Conheça o Peugeot RCZ
O Peugeot RCZ é um coupé esportivo da Peugeot que será importado da Áustria e vendido no Brasil até o final do ano. Sua venda é praticamente exclusiva, pois somente 200 unidades chegarão ao país, sendo que a intenção de sua vinda não é o recorde de vendas, mas o fortalecimento e reconhecimento da marca no Brasil. O carro será direcionado a pessoas com altíssimo poder aquisitivo, pois custará não menos que R$ 139.900,00, o carro mais caro da marca Peugeot no Brasil.
A versão a ser vendida por aqui é a automática, motor 1.6 com 16 válvulas e 165 cavalos. Segundo a Peugeot, é um carro de alta performance mas com baixo nível de consumo e emissão. Ele possui potência de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4s e sua velocidade máxima é de 213 km/h. O motor foi desenvolvido em parceria com a BMW, e conta com estrutura de segurança na direção, como controle de tração, controle de estabilidade, repartidor eletrônico de frenagens, freios ABS, frenagens de emergência e 4 airbags. O carro vem ainda com roda aro 18 polegadas e aerofólio.
Leia também
Como todo coupé esportivo, o transporte de passageiros não é prioridade. A parte do motorista e do passageiro da frente é bem confortável e espaçosa. Entretanto, os passageiros do banco de trás ficam bastante apertados, cabendo 2 pessoas que ficam com a cabeça no teto e as pernas apertadas. Os estofados e o volante são de couro e a parte interna é de ótima qualidade, embora sem luxo e sofisticação. Os pedais são em alumínio e há um relógio analógico no centro do console, afirmando o caráter esportivo do carro.
Serão 3 anos de garantia e 5 cores disponíveis: vermelho, cinza, branco, preto e azul. Com acréscimo de 2 mil reais a cor branca ganha versão perolizada. O design do Peugeot RCZ é característico pela sua dupla ondulação no teto e no vidro traseiro. As lanternas traseiras e os arcos de alumínio em suas laterais são inconfundíveis.
Confira a ficha técnica detalhada do Peugeot RCZ:
- Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, alimentado por turbina de hélice dupla, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro. Comando duplo de válvulas no cabeçote com sistema de variação de abertura na admissão e escape. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.
- Transmissão: Câmbio automático com modo manual sequencial de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.
- Potência máxima: 165 cavalos a 6.000 rpm.
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,4 segundos.
- Velocidade máxima: 213 km/h.
- Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm.
- Diâmetro e curso: 77,0 mm x 85,8 mm.
- Taxa de compressão: 11,0:1.
- Suspensão: Dianteira McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados. Traseira com rodas independentes, travessa deformável e amortecedores hidráulicos pressurizados. Oferece controle de estabilidade.
- Pneus: 235/45 R18.
- Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. Oferece ABS.
- Carroceria: Coupé em monobloco com duas portas e quatro lugares. Com 4,28 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,35 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais e laterais.
- Peso: 1.363 kg.
- Capacidade do porta-malas: 321 litros.
- Tanque de combustível: 55 litros.
- Lançamento no Brasil: 2011.
- Itens de série: Airbags frontais e laterais, aerofólio móvel, controle de estabilidade, faróis de xenon, ABS com auxílio a frenagem de emergência e repartidor eletrônico de frenagem, sensor de luminosidade, ar-condicionado dual zone, bancos de couro com aquecimento, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, direção assistida, cruise control, trio elétrico, retrovisores eletricamente rebatíveis, rádio/CD/MP3/USB/AUX/Bluetooth e rodas de liga leve de 18 polegadas.
- Preço: R$ 139.900.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Peugeot 5008 – Fotos e versões
Conheça o novo Picanto 2012
Novo Sandero 2012 – Preços e Fotos
Peugeot 308 THP – Fotos, preço e detalhes