Como tirar mancha do banco do carro?
Limpar manchas difíceis dos assentos do seu carro pode ser difícil. Se você tem filhos, as chances são de que seu carro terá muitos dedos pequenos esfregando coisas pegajosas no estofamento. Enquanto os fabricantes de carros trabalham incansavelmente no desenvolvimento de tecidos e interiores mais à prova de manchas, sempre haverá uma substância que conseguirá entrar na cabine do seu carro, borrando nos assentos para criar uma mancha persistente.
Não tenha medo, no entanto. Aqui está o nosso guia sobre como fazer com que essas manchas interiores desagradáveis desapareçam dos seus assentos.
Leia também
Como tirar manchas do banco de veículos sem esfregar?
Primeiro de tudo, não esfregue. Lama, chocolate, seja o que for, deixe secar primeiro. Se você esfregar a substância, a mancha ficará mais funda no estofamento, dificultando a remoção posterior. Se você deixá-la secar e endurecer quando possível, você terá uma chance melhor de remover mais tarde, reduzindo a extensão em que a substância suja pode penetrar no tecido.
Como tirar mancha de banco de carro com tratamento imediato?
Se for um derrame particularmente ruim, como café ou líquido escuro em um banco de cor clara, a mancha idealmente precisa ser tratada imediatamente. Isso significa colocar panos, papéis ou qualquer coisa absorvente sobre o local onde a substância foi derramada, em vez de esfregar. Enxugue com algumas toalhas de papel, lenços, papel de cozinha, um pano limpo, basicamente qualquer coisa que você tenha em mãos. Pense então em tocar o ponto com um pano úmido para secar e tirar um pouco mais da mancha do estofamento antes de tentar limpar a área afetada por completo.
Como limpar o estofamento do carro com o produto certo?
Todos os tipos de produtos de limpeza de estofados estão disponíveis, alguns estão com preços baixos, alguns um pouco mais elevados, enquanto alguns servem para certos tipos de manchas. Tome seu tempo para fazer a sua escolha e pesar o que será melhor para o trabalho em mãos. Lembre-se de que esses produtos também podem ser especialmente projetados para certas cores do interior, mas sempre teste-os primeiro em um local oculto para verificar se ele não danifica o couro ou o tecido. Pense em tirar os assentos, se isso facilitar o trabalho de limpeza e também será mais completo.
Mantenha os assentos limpos com proteção
A prevenção é melhor do que remediar, ou assim diz o ditado. Sprays especiais e proteção de estofados, como o Scotchgard, podem ajudar a reduzir as manchas de impacto no interior do seu carro. Esses produtos formam uma espécie de barreira (pense nisso como um pouco como polir um carro)que permite que corpos estranhos, marcas de mãos grudadas e qualquer outra bagunça seja removida com facilidade. Capas também merecem uma atenção.
Couro merece um cuidado diferente para remover as manchas
Dependendo de que material seus assentos são feitos influencia quais produtos e métodos você deve usar. Pano normal vai ter uma boa limpeza e a maioria dos produtos de limpeza de estofados, mas o couro é mais delicado. É por isso que é aconselhável usar um xampu específico para couro e um condicionador ou creme de couro para restaurar o brilho e a umidade do estofamento quando terminar. Se você não fizer isso, os produtos químicos usados para limpar a área afetada podem secar o couro, fazendo com que ele se quebre com o tempo. Isso não combina com o resto do carro e pode parecer tão ruim quanto um pouco de descoloração em alguns casos.
Sempre leia às instruções antes de limpar
Faça o que fizer, leia sempre as instruções do produto. Todos os limpadores são diferentes e, embora a maioria possa ser deixada para secar, alguns precisam ser enxaguados. Se este for o caso, uma esponja molhada é geralmente adequada, ou um leve vapor de água. Não exagere pois o tecido já estará molhado e você não quer saturar mais. Basta água suficiente para remover o vestígio de produtos químicos.
E o tipo de pano para limpeza?
O tipo de pano ou esponja que você usa é quase tão importante quanto o produto de limpeza também. Os assentos de tecido resistirão a uma escova dura ou a uma esponja mais firme, mas, como dissemos, o couro é mais delicado. Não use nada muito forte e não seja muito vigoroso com isso, pois ele pode adulterar ou até mesmo distorcer os casos ruins.
Aspirador de pó ajuda muito
Por fim, pense em executar um aspirador de pó no local em questão quando terminar. Isso removerá qualquer último resíduo solto da mancha, impedindo que ela seja espalhada no assento novamente quando a próxima pessoa se sentar nela. Você pode até mesmo fazer deste o seu primeiro passo também, apenas para remover qualquer excesso que já esteja lá e tornar seu trabalho um pouco mais fácil.
Acima de tudo, fuja de misturas caseiras para essa limpeza. Elas podem piorar a situação e, na maioria das vezes, não funcionam. Se a mancha persistir mesmo com o uso de produtos adequados, procure um profissional de limpeza para os melhores resultados.
Como vocês removem manchas de assentos de veículos? Quais dicas funcionam melhor para vocês?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Limpeza de estofados automotivos
Aspirador de carro, como escolher?
O que passar no painel do veículo para dar brilho! Caseiro!
Como restaurar banco de couro desgastado ou rachado?