Conserto do carro demorando demais! O que fazer? Indenização e danos morais?
Senhor João levou seu carro em para um mecânico local fazer alguns serviços e reparos adicionais. Os reparos demoraram mais do que ele tinha imaginado que seria necessário, e ele teve que alugar um outro carro. Os reparos para seu carro foram finalmente completados mais de um mês depois.
Ao devolver o carro alugado, o Senhor João disse a equipe da locadora de veículos sobre os reparos que ela estava fazendo no seu próprio carro. Os amigos da locadora ficaram chocados com o período de tempo que tinha levado. Dissera para o Senhor João que estes reparos tais reparos só deveriam ter levado cerca de duas semanas, e sugeriu que ele procurasse a compensação para o custo do aluguel do carro
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- Troca de carro: quando fazer?
Não tenho certeza qual a ação a tomar, o Senhor João e vários outros amigos com a mesma dúvida acabaram parando nesse artigo Serviço legal. Enquanto vocês e o Senhor João devem estar felizes para pagar o serviço e reparos feitos no seu carro, todos querem saber se podem exigir de volta algum tipo de compensação por esse tempo sem veículo ou com despesas de um carro alugado..
Demora excessiva para o conserto do veículo: o que fazer? Conheça seus direitos
De acordo com nossa legislação atual, a interpretação possível é de que todos os reparos deveriam ser concluídos dentro de um prazo razoável. O que é razoável é subjetivo e é normalmente decidido sobre cada caso particular.
No nosso exemplo, como o pessoal da locadora sugeriu que os reparos não deveriam ter mais levado de duas semanas para serem concluídos, este pode ser considerado o ponto de referência em relação ao tempo que os reparos deveriam ter levado. Para obter essa informação, basta pesquisar em fóruns pela internet, em grupos de discussão, clubes de carros, outros mecânicos, e obter a informação de quanto tempo era pro reparo ter demorado, para comparar. Nessa comparação é que você terá uma ideia se foi um prazo razoável ou se o mecânico extrapolou qualquer limite.
Se for um carro 0 km que está apresentando defeitos dentro da garantia, a concessionária tem até 30 dias para reparar o veículo, ou o proprietário pode escolher entre a substituição do veículo por outro do mesmo tipo, a devolução do que foi pago pelo veículo (corrigido monetariamente), ou abatimento proporcional do preço para a compra de outro veículo.
Não se esqueça de guardar todos os documentos e ordens de serviço para garantir a cobrança na justiça caso haja qualquer atraso.
Prazo máximo para seguradora consertar veículo
No caso de reparos feitos pela seguradora, ela tem 30 dias para liberar o conserto do veículo. Não adianta a seguradora tentar te enrolar com o papo de “demora de peças para chegar” ou ” problemas com a oficina mecânica”. Não há desculpa, e você pode garantir seus direitos na justiça se a seguradora demorar demais no reparo do veículo, mesmo quando for garantido um veículo reserva ao segurado.
Demora excessiva no conserto de veículos: passo a passo legal
Seu direito de reivindicar qualquer um dos custos incorridos com a demora são dependentes também de você avisar ao mecânico original que você precisa de um veículo substituto, enquanto seu próprio carro estiver sendo reparado. Todos os passos que você for tomar devem ser comunicados ao mecânico, inclusive dúvidas sobre a demora no reparo. As respostas devem ser registradas por escrito ou email, para garantir que não seja apenas sua palavra contra a da outra pessoa.
Qualquer compensação que você queira ou possa reivindicar será dependente da consulta e suporte de um advogado. Mantenha contato com um deles para conseguir se informar se o mecânico, seguradora, ou concessionária está desrespeitando seus direitos. Caso contrário, o consumidor lesado pode entrar com uma ação de danos morais e materiais, reavendo não apenas o prejuízo financeiro como também o prejuízo pelo desgaste causado pela situação. Não se esqueça de guardar recibos de todos os gastos relacionados ao carro ou ao seu transporte durante o período do reparo.
Você já teve um reparo de veículo que demorou demais? Como foi essa situação? Como foi resolvido o problema?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que você deve arrumar no carro primeiro?
Direito do consumidor: como funciona devolução de veículo com defeito?
Recall do carro é de graça ou tem que pagar? Se não for, perde a garantia?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?