Reservatório de partida a frio: você trocou a gasolina dele?
Motores flex funcionam a gasolina e a álcool, em qualquer proporção da mistura. Porém, quando o motor está muito frio, o álcool puro terá dificuldades em colocar o veículo em funcionamento. Era muito comum esse problema em carros a álcool mais antigos. A solução, no caso dos carros Flex, foi através do reservatório de combustível para a partida a frio.
Reservatório de gasolina partida a frio: o que é?
O reservatório fica localizado geralmente ao lado do motor do carro. Nele é colocada uma pequena quantidade de gasolina, que auxilia o motor a ter sua ignição quando ainda está frio e tem uma mistura mais rica em álcool do que gasolina, já que esta é mais fácil de “queimar” do que o álcool, em temperaturas mais baixas.
Leia também
Manutenção do reservatório de partida a frio
Estamos em país quente. Muito quente. Por isso, raras são as vezes em que o reservatório de partida a frio precisa ser usado. E enquanto a gasolina do reservatório não é usada, ela vai envelhecendo e pode perder a validade. Pode até apodrecer, se deixada lá. Entra então a manutenção do reservatório de partida à frio.
Vamos ao passo a passo de como manter o reservatório de partida à frio em perfeito estado de conservação.
- Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem.
- 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.
- Limpeza do reservatório de partida à frio: assim que for retirada a gasolina velha, preferencialmente, fazer uma limpeza do reservatório e do sistema. Faça isso apenas se tiver conhecimento ou em uma oficina especializada. Se a gasolina já estava podre ou o reservatório muito sujo, leve para uma oficina especializada para fazer a limpeza.
Todo carro flex tem reservatório de partida à frio?
Não. Alguns carros novos já saem de fábrica sem o reservatório e com um sistema que aquece o etanol antes de entrar na câmara de combustão.
O vídeo abaixo explica um pouco melhor sobre o funcionamento do reservatório de partida a frio.
O sistema biocombustível dos carros flex é essencial para um futuro com carros menos poluentes. Todavia, como sabemos, o etanol tem seus desafios como combustível eficiente, e sistemas como a partida a frio são essenciais para que os motores biocombustível não falhem quando você mais precisa.
Já faz a manutenção do seu motor de partida a frio? Como você faz essa manutenção?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como diagnosticar problemas de partida na sua motocicleta?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?
Como e quando colocar água no radiador?
Um comentário para: “Reservatório de partida a frio: você trocou a gasolina dele?”
Leandro
Olá bom dia. Venho através desta externar a minha satisfação, pois gostei muitíssimo das informações contidas nesse saite.