.
Alguns revendedores de automóveis fornecem uma cópia de um relatório de nada consta com os veículos que vendem. Se fornecido, compare o chassi e a descrição com o carro para venda.
7. O mecânico pode ajudar a identificar um carro roubado
Uma inspeção é mais para garantir que você esteja comprando um carro confiável. No entanto, a maioria das mecânicas reconhecerá algumas bandeiras vermelhas que você pode não perceber, como adulteração com os chassis ou hodômetro, coisas que os ladrões de carros gostam de cobrir para pegar compradores desavisados. Então, ao deixar cair o carro para a inspeção, peça ao mecânico para que você saiba se eles vêem qualquer coisa que possa indicar que o veículo foi roubado.
8. Saiba quais veículos são mais visados para roubo
Todos os veículos são suscetíveis ao roubo, mas mais do que outros. Há listas anuais que você pode verificar e assim, conseguir ter uma ideia se o carro que você deseja significa maiores riscos para a compra de um carro roubado ou não.
Caso você tenha mais alguma dúvida, deixe nos comentários e iremos te ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como anunciar sua venda de carro eficientemente?
Troca de carro: quando fazer?
Como localizar veículo pela placa?
Como comprar um carro zero mais barato?