Consórcio Honda vale a pena? Opinião de quem fez!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

O consórcio é a opção mais barata de financiamento para quem não tem muita pressa para adquirir um veículo ou está tentando realizar o sonho de longo prazo na compra de um veículo. E o Consórcio Honda pode te ajudar nosso, tanto na compra de um carro quanto na compra de uma moto.

A história do Consórcio Nacional Honda

Atuando no mercado desde 1981, é a maior administradora de consórcio do país, com quase 2 milhões de clientes ativos. A formação de grupos do consórcio é ágil, os prazos são flexíveis e extensos e as taxas de administração são bem competitivas em relação ao mercado. São vários carros e motos de toda a linha Honda e em todas as faixas de preços para todo mundo conseguir realizar o sonho de consumo de uma forma que caiba direitinho no seu bolso.

Leia também

Desvantagens de fazer o Consórcio Nacional Honda

Qualquer compra financiada não é vantajosa. Ponto final. Um consórcio, financiadora, banco, instituição financeira, concessionária irão fazer de tudo para te empurrar ofertas de melhores condições. Ao “investir” em um consórcio, você pagará a mais por um produto que já sai da concessionária valendo mesmo. Isso que você ainda vai ter de esperar o veículo chegar, pois algumas filas de espera já superam os 30 dias, dado o grande aquecimento do mercado.

Consórcio Nacional Honda

Com planos para todos os gostos, o Consórcio Honda é com certeza o mais abrangente do mercado brasileiro. (Foto: motolifehonda.com.br)

Isso sem contar que agora que o brasileiro tem mais condições de acesso aos consórcios, as chances de ganhar diminuíram consideravelmente. Conversando com um funcionário de uma concessionária Honda, ele disse que seus amigos não estão conseguindo ganhar sorteios fazendo lances de mais de 30% durante o consórcio, que é um valor muito alto. Apenas lances de 50% estão garantindo a vitória cedo.

Isso nos leva a outro fator importante a se considerar no Consórcio que é a grande dependência da sorte: assim como você pode ganhar seu carro no início do consórcio, você pode só ganhar o veículo ao pagar a última parcela. Com o alto número de competidores nos sorteios, as probabilidades diminuíram bastante.

Imagine também se você vencer um consórcio justo no momento em que a Honda estiver renovando a frota? Você vai ter um veículo que assim que sair da fábrica já estará mais desvalorizado que o normal.

Há relatos também de pessoas que chegaram a ter de esperar até 2 meses para a chegada de seu veículo. Além da fila de espera, a eficiência da concessionária influencia bastante na demora e qualidade do atendimento. Portanto, isso pode ser crucial para um bom resultado.

Se você tiver mais de 50% do valor do veículo para lances futuros, pode ser uma boa optar por um consórcio.

Vantagens do Consórcio Nacional Honda

Você pode participar do consórcio de praticamente qualquer veículo da Honda, sem se preocupar com valor de entrada ou financiamentos com altos juros. Os juros de um consórcio e financiamentos já estão bem similares, o que deixa a menor taxa do Consórcio um ganho virtual.

Quem quer realizar um sonho de longo prazo e tem pouca disciplina, paciência, mas muita sorte, pode optar pelo Consórcio para realizar o sonho de consumo. O mais interessante é que as parcelas ficam mais ou menos fixas durante todo o percurso do consórcio, o que torna mais fácil um planejamento financeiro de longo prazo.

Motocicletas Honda

Até a Hornet, uma excelente moto de 600 cc, pode ser comprada através do Consórcio Nacional Honda. (Foto: autos.culturamix.com)

Além disso, veículos Honda são conhecidos pela sua alta confiança, baixa desvalorização, excelente manutenção das autorizadas e um pós-venda fenomenal. Não é a toa que dificilmente você verá alguém falando mal do atendimento dos mecânicos da Honda ou dos veículos da marca japonesa. Lógico que poderá haver exceções, mas é uma das únicas marcas em que você pode confiar de olhos fechados nas mecânicas autorizadas.

Opinião pessoal sobre o Consórcio Nacional Honda

Ainda prefiro economizar para comprar um veículo Honda a vista. Porém, não é difícil perceber o quão atrativo é o consórcio. Ao pesquisar sobre o consórcio da Transalp, uma moto de 700 cc da Honda, vi que o valor era algo que eu facilmente poderia pagar. Pensei sobre a sorte envolvida, os lances que não seria capaz de fazer e o mais importante, a possibilidade de juntar o dinheiro e fazer um investimento para depois comprar uma moto à vista.

É fácil ver o perfil de alguém que queira participar de um consórcio, principalmente para motos de cilindradas mais baixas. Mas um consórcio, em minha opinião de quem quase fez um, é que ele só vale a pena quando você já tem um veículo, não tem disciplina para investimentos e quer comprar um veículo mais caro. Carros mais populares da Honda, como o City, ou motos de baixa cilindrada não valem a pena um consórcio, mas sim, a economia para um financiamento ou a compra à vista.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário