Conserto de radiador, vale a pena?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

O radiador é uma das peças mais importantes do seu carro; ajuda a resfriar o motor e evitar o superaquecimento do carro. Se o seu radiador não estiver funcionando corretamente, você pode enfrentar alguns danos sérios e caros se o problema não for tratado.

Se você perceber que o medidor de temperatura do seu carro está disparando anormalmente alto ou identificar um vazamento, provavelmente você tem problemas no radiador e deve consultar o mecânico de automóveis local. Mas você deve simplesmente ir para o conserto do radiador ou toda a sua peça precisa ser substituída? Saber se o conserto ou a substituição é necessário pode ajudar a economizar dinheiro, tempo e frustração.

Leia também

Conserto de radiador corroído

A ferrugem ocorre naturalmente ao longo do tempo e é muito comum em radiadores porque as peças geralmente são feitas de alumínio. O exterior de todo o seu carro é suscetível à ferrugem, assim como o exterior do seu radiador. Se você notar flocos de metal ou outros sinais de ferrugem na parte externa do radiador, provavelmente não será necessário substituí-lo imediatamente. A ferrugem externa só se torna um problema por longos períodos de tempo, quando a ferrugem começa a afetar o núcleo.

No entanto, ferrugem ou corrosão interior é um grande problema que justifica a substituição de todo o radiador. Pode ocorrer corrosão por não trocar regularmente o refrigerante. Se você notar que o seu refrigerante não é da mesma cor de quando foi embalado, é aquoso ou tem fragmentos flutuantes, é provável que o seu radiador tenha enferrujado por dentro. O líquido de arrefecimento semelhante a lama também é um sinal de que o interior do seu radiador está corroído. Neste caso, substitua o seu radiador, mas faça um flush do sistema para limpar a lama e toda a corrosão do sistema.

Radiador com problema em carro

Quando tiver um problema no radiador, algumas vezes o reparo pode não resolver, e só a troca será a possibilidade. (Foto: CarTreatments.com)

Manutenção de radiadores vazando

Vazamentos são outro problema comum com radiadores e ocorrem por vários motivos. Se um dos tubos do radiador ficar entupido com detritos, a pressão interna pode aumentar e causar vazamento nas válvulas. Pequenos buracos causados ​​por pedras ou detritos da estrada ou acidentes também podem causar vazamentos nos tubos do radiador.

Para identificar vazamentos, o radiador normalmente precisará ser lavado. Em alguns casos, pequenos vazamentos causados ​​por tubos perfurados podem ser consertados. No entanto, para vazamentos maiores ou radiadores com muitos problemas de vazamento, o reparo do radiador em Port Charlotte, Flórida, pode não ser a melhor opção; a substituição pode ser garantida para evitar vazamentos futuros.

Recuperação de radiador entupido

Dois tipos de obstruções podem ocorrer em radiadores: acúmulo de detritos na face do radiador e acúmulo nos tubos do radiador. Detritos e sujeira podem se acumular na superfície do radiador com o tempo, restringindo o fluxo de ar. Para corrigir esse problema, borrife água ou ar comprimido pela parte traseira para limpar os resíduos.

Tubos entupidos ocorrem com mais frequência devido ao acúmulo natural de detritos no refrigerante e podem ser muito difíceis de remover. Seu radiador provavelmente terá que ser desmontado por um profissional e limpo para remover todos os entupimentos.

Precisa de conserto de radiador em sua cidade? Pesquise online, com amigos e familiares, procurando especialistas automotivos locais capazes de oferecer todos e quaisquer serviços de manutenção e reparo para o seu automóvel a preços competitivos. E claro, bons mecânicos farão um ótimo trabalho de diagnóstico e te dizer se é preciso trocar ou reparar o radiador.

Dúvidas? Diexem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário