Comprar carro usado – dicas importantes pra você!
Comprar um carro usado frequentemente exige mais empenho do que na hora de comprar um novo. Existem vantagens e desvantagens nas duas escolhas, mas o que as define em geral é o que aperta no bolso de cada comprador. A dica mais importante para quem deseja comprar carro usado é essa: atenção redobrada. Afinal, ele já passou pelas mãos de outras pessoas, e problemas pelo caminho são inevitáveis.
Leia também
No entanto, existem itens que não podem gerar problemas, caso contrário, seriam um transtorno muito grande. A maior atenção que a pessoa que pretende comprar um carro usado deve ter é com a parte mecânica do veículo, e mais especificamente, o motor. O motor tem que estar bem conservado, assim como embreagem, caixa de marcha, direção, freios. Toda a parte mecânica sem exceção.
Por isso, indica-se levar o carro a um profissional, um mecânico da sua confiança que analisará se houve inundação por água na parte mecânica, observará as frestas do porta-luvas, se o trilho do banco não foi oxidado ou se existem marcas de barro no interior do carro. Outro macete interessante na hora de verificar o motor e que pode ser feito pela própria pessoa interessada em comprar o carro usado é ligar o carro e ficar atento ao primeiro barulho, tentando identificar se produziu algo fora do normal ou esperado.
Esses citados são os itens de troca mais caros. Mas há também que se ficar atento à kilometragem, se esta corresponde ao desgaste. Um veículo usado que já rodou bastante aumenta as chances de criar um estrago que cairá nas mãos do novo comprador. Por isso, atenção redobrada com esse fator. O exterior do carro deve ser olhado, mas nem de longe corresponde ao mais importante. Eventuais arranhões, batidas, são fáceis de arrumar, mas é também verdade que ninguém quer um carro que já venha machucado por fora.
Então, se você gostou do carro e tem interesse, ou seja, os outras prioridades estão ok, não o deixe de comprá-lo devido a problemas externos, pois estes, apesar de importantes, podem ser facilmente consertados. Uma última preocupação deve ser também com a documentação do carro usado, verificando antes da compra se ela está em dia com as obrigações e não se trata de uma furada.
Vistos esses componentes, torna-se mais fácil comprar um carro usado sem maiores sustos.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Qual carro comprar? Como escolher?
100 mil km é muito para um carro usado?
Moto ou carro usado? Ajudamos você a decidir!