Curso de chaveiro automotivo: como fazer?
Então você está interessado em se tornar um chaveiro automotivo? Embora todas as especializações de chaveiro sejam consideradas profissões que sempre existirão, isso é especialmente verdadeiro nos chaveiros automotivos. Afinal, enquanto houver veículos, haverá pessoas se trancando dentro deles.
Existem essencialmente cinco etapas essenciais para se tornar um chaveiro automotivo, as quais discutiremos em detalhes.
Fazer o curso de chaveiro automotivo
O treinamento é definitivamente um benefício para quem é novo no campo dos chaveiros ou mesmo para os chaveiros que desejam expandir seus conhecimentos para a profissão. Em que consiste tipicamente o treinamento para chaveiro automotivo, no entanto?
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- Kit de ferramentas para motos! Como escolher!
Existem vários locais para se registrar em um curso de chaveiro, mas independentemente de onde você escolher um curso de treinamento típico, será o seguinte:
- Identificação do modelo da chave
- Número de identificação do veículo (VIN) ou número do chassi
- Entendendo como as fechaduras automotivas funcionam
- Travas automotivas
- Cilindros de travas automotivas
- Problemas de porta
- Impressão de chaves
- Fechaduras automotivas brasileiras versus importadas
- Chaves de carros e motocicletas
- Discussão dos principais tipos de fechaduras de fabricantes automotivos: GM, Ford, Chrysler, Acura, BMW, Daewoo, Daihatsu, Honda, Isuzu, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Suzuki.
Outro recurso adicional que você pode usar durante o treinamento de chaveiro ou por conta própria são os guias fornecidos por associações de chaveiros ao redor do mundo.
Devo me tornar um aprendiz de chaveiro de carros?
Tecnicamente, não é necessário se tornar um aprendiz e, às vezes, pode ser difícil encontrar um emprego como aprendiz. Mas se você puder, é recomendado para se tornar um especialista em seu campo e aprender com alguém altamente qualificado. Assim, você terá uma ideia da prática da profissão, e as manhas e macetes para encontrar clientes.
Certificado de chaveiro automotivo
Você pode obter uma certificação independente de chaveiro automotivo, ou uma diretamente do seu curso. Esta certificação é alcançada da mesma forma que qualquer outra certificação de chaveiro, provando proficiência no campo e passando por um exame escrito após concluir o curso de chaveiro. Você pode não precisar do certificado, mas pode te ajudar.
Obtendo um emprego de chaveiro automotivo
Depois de concluir o procedimento acima, ou se sentir confortável o suficiente para entrar no campo de chaveiro automotivo, é hora de procurar um emprego. Você pode conferir listagem de empregos no ramo para começar. Além disso, se você tiver curiosidade sobre os tipos de trabalhos de serralheiro automotivo disponíveis, confira esta lista:
- Clientes individuais
- Concessionárias de automóveis
- Leilões de automóveis
- Empresas de reboque
- Clubes de assistência em viagem
- Oficinas mecânicas
- Empresas Rent-A-Car
- Empresas com frotas
- Órgãos públicos
Escolhendo as melhores ferramentas de chaveiro automotivo
As ferramentas de serralheiro automotivo são usadas para destravar carros e ajudar os motoristas que trancaram suas chaves no carro ou conseguiram trancar-se. Reserve alguns minutos para entender rapidamente quais ferramentas são necessárias para sua profissão.
Se você deseja adquirir algumas ferramentas ou apenas descobrir mais informações, é bom ver listagens das ferramentas para começar, iniciando por um kit básico.
https://youtu.be/doZsBfxp3ss
Tome uma atitude
Agora que você entende claramente como abordar o campo da serralharia automotiva, é necessário agir. Se você realmente quer se tornar um chaveiro automotivo, pode ser um trabalho árduo, mas vale muito a pena.
Ficou alguma dúvida? Você quer se tornar também um mecânico para carros? Pense e invista na carreira!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Curso de mecânica de motos, vale a pena fazer?
Como fazer outra chave para o seu carro?
Ferramentas para oficina de moto: veja quais!
Como escolher aparelho de diagnóstico automotivo?