5 cuidados ao comprar carro de leilão
Conhecer os prós e contras de comprar em um leilão de veículos é vital para quem é marinheiro de primeira viagem. Se você não tem certeza de como obter lucro ou escolher um veículo, esses leilões vão acabar com você e te fazer perder muito dinheiro.
Apesar de ter muitos bons negócios, um leilão de veículos pode ser intimidador e acabar te dando péssimos negócios. Por isso, é bom conhecer as dicas e cuidados mais importantes para não cair em uma roubada em um leilão.
Faça toda a pesquisa inicial e encontre os carros em leilão certos
Coloque na hora de pesquisar o inventário do leilão. Geralmente, há um catálogo online ou impresso disponível para compradores. Ir ao leilão sem um plano é uma receita para o desastre. Coisas que o participante experiente de um leilão procura:
Leia também
Qual é a história desse veículo em particular? Conheça a reputação do proprietário anterior. Procure por grandes reparações, acidentes, etc.
Existe um rastro completo de propriedade? Carros com uma história clara e rastreável são os mais confiáveis.
Você pode visitar fisicamente o pário onde o veículo se encontra? Assim, é possível fazer uma inspeção, junto com um profissional, para saber as condições do veículo.
Participar de leilões de carros com pessoas experientes
Encontre um licitante profissional ou alguém que já tenha experiência em leilões e que sabe como trabalhar com a velocidade rápida dos leilões. Ele lhe dará dicas de leilão de carros que somente uma visualização experiente em primeira pessoa pode oferecer.
Participe de leilões sem intenção de comprar nada no começo. Tenha uma ideia de como vai o processo e tente construir um relacionamento com o leiloeiro. Vá com alguém que possa apresentá-lo ao processo, ouça comentários e feedback e a opinião das pessoas que estão participando. Lembre-se que quanto mais informação você tiver, menores são as chances de cair em uma roubada.
Não tenha medo de sair sem comprar nada
Nunca se cave em um buraco onde você sente pressão para gastar dinheiro. Não se engane: os leilões podem ser muito agitados e emocionalmente desgastantes. A última coisa que você quer é amarrar-se em um mau negócio..
Dê-se opções. Mantenha uma programação de leilões abertos na área circundante e participe regularmente. Pode haver uma oportunidade mais inteligente em um leilão diferente. Se o preço não estiver correto ou a margem de lucro no inventário for grande, não se sinta pressionado a fazer lances. Fique de fora de maus negócios e escolha sabiamente.
Prepare o dinheiro para pagar o carro de leilão
É surpreendentemente fácil se deixar levar em um leilão aberto. É como fazer compras de supermercado: se você não aparecer com uma lista, começará a comprar produtos que não precisa. Fora de todas as dicas de leilão de carro que já demos, ter um orçamento é o único que vai te salvar de fazer compras emocionais.
Estabeleça um orçamento para o seu negócio toda vez que você comparecer. Não exceda isso. Sempre haverá mais oportunidades no caminho. Descubra qual inventário você precisa na concessionária e o valor exato que você pode gastar. Deixe separado esse dinheiro que você terá de pagar à vista pelo veículo. Não se esqueça de separar cerca e 20% do valor para possíveis reparos que o veículo pode precisar.
Registre-se cedo e seja o primeiro a entrar
Os madrugadores conseguem as melhores ofertas. É uma das melhores dicas de leilões de carros que podemos oferecer, mas funciona. Como você é um recém-chegado, quer se preparar para o sucesso com o gerenciamento inteligente do tempo.
Veja uma lista da ordem em que os carros cruzarão o leilão. Se você chegar atrasado, pode acabar enfrentando uma fila longa e sem o inventário no qual está interessado em fazer lances. É melhor já visitar o pátio antes, verificar os carros que te interessam e, a partir dessa lista, fazer seus lances.
Como vocês participam de leilões de carros? Quais dicas dariam para quem vai participar de um leilão?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
Qual carro mais barato para comprar: as dicas para baratear um carro!
Como comprar um carro zero mais barato?
Como vender um carro?