Como superar o medo de dirigir ?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O medo de dirigir é um problema mais comum do que parece. Seis entre cada cem pessoas com carteira de habilitação não enfrentam o trânsito por medo de estar à frente da direção. Sintomas como taquicardia, suor, tremedeira e desorientação são os principais sinais desse medo, que se torna patológico quando paralisa o indivíduo e toma conta de sua performance. Apesar de desnecessário, esse é um medo compreensível, tendo em vista a quantidade de carros, motos e ônibus nas ruas, a hostilidade dos motoristas e o número de acidentes nas grandes cidades que acontecem a cada dia. O pânico de dirigir tem esses fatores sociológicos, mas também tem fatores pessoais, como baixa auto-estima, ansiedade, dependência financeira, falta de auto-confiança e ocorrência anterior de acidentes, leves ou graves.

Leia também

Perder o medo de dirigir

Como superar o medo de dirigir?

A solução para a perda desse medo pode acontecer com a simples matrícula em  aulas de direção. A falta de prática e de companhia para dirigir contribui com esse medo, que aos poucos é superado com a presença de um instrutor, de alguém que dê as coordenadas até nos sentirmos seguros. Mas se nem com as aulas de direção o medo passar, muitas auto-escolas já oferecem aulas para pessoas que sofrem com o medo de dirigir. Acompanhamento psicológico e um instrutor especializado nesses casos pode fazer toda a diferença. As terapias breves, que trabalham com uma queixa específica, em cima dos maus pensamentos decorrentes de uma atividade, e no controle dos seus sintomas, é o tipo de terapia mais indicado. Sobretudo, o mais importante para a superação de um medo, é o enfrentamento deste medo. Será necessário praticar a direção no volante diversas vezes, até que o medo se dissipe ou seja controlado pelo indivíduo.

Além de todas essas sugestões sobre como superar o medo de dirigir, as pessoas também devem se perguntar se dirigir é realmente necessário. A sociedade nos impõe essa obrigação, como se ter um carro e saber dirigir fosse algo obrigatório a todos os indivíduos maiores de 18 anos. Acredito que dirigir também possa ser uma atividade que muitas pessoas simplesmente não gostam de fazer, e isso acaba se expressando na forma de medo e indisposição. Existem pessoas que não gostam de academias de ginástica, pessoas que não gostam de ver televisão, e outras pessoas que não gostam de dirigir. É uma questão de gosto e disposição. Admitir isso para os outros e para si mesmo pode ser libertador, não há porque insistir em uma atividade se ela traz sofrimento e insatisfação. O recado então é o seguinte: você quer superar o medo de dirigir para si mesmo ou para o outro? Fica a pergunta para a reflexão!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Um comentário para: “Como superar o medo de dirigir ?”

  • Ana Lucia

    Quero superar o medo de dirigir por mim mesma.

    Responder

Deixe um comentário